-
Gabarito D: A Administração quanto ao gênero é igual, mas a Administração Pública diferencia-se da administração privada com relação à espécie. Nas comparações entre a Administração Pública e a administração privada certamente existem mais convergências do que diferenças. Por exemplo: todas as entidades privadas ou públicas utilizarão técnicas administrativas como o planejamento, a organização, a direção e o controle, assim como as técnicas relacionadas à motivação e avaliação de resultados. A divisão do trabalho também utilizará técnicas semelhantes, e haverá funções idênticas como a orçamentária/financeira, a contábil, a de recursos humanos etc. Tanto a Administração Pública quanto a privada sofrem influência do ambiente no qual atuam: fatores políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Por fim, tanto a administração pública como a privada terão dificuldades na utilização de ferramentas, técnicas e tecnologias modernas, na realização de mudanças e na implementação das decisões e ações necessárias ao alcance dos objetivo
-
GABARITO D
PALAVRAS CHAVES:
tarefas específicas - DE DETERMINADO SETOR
separação dos poderes - DIVIDIR O TRABALHO
-
Ainda não conseguir absorver a questão. Na minha opinião a palavra poderes me remete a hierarquia e não divisão de trabalho. Eu acho que a respostar poderia ser Centralização e Unidade de Comando.
-
Divisão do Trabalho: especializar funções;
Karina, no caso da questão citada eu entendi o contrário. Pra mim seria descentralização, tá separando os poderes, o que é diferente de centralização,concentrar autoridade no topo.
-
Karina pereira, comece pela interpretação de texto, creio que ficará mais fácil compreender. Isso porque a questão está relacionada a "determinadas tarefas específicas". Quando te dão várias tarefas na sua mão, o que você pensa? Caramba, quantos trabalhos!! .. tenho que ORGANIZAR E DIFERENCIAR cada uma. Está relacionada a você dividir em nomes,classes e realizar qualquer outro procedimento para determinada coisa na administração, etc, como se fosse um documento, logo, será uma divisão de trabalho por meio de tarefas enviadas pela empresa CASAN, do enunciado por exemplo.
Acredito que muitos tiveram essa mesma dúvida que você, porém vamos repartir a decisão pela escolha da questão.
Dentre essas que você mencionou, nenhuma se refere a separação de poderes em si, a não ser que você esteja falando de Delegação de competencias ou de cargos num organograma.
A Unidade de comando que você citou está relacionada a receber ordens de um ÚNICO SUPERIOR, não especifica nenhuma separação de poderes propriamente dito.
Lembrando que para questões de concursos, não tem meio certo, não tem questão incompleta e não tem questão mal formulada.. E sim, nós concurseiros devemos saber de toda a matéria, reler e interpretar da maneira da banca.. Seguindo os livros pelas quais eles indicam. Qualquer dúvida estamos ai, todos erram, eu aprendo com você e você aprende comigo, todos juntos rumo à aprovação!
-
... dentre outros aspectos, pela separação dos poderes = departamentalização = divisão do trabalho
-
Obrigada pela ajuda Alessandra e Filipe ;)
-
Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.
-
Gabarito letra D.
Segundo Fayol, o princípio da Divisão do trabalho consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. Ao afirmar que Administrador precisa desempenhar determinadas tarefas específicas que podem ser caracterizadas, dentre outros aspectos, pela separação dos poderes, o comando da questão refere-se claramente ao princípio da Divisão do Trabalho.
Para aqueles que ficaram sobre Autoridade e responsabilidade e disciplina, Fayol nos ensina que a autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. Já a responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas; Disciplina depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos
estabelecidos.
fonte: facebook.com/admfederal
-
GABARITO: LETRA D
a) Ordem: Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.
b) Disciplina: Depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
c) Centralização: Refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
d) Divisão do trabalho: Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência da organização, podendo ser vertical (criando a hierarquia) ou horizontal (por meio da departamentalização).
e) Unidade de comando: Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
Fonte: Professor Carlos Xavier