SóProvas


ID
186034
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere aos fundamentos e à história da política social, analise as afirmativas a seguir.

I - Os seguros sociais públicos surgem na Alemanha de Bismarck, no último terço do século XIX.
II - Na França, a proteção social obrigatória para trabalhadores (1898) marca o surgimento do Estado Providência.
III - A Nova Lei dos Pobres (Inglaterra, 1834) inaugura uma política social de caráter protetor.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ivanete Boschetti (Seguridade Social no Brasil: conquistas e limites a sua efetivação. Disponível online), foi na Alemanha de Bismarck, nos finais do século XIX, que surgiu o primeiro modelo de seguridade social. Este modelo caracterizava-se por ser similar aos seguros privados e não era universal. Assim, esse seguro social de origem alemã espraia-se para outros países, possuindo como características principais a seletividade, já que em alguns países era oferecido somente aos trabalhadores, dependia de prévia contribuição dos trabalhadores e dos empregadores. Com relação a França, em 1898 é instituído algumas assistências aos trabalhadores como o seguro relativo a invalidez, velhice e morte, inaugurando, de certo modo o Estado Social ou Estado Providência. Sendo assim, as assertivas I e II estão corretas. A assertiva III está incorreta pois a Nova Lei dos Pobres não possuía caráter protetivo, mas sim buscava retirar das ruas aquelas pessoas consideradas "vagabundas", que não queriam trabalhar, consideradas um estorvo para a sociedade. No entanto, essa parcela de "vagabundos" foi constituída devido a expropriação dos camponeses de suas terras e a impossibilidade da emergente indústria de absorver toda a força de trabalho disponível. Assim, essa Lei previa que essas pessoas e famílias fossem vigiadas e disciplinadas, orientadas moral e religiosamente como forma de se adequarem a sociedade.


    RESPOSTA: D
  • No que se refere aos fundamentos e à história da política social:

    I - Os seguros sociais públicos surgem na Alemanha de Bismarck, no último terço do século XIX.
    II - Na França, a proteção social obrigatória para trabalhadores (1898) marca o surgimento do Estado Providência.

     

    Foi na Alemanha de Bismarck, nos finais do século XIX, que surgiu o primeiro modelo de seguridade social. Este modelo caracterizava-se por ser similar aos seguros privados e não era universal. Assim, esse seguro social de origem alemã espraia-se para outros países, possuindo como características principais a seletividade, já que em alguns países era oferecido somente aos trabalhadores, dependia de prévia contribuição dos trabalhadores e dos empregadores. Com relação a França, em 1898 é instituído algumas assistências aos trabalhadores como o seguro relativo a invalidez, velhice e morte, inaugurando, de certo modo o Estado Social ou Estado Providência.

     

    A assertiva III está incorreta pois a Nova Lei dos Pobres não possuía caráter protetivo, mas sim buscava retirar das ruas aquelas pessoas consideradas "vagabundas", que não queriam trabalhar, consideradas um estorvo para a sociedade. No entanto, essa parcela de "vagabundos" foi constituída devido a expropriação dos camponeses de suas terras e a impossibilidade da emergente indústria de absorver toda a força de trabalho disponível. Assim, essa Lei previa que essas pessoas e famílias fossem vigiadas e disciplinadas, orientadas moral e religiosamente como forma de se adequarem a sociedade.
     

  • Segundo a prof do QC o seguro social público (Alternativa II) era "não universal"? se é público então é não universal? buguei, achei contraditório