- 
                                GAbarito B: PALUDO (2013) - Os escritos ligados à qualidade tiveram origem nos Estados Unidos nas primeiras décadas do século XX, com W.E. Deming. Deming apregoava 14 princípios para a conquista da qualidade nas organizações. São eles: estabelecer a constância de propósito para melhorar o produto e o serviço; adotar a nova filosofia: a qualidade; acabar com a dependência da inspeção em massa (a inspeção não melhora a qualidade, é preciso melhorar o processo); cessar a prática de avaliar as transações com base nos preços; melhorar constantemente o sistema de produção e de serviço; instituir o treinamento em serviço, permanentemente; instituir a liderança (os administradores não devem ser chefes-supervisores, mas líderes motivadores); afastar o medo (a organização deve oferecer segurança às pessoas para que possam exprimir livremente questionamentos e ideias); eliminar as barreiras entre as áreas e o meio (desenvolver trabalho em equipe); eliminar slogans, exortações e metas para os empregados; eliminar as quotas numéricas (avalie qualidade e não quantidade); remover as barreiras ao orgulho da execução (quem executa deve ter o mérito da execução); instituir um sólido programa de educação e aperfeiçoamento; agir no sentido de concretizar a transformação. 
- 
                                14 Pontos de Deming:  º: A constância gera competitividade e manutenção na atividade; 2º: Em uma nova era econômica com inúmeros desafios, uma nova filosofia se faz necessária. Estamos numa nova era econômica. 3º: A qualidade não devedepender de inspeções em massa. É preciso introduzir a qualidade desde seu primeiro estágio; 4º: Ao invés de pensar em preço, busque a redução do custo total. Para cada item, é fundamental desenvolver um fornecedor específico, estabelecendo relacionamentos de longo prazo com foco na lealdade e na confiança; 5º: O foco é melhorar a qualidade e a produtividade, reduzindo sistematicamente os custos; 6º: É preciso criar treinamentos no local de trabalho; 7º: A chefia deve ajudar as pessoas e as máquinas para que elas possam fazer um trabalho melhor; 8º: Com a eliminação do medo, todos podem trabalhar de forma eficaz; 9º: As pessoas devem trabalhar em equipe; 10º: Lemas e metas de mão-de-obra que fixem nível zero de falhas devem ser eliminados. O foco deve ser novos níveis de produtividade. Essas exortações só geram inimizades. Boa parte das causas da baixa qualidade/produtividade se dá em face do sistema, o que está fora do alcance dos trabalhadores; 11º: Padrões na linha de produção devem ser eliminados. Administração por objetivos deve ser eliminada. Administração por cifras deve ser eliminada. O correto é a administração baseada em exemplo de líderes; 12º: O orgulho não é ruim. O bom desempenho deve ser visto como algo bom. 13º: Programas de aprimoramento são essenciais. 14º: Todos devem estar engajados para a transformação.   
- 
                                10 – Elimine slogans, exortações e metas.
 Essa questão eu entendo assim: o meu papel de parede dizendo que eu amo qualidade, não faz de fato eu amar a Qualidade. Mas me comprometer com meus planos de ações, não conformidades e a satisfação do cliente, me levam ao que eu realmente acredito. Lemas, slogans, objetivos não significam nada quando a gente não “se encontra” neles. Isso vale para missão, visão e valores também!
 
- 
                                a) Implementar a competitividade interna como forma de incentivar ganhos de qualidade e produtividade em toda a empresa.  (Errado. O princípio 9 diz: "Eliminar as barreiras entre os departamentos. Os funcionários nas áreas de pesquisa, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a antecipar os problemas de produção que podem surgir com vários materiais e especificações.")   b) Eliminar slogans, exortações e metas para os empregados, pedindo zero defeito e níveis mais altos de produtividade. (Correto)   c) Incrementar a inspeção em massa como forma de obter produtos de qualidade e ganhos crescentes de produtividade. (Errado. O princípio diz: 3. Não depender mais da inspeção em massa. Em vez disso, passar a exigir evidências estatísticas de que a qualidade esteja integrada.")   d) Busca incessante e contínua dos menores preços de fornecimento de insumos para a produção visando ganhos competitivos. (Errado, o princípio diz: 4. Acabar com a prática de fazer negócios com base exclusiva no preço. Em vez disso, passar a utilizar mensurações significativas da qualidade, juntamente com o preço. Eliminar fornecedores incapazes de se qualificar através de evidências estatísticas da qualidade.)   e) Adotar e incentivar os empregados a trabalharem com base em quotas numéricas tal como uma administração por objetivos. (Errado, o princípio diz: 11. Eliminar os padrões de trabalho que prescrevem quotas numéricas; 6. Instituir métodos modernos de treinamento on the job.) 
- 
                                a) DESESTIMULAR a competitividade interna E BARREIRAS ENTRE OS SETORES (O FOCO DEVE SER NA MELHORIA A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS) b) Eliminar slogans, exortações e metas para os empregados, pedindo zero defeito e níveis mais altos de produtividade (CERTO) c) CESSAR A DEPENDÊNCIA Da inspeção em massa como forma de obter produtos de qualidade e ganhos crescentes de produtividade. d) DESESTIMULAR A busca incessante e contínua dos menores preços de fornecimento de insumos para a produção e) DESESTIMULAR os empregados a trabalharem com base em quotas numéricas tal como uma administração por objetivos.