SóProvas


ID
1863115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a opção correta acerca do Poder Executivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CERTO: No regime presidencialista caracteriza-se pela cumulação pelo presidente da República da figura do chefe de estado e do chefe de governo.

    Já no regime parlamentarista, a figura do chefe de estado e do chefe de governo são distintas, sendo o Chefe de Governo exercido pelo PR, e o Chefe de Estado pelo primeiro ministro.

    B) Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional

    III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País, quando a ausência exceder a quinze dias.


    C) Errado, embora o indulto seja delegável pelo PR (Art. 84 §único) anistia é competência do Congresso Nacional (Art. 49XVII),

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei


    D) Errado, para oferecer acusação por crime de responsabilidade contra o PR, é necessário que a denúncia seja feita por qualquer cidadão, perante a Câmara dos Deputados (Art. 14 da lei 1079)


    E) Embora tal ato necessite de autorização do CN, essa competência é classificada como típica prática de chefe de ESTADO.

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar

    bons estudos

  • Letra (a)


    Na verdade a alternativa foi tirada daqui: http://www.brasil.gov.br/governo/2010/01/chefe-maximo-do-executivo-e-o-presidente-da-republica


    O chefe máximo do Executivo é o Presidente da República, que também é o chefe de Estado e de Governo, já que o Brasil adota o regime presidencialista. O Presidente exerce, ainda, o comando supremo das Forças Armadas e tem o dever de sustentar a integridade e a independência do Brasil, entre outras atribuições.

  • Cespe...Cespe...não faça isso, você já foi melhor! O Cespe usou a palavra "regime" sendo que o correto "que a doutrina ensina" é "sistema" de governo. Forma de estado: Federação; Forma de governo: República; Regime de governo: Democracia; Sistema de governo: Presidencialista. 

    "Os fortes forjam-se na adversidade".

  • Sacanagem colocar "regime" ao invés de "sistema".... a gente aprende de um jeito, vem a cespe e créu!!

  • "regime" presidencialista! fala serio!

  • LETRA C) ERRADA - CF/1988

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

    VIII - concessão de anistia;

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;


  • A) O chefe máximo do Poder Executivo do Brasil é o presidente da República, que também é chefe de Estado e chefe de governo, já que o Brasil adota o regime presidencialista. CORRETA , pode-se usar tanto regime presidencialista como sistema presidencialista.

    B)O vice-presidente da República pode ausentar-se do país por período superior a quinze dias sem licença do Congresso Nacional, desde que o presidente da República permaneça no país. ERRADA, contraria o Art.49 inciso III da CF/88. Ipsis litteris: Art.49  Compete exclusivamente ao Congresso Nacional : III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País, quando a ausência exceder a quinze dias;
    C) Compete privativamente ao presidente da República conceder anistia, graça e indulto, competência essa que pode ser delegada aos ministros de Estado. ERRADO. a delegação é para somente indulto, conforme Art.84 inciso XII, ipsis litteris XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

    D)Qualquer pessoa residente no país pode oferecer acusação contra presidente da República — pela prática de crime de responsabilidade — à Câmara dos Deputados, que procederá ao juízo de admissibilidade. ERRADA. Não é "qualquer pessoa residente no país" mas sim "qualquer cidadão" Art. 14. É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados.

    E)A competência do presidente da República para declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, e para celebrar a paz é classificada como típica de chefe de governo, cabendo, nessas hipóteses, autorização ou referendo do Congresso Nacional. ERRADA, II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;
  • a) CERTA. “Podemos afirmar, então, que o art. 76 da CF/88 consagra a figura, segundo Duverger, de um executivo monocrático, na medida em que as funções de Chefe de Estado e de Governo são exercidas por um só indivíduo, no caso o Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.”

