SóProvas


ID
1862332
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um cidadão parou às 22h em um posto de combustível para encher o tanque de seu caminhão com óleo diesel. Neste horário, as condições climáticas eram tais que um termômetro, bem calibrado fixado em uma das paredes do posto, marcava uma temperatura de 10º C. Assim que acabou de encher o tanque de seu veículo, percebeu o marcador de combustível no nível máximo. Descansou no mesmo posto até às 10h do dia seguinte, quando o termômetro do posto registrava a temperatura de 30º C. Observou, no momento da saída, que o marcador de combustível já não estava marcando nível máximo. Qual afirmação justifica melhor, do ponto de vista da física, o que aconteceu? Desconsidere a possibilidade de vazamento do combustível.

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior o coeficiente de dilatação mais fácil sera a dilatação, quanto menor mair difícil!

  • De 10°C para 30°C haverá dilatação, com isso é de se esperar que haja vazamento do combustível, masss a questão deixa claro para desconsiderarmos essa hipótese. Isto me dá a entender que se o tanque dilatar mais que o combustível (por ter um coeficiente de dilatação maior), ele comportará mais espaço! Entretanto, o combustível dilatado não será capaz de preencher o novo espaço disponível e, por isso, o marcador reduzirá o nível.

    Gabarito letra C.

  • Por que não pode ser a letra D ?

  • Paola, não é a B porque o metal não é isolante térmico, ele é absorve muito calor. Você pode fazer o teste colocando a mão na porta de um carro após muito tempo exposto ao sol. Com isso, o tanque irá também aquecer o combustível, mas conforme ele aquece ele também irá dilatar.

    Sabemos que os líquidos dilatam mais do que os sólidos, com isso poderíamos considerar vazamento, mas como a questão pediu para desconsiderar, entendemos que o tanque vai dilatar mais do que o combustível, consequentemente terá maior coeficiente de dilatação.