SóProvas


ID
1860940
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Leia com atenção as afirmações a seguir:
I. O potencial de ação da célula muscular cardíaca possui como característica um platô durante seu processo de despolarização. Sabe-se também que tal platô se deve à presença dos canais rápidos de sódio e lentos de cálcio.
II. Uma vez que o retículo sarcoplasmático do músculo cardíaco não é tão desenvolvido como o do músculo esquelético, os íons de cálcio adicionais se difundem para o sarcoplasma durante o potencial de ação da célula miocárdica. Fato esse que ajuda, consideravelmente, na força de contração da célula muscular cardíaca.
III. Os chamados “ritmos de escape” geralmente são assumidos pelo coração na ausência do funcionamento no nó sinusal. O ritmo de escape juncional é gerado pelo sistema de purkinje, o qual está presente no septo interventricular e em ambos os ventrículos.
IV. Durante a estimulação cardíaca pelos nervos simpáticos (T1– L2) observa-se um aumento progressivo do tempo de condução do estímulo elétrico, tanto no nó sinoatrial quanto no nó atrioventricular.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • o ritmo de escape juncional é realizado pelo feixe de his, para controlar o batimento cardíaco

  • As fibras simpáticas tque saem da medula torácica, entre T1 e T5, antes de se fundir ao tronco simpático e são responsáveis por aumentar a frequência cardíaca, aumentar a força de contratilidade cardíaca e promover a constrição dos vasos coronários.

  • O platô ocorre na repolarização e não na despolarização e os canais responsáveis são de K (potássio) e o de Cálcio, e não de sódio