SóProvas


ID
1862608
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações que atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos demandam diversas capacidades inovadoras que possibilitam alterar tanto a cultura quanto o clima organizacional.

Assinale a opção que indica o conjunto de características que chamamos de capacidade inovadora.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - 

    Inovação de modelo de negócio:

    Considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado.

    Exemplo: automóvel é alugado ao consumidor, que passa a pagar uma mensalidade pelo uso do veículo, com direito a seguro, manutenção e troca pelo modelo mais novo a cada ano; em comparação ao modelo de negócio tradicional, em que o veículo é vendido.

    Impacto da inovação

    Inovação Incremental:

    Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio.

    Exemplo: evolução do CD comum para CD duplo, com capacidade de armazenar o dobro de faixas musicais.

  • A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico, dando condições para enfrentar e superar adversidades.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Resili%C3%AAncia_(psicologia)

    Paz de Cristo

  • Fui eliminando as palavras que não estão relacionadas com capacidade inovadora.

     

    a)  Adaptabilidade, consciência, envolvimento, e visão e objetivos claros. 

    b)  Sensibilidade, estrutura clara, crenças compartilhadas e envolvimento.

    c) Confiabilidade, consciência, controle descentralizado e participação. 

    d) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ética. São príncipios.

    e) Resiliência, flexibilidade, planejamento estratégico e visão e objetivos claros.  Uma pessoa resiliente é perseverante, não necessariamente inovadora.

  • A organização é um sistema humano e complexo, com características próprias típicas da sua cultura e clima organizacional. Esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que resultem em motivação e produtividade. Para mudar a cultura e o clima organizacional, a organização precisa ter capacidade inovadora:

    a)    Adaptabilidade: Capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.

    b)    Senso de identidade: É o conhecimento e compreensão do passado e do presente da organização e a compreensão e compartilhamento dos seus objetivos por todos os participantes.

    c)    Perspectiva exata do meio ambiente: É a percepção realista e a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente.

    d)    Integração entre os participantes: Para que a organização possa se comportar como um todo orgânico e integrado.

     

    Fonte: http://admgroup.blogspot.com.br/2012/05/desenvolvimento-organizacional.html

  • Para mudar a cultura e o clima organizacionais a organização precisa ter capacidade inovadora. Isso significa:

     

    Adaptabilidade: capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente. Para ser adaptável, a organização deve ser flexível, para poder adaptar e integrar novas atividades e ser receptiva e transparente a novas idéias, venham elas de dentro ou de fora da organização.

     

    • Consistência: ou seja um conjunto de comportamentos e principios que aglutinem o comportamento dos participantes e crie um senso de identidade coletivo.  (colocaram "consciência" na alternativa, ou seja escreveram errado, acho que isso poderia ter anulado a questão mas ninguem deve ter notado ou pesquisado por isso)

     

    • Envolvimento: interação entre os participantes, de tal forma que a organização possa obter o compartilhamento e comprometimento de todos os participantes quanto aos objetivos da organização.

     

    • Visão e objetivos claros: ou seja, a percepção realista através da capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente e estabelecer objetivos de longo prazo.

     

    FONTE: TGA, Idalberto Chiavenato, 6ª edição, 2001, pag 184.

  • Alguém pode me explicar qual o erro da E?

  • Esse é o tipo de questão que deixa o candidato totalmente inseguro, pois cada banca tem o seu autor favorito, que por sua vez não resistem em estar sempre modificando apalavras e termos pra dizer que é ''original'', entrando pro grupo dos ''doutrinadores'' . Contudo,  independente da sopa de letrinhas,os conceitos são continuam os mesmos. E o pior é que algumas bancas usam conteúdos de edições antigas, e não da atual. Administração é a pior matéria pra se estudar. Você nunca sabe se realmente estudou o conteúdo por completo, visto que sempre tem uma ''novidade''. Isso é sacanagem. As bancas ao menos deveriam listar uma certa quantiade de autores que ela poderá cobrado, pois assim daria mais segurança aos candidatos, mesmo a lista sendo extensa. Chega de ''surpresinhas'' !! 

  • Letra E: Acho q o erro da E seja resiliência e planejamento estratégico.
  • Para mudar a cultura e o clima organizacional, a organização precisa ter capacidade inovadora:

     

    a)    Adaptalibilidade: Capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.

    b)    Senso de identidade: É o conhecimento e compreensão do passado e do presente da organização e a compreensão e compartilhamento dos seus objetivos por todos os participantes. VISÃO E OBJETIVOS CLAROS.

    c)    Perspectiva exata do meio ambiente: É a percepção realista e a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente. CONSCIÊNCIA.

    d)    Integração entre os participantes: Para que a organização possa se comportar como um todo orgânico e integrado. ENVOLVIMENTO.

     

     

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6ª Ed. Rio de Janeiro : Campus, 2000.

    MAXIMIANO, Antonio Cesar Amauri. Teoria geral da administração. 4ª Ed.          São Paulo: Atlas, 2004.

  • A minha análise foi a seguinte:

    Todas as alternativas  (com exceção da correta) tinham termos ligados a organização como um todo ou a sua estrutura que não tem a capacidade de modificar a cultura e o clima organizacional  (relacionado às pessoas) como se refere o enunciado:

     a) Adaptabilidade, consciência, envolvimento, e visão e objetivos claros. Ok

     b) Sensibilidade, estrutura clara, crenças compartilhadas e envolvimento.

     c) Confiabilidade, consciência, controle descentralizado e participação. 

     d) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ética. (Nem precisa comentar rsrs)

     e) Resiliência, flexibilidade, planejamento estratégico e visão e objetivos claros. 

    Esses elementos destacados não: " possibilitam alterar tanto a cultura quanto o clima organizacional".

  • questão mais subjetiva impossível.

  • Gabarito: A

  • De acordo com Chiavenato, a organização é um sistema humano e complexo, com características próprias da sua cultura e clima. Esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que resultem motivação e produtividade. Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja:

    Adaptabilidade: ou seja, capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente. Para ser adaptável, a organização deve: ser flexível, para poder adaptar e integrar novas atividades; e ser receptiva e transparente a novas ideias, venham elas de dentro ou de fora da organização.

    Senso de identidade (consciência): ou seja, o conhecimento e compreensão do passado e do presente da organização e a compreensão e compartilhamento dos seus objetivos por todos os participantes. 

    Perspectiva exata do meio ambiente (visão e objetivos claros): ou seja, a percepção realista e a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente.

    Integração entre os participantes (envolvimento): para que a organização possa se comportar como um todo orgânico e integrado.

    Conforme exposto, fica claro a alternativa A como gabarito correto.

    GABARITO: A

  • Capacidade inovadora:

    a. Adaptabilidade

    b. Senso de identidade

    c. Perspectiva exata do meio ambiente

    d. Integração entre os participantes

    TGA, Idalberto Chiavenato, 9ª edição, pág 366

  • Capacidade inovadora das organizações é a passibilidade delas mudarem a cultura e o clima organizacional.

    Adaptabilidade

    Consciência ( Consistência)

    Envolvimento

    Visão e Objetivos claros