SóProvas


ID
1862107
Banca
MGA
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As três dimensões da Gestão de Competências são: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: ODELOS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA
    A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional, que toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001).
    Questão de Concurso
    (Cespe/TST/Analista Judiciário/2008) A gestão por competências, por ser considerada ultrapassada pelas modernas técnicas de gestão, caiu em desuso nas organizações do conhecimento, tendo sido substituída pela gestão por objetivos e processos.
    Gabarito: errado. A gestão por competências é um tema contemporâneo e está em plena utilização, atrelada, inclusive, aos modelos de gestão estratégica.

    Para Brandão e Bahry (2005) a gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações, tendo a capacidade de ser utilizado de forma estratégica pelas organizações, por meio do gerenciamento dos gaps ou das lacunas de competências, que se refere à diferença entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e às competências já disponíveis na organização. Para identificação e eliminação das lacunas de competências, é necessário realizar o mapeamento de competências.

     

     

    Fonte: RIBAS

  • Gabarito A

     

    Grande parte dos autores atualmente considera competência o somatório de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA – para ajudar a fixar!) no contexto do trabalho, ou seja, a combinação destes para obter um bom resultado prático, que adicione valor à organização.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • É o cha:

    Conhecimento, habilidades e atitudes.

     

    Organizações que trabalham com Inteligência Competitiva definem suas TICs de forma mais madura, atuando com uma gestão de competência. Isso implica separação das funções segundo as competências necessárias para o exercício

    competência -> características de uma pessoa. sempre

     

    É sempre em torno de conhecimentos, habilidades, capacidades e personalidade (ATITUDES), que afetam diretamente o desempenho.

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre gestão de competências. Aqui, deve ser marcada a alternativa que apresenta as três dimensões da Gestão de Competências.

    Para Chiavenato (p.126, 2014), cada competência é um agregado sistêmico de conhecimentos, habilidades e atitudes, enquanto a especificação do cargo fragmenta e decompõe esses componentes em aspectos separados, envolvendo os seguintes passos:

    • Definir os objetivos estratégicos da organização.
    • Identificar as competências necessárias ao alcance desses objetivos.
    • Mapear as competências internas, isto é, aquelas que a organização já possui.
    • Comparar as competências necessárias com as atuais a fim de identificar o gap (lacuna) a ser preenchido.

    Podemos conclui, portanto, que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP : Manole, 2014.