SóProvas


ID
1863067
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Em relação à competência do Tribunal Pleno, disposta no Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Compete ao Tribunal Pleno eleger os Desembargadores para os cargos de direção, dando-lhes posse.
( ) Compete ao Tribunal Pleno apreciar a indicação para agraciamento com colar do mérito judiciário.
( ) Compete ao Tribunal Pleno reunir-se em caso de comemoração cívica, visita oficial de altas autoridades ou para agraciamento com colar do mérito judiciário.
( ) Compete ao Tribunal Pleno apreciar e discutir qualquer matéria que diga respeito ao interesse institucional do Poder Judiciário Mato-grossense.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    ( ) Verdadeira - Compete ao Tribunal Pleno eleger os Desembargadores para os cargos de direção, dando-lhes posse.

    A afirmativa é verdadeira, com fundamento legal no Art. 14, I, do Regimento Interno do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso. Veja que a norma assegura que o descrito na questão é competência do Tribunal Pleno, que funcionará com a maioria absoluta dos seus membros.




    ( ) Verdadeira - Compete ao Tribunal Pleno apreciar a indicação para agraciamento com colar do mérito judiciário.



    A afirmativa é verdadeira, com fundamento legal no Art. 14, V, do Regimento Interno do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso. Veja que a norma assegura que o descrito na questão é competência do Tribunal Pleno, que funcionará com a maioria absoluta dos seus membros.




    ( ) Verdadeira - Compete ao Tribunal Pleno reunir-se em caso de comemoração cívica, visita oficial de altas autoridades ou para agraciamento com colar do mérito judiciário.

    A afirmativa é verdadeira, com fundamento legal no Art. 14, VI, do Regimento Interno do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso. Veja que a norma assegura que o descrito na questão é competência do Tribunal Pleno, que funcionará com a maioria absoluta dos seus membros.




    ( ) Compete ao Tribunal Pleno  apreciar e discutir qualquer matéria que diga respeito ao interesse institucional do Poder Judiciário Mato-grossense.

    ( ) Verdadeira - Compete ao Órgão Especial, por delegação do Tribunal Pleno, apreciar e discutir qualquer matéria que diga respeito ao interesse institucional do Poder Judiciário Mato-grossense. (ADAPTADA)

    Vamos lá, galera! Segundo a banca, a afirmativa original era verdadeira. A mesma diz que o descrito na questão era competência do Tribunal Pleno. Será isso mesmo? Ao analisarmos completamente o Art. 14 da norma atualizada, que trata das competências do Tribunal Pleno, não encontramos nada sobre isso. Porém, quando verificamos o Art. 15, XXVIII da norma atualizada, o mesmo afirma que é, dentre outras, competência do Órgão Especial, por delegação do Tribunal Pleno, “Apreciar e discutir qualquer matéria que diga respeito ao interesse institucional do Poder Judiciário Mato-grossense, podendo ser deliberada a sua apreciação ao Tribunal Pleno". Isso aconteceu porque a questão estava compatível com a norma anterior. Hoje em dia, a competência não é mais do Tribunal Pleno diretamente, mas sim do Órgão Especial, por delegação do Tribunal Pleno.

    Sendo assim, a sequência correta é V, V, V e V.

    Resposta: B