-
Chiavenato no Livro Gestão de Pessoa traz o seguinte conceito:
"Criatividade significa a aplicação da imaginação e da engenhosidade para proporcionar uma nova ideia, uma diferente abordagem ou uma nova solução para um problema... Em situações complexas e mutáveis de trabalho, os gerentes precisam utilizar todas as vantagens da participação das pessoas. A habilidade de encorajar a criatividade e tolerar erros parece ser, hoje em dia, uma das mais importantes responsabilidades gerenciais." (Negritos e sublinhamentos são meus)
Gabarito: A
-
Sugestões para incentivar a criatividade organizacional:
1) Desenvolver a aceitação da mudança: pode-se incrementar essa crença quando as pessoas participam na tomada de decisões e nos assuntos relacionados com as pessoas, como segurança no emprego, quando as mudanças são planejadas e implementadas.
2) Encorajar novas ideias
3) Permitir maior interação
4) Tolerar erros
5) Definir objetivos claros e dar liberdade para alcançá-los
6) Oferecer reconhecimento
CHIAVENATO- GESTÃO DE PESSOAS- O NOVO PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES- 4A EDIÇÃO
-
A letra D se encaixa, perfeitamente, como resposta da questão. Quando se tem metas pessoais definidas e a competitividade é incentivada, existe movimento, ação, para buscar um diferencial, o que existe criatividade.
A banca exige, além de conhecimento, bastante sorte nas respostas.
Gab: A
-
NÃO CONFUNDAM MOTIVAÇÃO COM CRIATIVIDADE!
-> MOTIVAÇÃO PODE OCORRER COM A LETRA D
PORÉM
-> SE VOCÊ DEFINIR METAS PESSOAIS E INCENTIVAR A COMPETITIVIDADE, MAS NÃO TOLERAR ERROS E NÃO PERMITIR A INTERAÇÃO
NÃO EXISTIRÁ INCENTIVO À CRIATIVIDADE!
A CRIATIVIDADE FLUI EM UM AMBIENTE DESPRESSURIZADO E INTERATIVO PARA OCORRER A LIVRE CRIAÇÃO
UM EXEMPLO PODE SER A MÚSICA, ANTES O MERCADO PRESSIONAVA MENOS A CRIAÇÃO DE NOVOS ALBUNS. ASSIM, TINHA MAIS TEMPO PARA TRABALHAR A LETRA E MELODIA. HOJE, COM A PRESSÃO PARA A ENTREGA, DIVERSAS MÚSICAS SÃO LANÇADAS, PORÉM, COM BAIXA CRIATIVIDADE. PERCEBAM QUE OS CANTORES E COMPOSITORES NÃO ESTÃO DESMOTIVADOS, POIS HÁ A RESPOSTA PARA A QUANTIDADE DEMANDADA DE CONTEÚDO MUSICAL, O QUE FALTA É A CRIATIVIDADE EMPREGADA NAS OBRAS.
-
O que me aborrece, quanto a essa banca, é que ela pinça trechos do autor citado pelos colegas e os coloca nas questões de forma descontextualizada. O examinador simplesmente lê um parágrafo do livro e dessa leitura rasa "elabora" uma questão. Ao contrário do que ocorre nas questões bem elaboradas, aqui a banca se baseia exclusivamente em frases eventuais ditas pelo escritor do livro, em vez de se basear em elementos solidamente aceitos pela doutrina. Simples assim!!...
-
Tem que levar uma bola de cristal no dia da prova.