-
Alternativa B está incorreta.
É justamente o contrário, nobre colegas QC's, pois Com o New Deal ("o novo acordo" teve como objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir os prejudicados pela Grande Depressão. ), portanto, iniciou-se a tensa construção do pacto entre Estado, trabalho organizado e capital, ou regulação fordista keynesiana do capitalismo que, no pós-guerra, fundamentaria o peculiar Estado de Bem- Estar americano e o longo período de prosperidade que se estenderia até fins dos anos 1960.".
Ou seja, primeiro nasceu o New Deal em 1933 pra depois os EUA aderirem ao Estado de Bem- Estar.
*Abraço
-
O Welfare State ou Estado de Bem-Estar Social surgiu após a primeira grande crise do capital em 1929 e consolida-se no pó-segunda guerra mundial nos países de capitalismo central, a partir do entendimento de que se fazia necessária a intervenção estatal para o capital retomar a sua expansão. Muitos estudiosos do tema afirmam que foram desenvolvidos distintos modelos de Welfare State, alguns deles sendo mais restritivos e outros que propunham benefícios e direitos universais. Desse modo, os países que implementaram esse modelo de proteção social se distinguem no modo como fizeram e o que ofereciam a sua população. No entanto, de acordo com Elaine Behring e Ivanete Boschetti (Política Social: fundamentos e história. 9ª edição - São Paulo: Cortez, 2011) em termos gerais, pode-se afirmar que as experiências dessa proteção se deram nos países capitalistas centrais em que o Estado oferecia à população benefícios de seguridade social, como saúde, educação, previdência, dentre outros, em conformidade com as políticas keynesianas que defendiam a intervenção estatal na esfera do mercado e na economia e buscavam também assegurar o pleno emprego. Assim, era possível garantir o consumo juntamente com a produção, promovendo exatamente aquilo que era responsável ao capitalismo. Ademais, esse pacto entre capital e trabalho delimitava a luta de classes onde eram obtidas as conquistas que compunham o Welfare State e em troca os trabalhadores deveriam relegar seu projeto histórico-societal. Nos Estados Unidos, o New Deal implementado por Rooselvelt na década de 1930, foi um conjunto de programas que buscavam amenizar os impactos da crise de 1929 no país, pautado nas ideias de Keynes de intervenção estatal. Entretanto, é somente após o New Deal que os norte-americanos irão implementar diversos programas e políticas sociais que em consonância passariam a compor o Welfare State, fundamentando-se nas políticas keynesianas. No tocante à Inglaterra, é necessário destacar que o termo Welfare State surgiu neste país ao serem ampliados seus seguros que antes previam somente benefícios a categorias específicas, de forma bastante limitada, transformando-os em uma ampla seguridade social e também adotando o Plano Beveridge. Este Plano além de apontar a necessidade da regulação estatal na economia e na área social também salientava que era fundamental a universalização dos direitos e dos serviços.
RESPOSTA: B
-
Laura, você se equivocou: Nos Estados Unidos, o New Deal implementado por Rooselvelt na década de 1930.
-
O Welfare State ou Estado de Bem-Estar Social surgiu após a primeira grande crise do capital em 1929 e consolida-se no pó-segunda guerra mundial nos países de capitalismo central, a partir do entendimento de que se fazia necessária a intervenção estatal para o capital retomar a sua expansão. Muitos estudiosos do tema afirmam que foram desenvolvidos distintos modelos de Welfare State, alguns deles sendo mais restritivos e outros que propunham benefícios e direitos universais. Desse modo, os países que implementaram esse modelo de proteção social se distinguem no modo como fizeram e o que ofereciam a sua população. No entanto, pode-se afirmar que as experiências dessa proteção se deram nos países capitalistas centrais em que o Estado oferecia à população benefícios de seguridade social, como saúde, educação, previdência, dentre outros, em conformidade com as políticas keynesianas que defendiam a intervenção estatal na esfera do mercado e na economia e buscavam também assegurar o pleno emprego. Assim, era possível garantir o consumo juntamente com a produção, promovendo exatamente aquilo que era responsável ao capitalismo. Ademais, esse pacto entre capital e trabalho delimitava a luta de classes onde eram obtidas as conquistas que compunham o Welfare State e em troca os trabalhadores deveriam relegar seu projeto histórico-societal. Nos Estados Unidos, o New Deal implementado por Rooselvelt na década de 1930, foi um conjunto de programas que buscavam amenizar os impactos da crise de 1929 no país, pautado nas ideias de Keynes de intervenção estatal. Entretanto, é somente após o New Deal que os norte-americanos irão implementar diversos programas e políticas sociais que em consonância passariam a compor o Welfare State, fundamentando-se nas políticas keynesianas. No tocante à Inglaterra, é necessário destacar que o termo Welfare State surgiu neste país ao serem ampliados seus seguros que antes previam somente benefícios a categorias específicas, de forma bastante limitada, transformando-os em uma ampla seguridade social e também adotando o Plano Beveridge. Este Plano além de apontar a necessidade da regulação estatal na economia e na área social também salientava que era fundamental a universalização dos direitos e dos serviços.
-
Gab B
Os EUA não constituiu um modelo de welfare state importante como afirma a questão, do contrário se classifica como um modelo de Welfare State residual/liberal, diferente dos países europeus.
Sobre o NEW DEAL:
- Surgiu após a Grande Depressão de 1929, no governo de Franklin Roosevelt (1933-45).
- Constituiu-se num conjunto de medidas de políticas econômicas e sociais na tentativa de salvar os EUA de sua maior crise econômica da história. Entre as diversas medidas, destacam-se, portanto: criação de um sistema de seguridade social, com benefícios para os trabalhadores em termos de aposentadorias; criação de um sistema de seguro-desemprego; e fornecimento de auxílio financeiro às famílias menos abastadas e com filhos em idade de dependência.
Contudo, Conforme Mishra (1996:364), apesar das reformas realizadas no período pós-II Guerra Mundial, os EUA "pouco fizeram para expandir e institucionalizar programas universais iniciados na década de 1930", por iniciativa, como foi visto, do New Deal. É interessante notar que, em diversos aspectos, "os EUA eram e continuam a ser um Estado-providência 'pré-moderno' na medida em que nunca abraçaram a ideia de uma proteção social global baseada na solidariedade e cidadania sociais".
Fonte:
ESPING-ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do welfare state. Lua Nova, São Paulo , n. 24, p. 85-116, Sept. 1991 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451991000200006&lng=en&nrm=iso>. access on 20 Feb. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451991000200006.
GOMES, Fábio Guedes. Conflito social e welfare state: Estado e desenvolvimento social no Brasil. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 40, n. 2, p. 201-234, Apr. 2006 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122006000200003&lng=en&nrm=iso>. access on 20 Feb. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122006000200003.
*O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)