SóProvas


ID
1862488
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a estrutura organizacional, segundo o critério de departamentalização por projetos autônomos.

Alternativas
Comentários
  • achei que a B era funcional... :/

  • Bem questionável a questão. Aliás, resolvendo as questões de administração geral, e olhando as estatísticas das respostas, fica claro como estas estão subjetivas.

       

  • Pensei que a B era funcional e que o gerente de projetos estava na posição STAFF, então ele não poderia decidir nada, nem realizar projetos autônomos, apenas teria uma postura de acessoria e consultoria.

    Alguém poderia explicar essa questão? por favor!!

     

    =)

  • Alguém conseguiu passar nessa prova ? Pq essas questões da AOCP estão cruéis.

  • Tive o mesmo raciocínio do LUAN RN. De fato AOCP distribuindo pegadinhas aos montes nessa prova. 

  • Quanto mais estudoo...mas percebo o quanto preciso estudar! 

     

  • Alternativa correta letra b... Temos uma estrutura funcional e a ela conjugada uma cédula de projetos... Toda estruturação por projeto presume uma estrutura funcional que a compõe, exatamente como vemos na figura da letra B.
  • Essa banca formula as questões dela com materiais aleatórios da internet.
    Dando uma olhada achei um material que aparentemente foi utilizado para fazer a questão.Ele divide a departamentalização por projetos em 2:
     

    •Projetos funcionais

    –Todos os recursos pertencem a uma única especialidade;

    –Ex: Empresas de consultoria, Engenharia...

    •Projetos autônomos

    –Temporário

    –Equipe própria e dedicada exclusivamente ao projeto

    –Fica no mesmo nível dos departamentos permanentes

     

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwihm8jQ3cjWAhVJHZAKHQ-XBdUQFggmMAA&url=http%3A%2F%2Fwww2.ufersa.edu.br%2Fportal%2Fview%2Fuploads%2Fsetores%2F195%2Farquivos%2FENCONTRO%25207%2520-%2520DEPARTAMENTALIZACAO.ppt&usg=AFQjCNGidnpqM36FxPO87Hy5_mYsED08zw

  • As pessoas resolvem suas bads de variadas maneiras: uns ouvem Lana Del Rey, outros resolvem questões de "bancas de revista".

  • Projetos funcionais (Caso da Letra A)

     

    Todos os recursos pertencem a uma única especialidade;

    Ex: Empresas de consultoria, Engenharia, etc.

     

    Projetos autônomos (Caso da Letra B)

     

    Temporário;

     

    Equipe própria e dedicada exclusivamente ao projeto;

     

    Fica no mesmo nível dos departamentos permanentes.

     

    Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/195/arquivos/ENCONTRO%207%20-%20DEPARTAMENTALIZACAO.ppt

     

    Resposta: Letra B. 

  • Questões como essa devem ser totalmente ignoradas, só faz atrapalhar.

  • Lamentável essa banca ;(

  • Queria pegar o pessoal dessa banca e elaborar uma prova para eles vinda das profundezas!!!

     

     

    Cespe é uma mãe perto disso!

  • Eu acertei, mas só escolhi a a A por causa da divisão por PROJETOS as demais não mencionavam q eram por projetos.

  • O gabarito é B

  • KKKKK

  • tava era usando entorpecente isso sim.

  • Gabarito B)

    Segundo Maximiano (1997), existem quatro formas de estruturar equipes de projeto. São elas:

    a) Projetos purostoda a empresa é estruturada em forças-tarefas, exceto o grupo responsável pelos serviços administrativos. Cada equipe é responsável por um projeto, sendo que os produtos das equipes são diferentes entre si e cada uma tem seu gerente;

    b) Projetos autônomos – quando uma empresa possui características rotineiras em suas atividades e esporadicamente, surgem projetos. Uma alternativa a ser considerada é a criação de uma estrutura independente da estrutura principal, formando-se uma equipe composta de especialistas, recrutados nos departamentos da empresa ou fora dos quadros dela. O comando desta equipe fica a cargo de um gerente de projeto e este é subordinado a um gerente da estrutura principal.

    c) Unidade de negócios – esta solução é aplicada quando a empresa está iniciando um processo de diversificação de produtos. Neste modelo, a organização procura aproveitar a experiência de seus especialistas. Além disso, somente parte da equipe está dedicada exclusivamente à unidade. Os demais dividem seu tempo entre atividades na unidade de negócios e na estrutura principal, podendo caracterizar uma dupla subordinação para estes especialistas.

    d) Estruturas matriciais – este tipo de estrutura é indicada quando existe a necessidade de executar diversos projetos de natureza similar, utilizando os mesmos recursos humanos. Em seu modelo ideal, combina a estrutura funcional com uma estrutura horizontal de coordenação. Neste modelo, os especialistas têm compromissos funcionais com seu departamento e, ao mesmo tempo, são “emprestados” para auxiliar na execução de um ou mais projetos. Estes especialistas convivem com uma situação de dupla subordinação, pois, ao mesmo tempo, está subordinado ao seu gerente funcional e ao gerente do projeto. Este tipo de estrutura combina as características da estrutura funcional e as da organização por projetos. Nesta estrutura, o princípio da autoridade e responsabilidade pode não ser observado na inter-relação entre os gerentes funcional e de projetos e os especialistas.  

    https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/8347/1/999999.pdf

    @danizinhaconcurseira