SóProvas


ID
1862431
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos desdobramentos bem sucedidos da expansão dos princípios de administração da qualidade por todo o mundo foi uma ideia que consiste em uma empresa qualquer, em uma cadeia de produção, procurar aprimorar e controlar a administração da qualidade de seus fornecedores e não a qualidade de seus produtos e serviços. Assinale a alternativa que apresenta a denominação dessa ideia.

Alternativas
Comentários
  • FORNECEDOR COM QUALIDADE ASSEGURADA  (QUALITY ASSURED SUPPLIER)

    Condição de fornecedor, cujos materiais ou produtos já sofreram o processo de qualificação e estão aptos a serem recebidos mediante certificação de ensaios, dispensando-se a inspeção de recebimento.

    QUALIDADE ASSEGURADA  (QUALITY ASSURANCE – QA)

    Um termo de distinção para indicar que o produto atende padrões de qualidade.

    Qualidade assegurada do fornecedor  (SUPPLIER ASSURED QUALITY)

    Confiança de que o produto ou serviço de fornecedor preencherá as necessidades de seus clientes. Esta confiança é alcançada criando um relacionamento entre o cliente e o fornecedor que assegure que o produto será aprovado para uso com mínima ação corretiva e inspeção. De acordo com J.M.Juran, existem nove atividades primárias necessárias: (1) Definir exigências de qualidade do produto e programa; (2) Avaliar fornecedores alternativos; (3) Selecionar fornecedores; (4) Conduzir planejamento conjunto da qualidade; (5) Cooperar com o fornecedor durante a execução do contrato; (6) Obter prova de conformidade com as exigências; (7) Certificar fornecedores de qualidade; (8) Conduzir programas de aperfeiçoamento da qualidade conforme necessário; e (9) Criar e usar índices de qualidade do fornecedor.

  • Na década de 60, nos EUA, foi estabelecido o conceito de Qualidade Assegurada ou garantia da qualidade, por fruto de força da lei, principalmente pela segurança operacional das instalações nucleares e equipamentos militares (CAMPOS, 1990). Sua ênfase está nos processos e ferramentas que detectam e previnem ocorrências de falhas. A existência de controle gera a necessidade de implantar padrões metodológicos para detectar, avaliar e continuamente observar a divergência em relação a metas estabelecidas.

    https://producaoonline.org.br/rpo/article/viewFile/238/540

  • GAB D ★Qualidade assegurada do fornecedor★ é o status do fornecedor, cujo produto não é mais submetido a uma inspeção de recebimento, sendo enviado diretamente do fornecedor para a linha de montagem. Para que um fornecedor atinja este estágio é necessário que ele tenha sido: avaliado e qualificado conforme os diversos parâmetros estabelecidos; avaliado quanto ao seu desempenho nos posteriores fornecimentos e o resultado encontrado tenha sido aceitável; e desenvolvido quanto aos aspectos técnicos inerentes do produto ou serviço ofertado. Uma das ferramentas utilizadas para enquadramento do fornecedor no critério de qualidade assegurada é o Plano de Amostragem e, em particular, a aplicação do sistema de skip lot, que é a inspeção efetuada através de lotes salteados de recebimento. Enfim, manter um fornecedor em Qualidade Assegurada implica na redução dos custos de aquisição e de avaliação (inspeção). Normalmente, os fornecedores que atingem o grau de Qualidade Assegurada são mais confiáveis em relação a qualidade intrínseca do produto e ao cumprimento dos prazos, além de melhor atendimento e tempo de resposta do fornecedor, quando do desenvolvimento de novos produtos. https://googleweblight.com/i?u=https://qualidadeonline.wordpress.com/2010/01/28/os-conceitos-da-qualidade-assegurada-de-fornecedores/&hl=pt-BR
  • a) Qualidade total: baseia-se na satisfação total dos clientes. Abrange a relação com fornecedores, mas também foca no processo interno, no qual a Qualidade é um dever de todos.

    b) Cadeia de valor: é um modelo de estruturação das atividades desenvolvidas pela empresa. Atividades primárias: logística interna; operações; logística externa; marketing; vendas; e serviço (pós-venda). Atividades secundárias: aquisição; desenvolvimento de tecnologias; gerência de recursos humanos; e infraestrutura da empresa.

    e) Inspeção da qualidade: basicamente é avaliar a conformidade de um produto.