-
Letra B
De fato, ambas as afirmativas estão corretas. O que nos deixa com uma pulga atrás da orelha é quanto a afirmação, no item II: "profunda dependência do fator tecnológico"; porém, cada vez mais no competitivo ambiente das organizações, a gestão do conhecimento está atrelada, entre outros fatores, com os tecnológicos de modo a ampliar seu alcance e efetivação para a organização.
-
'' sua importante dimensão documental e sua profunda dependência do fator tecnológico.''
depender do fator tecnológico para uma melhor gestão do conhecimento faz sentido, agora não entendo a parte de importante dimensão documental...
-
Pelo visto o CESPE tem outro posicionamento:
Q278743 Para a realização da gestão do conhecimento nas organizações, é necessário o apoio de ferramentas e instrumentos de tecnologia de informação e comunicação.
Gabarito: Errado
-
Justamente devido a essa questão posta pela Tereza que acreditei que o item "II" estaria errado. Ô matéria chata, viu! Nunca se sabe o que responder.
-
Em relação à assertiva II, fica mais fácil de compreender sua concepção a partir da definição abaixo:
"A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada a várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc."(Georg van Krogh, 2002)
Embora ache que "profunda dependência" desqualifica a correção dessa assertiva... mas, fazer o quê!?
-
Os organizadores da Biblioteca de Alexandria ririam dessa segunda assertiva.
-
Gestão de conhecimento : Nonaka e Takeuchi (1995) consideram que a criação do conhecimento organizacional resultaria da conversão de conhecimento tácito (relacionado ao conhecimento que o indivíduo possui informalmente, dentro de sua estrutura cognitiva) em conhecimento explícito (conhecimento formal e racional em que o conhecimento é explicitado em registros), em um processo espiralado .
Então
II. A gestão do conhecimento se caracteriza por apresentar, entre outros, dois aspectos fortemente definitórios: sua importante dimensão documental e sua profunda dependência do fator tecnológico. CERTO --> para o conhecimento ser passado de tácito para explícito ex: guias , manuais, livros.. é fundamental a tecnologia.. se não a pessoa ia ficar meses escrevendo a mão. E a gestão de conhecimento envolve a distribuição (dissiminação) que envolve forte dependencia com a tecnologia.