    (Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado, 2015. p. 776)

     

    b) ERRADA. Art. 83 CF/88: O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo

     

    c) ERRADA. Art. 48 CF/88: Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

    VIII - concessão de anistia;

    Art. 84 CF/88: Compete privativamente ao Presidente da República:

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

    § Único: O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

     

    d) ERRADA. Art. 14 Lei 1.079/50: É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados.

     

    e) ERRADA. Declarar Guerra (Chefe de Estado) ≠ Celebrar a Paz (Chefe de Governo). Para lembrar, o Presidente atua como Chefe de Estado quando se envolve com outros países (guerra, por exemplo), agora como Chefe de Estado ele pratica seus atos "sozinho" (celebrar a paz).

    “O art. 84 atribui ao Presidente da República competências privativas, tanto de natureza de Chefe de Estado (representando a República Federativa do Brasil nas relações internacionais e, internamente, sua unidade, previstas nos incisos VII, VIII e XIX do art. 84) como de Chefe de Governo (prática de atos de administração e de natureza política- estes últimos quando participa do processo legislativo- conforme se percebe pela leitura das atribuições previstas nos incisos I a VI; IX a XVIII e XX a XXVII).”

    (Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado, 2015. p. 778)

    Art. 84 CF/88: Compete privativamente ao Presidente da República:

    XIX - declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional;

    XX - celebrar a paz, autorizado ou com o referendo do Congresso Nacional;

  • Regime presidencialista? Mudou a nomenclatura agora? Vou aguardar o gaba oficial. Não é possível.


  • Gabarito: LETRA A?

     

    FORMA DE GOVERNO: República

     

    FORMA DE ESTADO: Federativo

     

    SISTEMA DE GOVERNO: Presidencialista

     

    REGIME DE GOVERNO: Democrático

  • RITO DO IMPEACHMENT EM DEZ PASSOS

    1)Qualquer CIDADÃO é parte legitima. Após o oferecimento da denuncia cabe ao presidente da câmara acolher ou não o pedido."o plenario pode recorrer"

    2)Após aceita a denuncia, cria-se uma comissão especial para analisar o pedido (os mebros desta comissão são eleitos de forma proporcional aos partidos)

    3) Apos instalada a comissao o presidente será notificado para apresentar defesa em 10 sessões.

    (até aqui nao há afastamento do PR)

    4) A comissão emitirá um parecer, que se for favorável, os deputados irão se manifestar NOMINALMENTE e em votação ABERTA sobre a a abertura ou não do processo de IMPEACHMENT. "É UM JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE" 

    OBS: O JUDICIÁRIO SÓ PODE SE MANIFESTAR SOBRE QUESTOES FORMAIS, E NAO SOBRE O MÉRITO.

    5) Se a camara federal por 2/3 dos votos (342 dos 513 deputados )  ADMITIR o processo, ele vai para o SENADO.

    QUESTÃO A SER DEBATIDA: O SENADO É OBRIGADO A ABRIR O PROCESSO OU NÃO, A DECISÃO DA CÂMARA VINCULA OU NÃO O SENADO NA ABERTURA DO PROCESSO E JULGAMENTO? R= O STF, em decisão pretérita, disse que o senado é obrigado a abrir.

    6) Instaurado o processo, o PR ficará susppenso de suas funções por 180 dias. Se não for julgado nesse período ele voltará a suas funções presidenciais. (Art. 86, § 1º e 2º da CF/88)

    7) Se renunciar o processo seguirá. (PET 1365-20) Caso Collor, ele renunciou após a abertura do processo no senado, mas mesmo assim foi julgado e perdeu o cargo por 76 a 3.O estopim foi a compra de um FIAT ELBA com dinheiro de uma conta fantasma de PC Farias. kkkkk isso é fichinha nos dias de hoje... VOLTA COLLOR! KKKKKKKKKK

    8) Quem preside o processo é o presidente do STF. Os senadores votarão ABERTAMENTE "a favor ou contra" o impedimento. O quorum necessário é de 2/3. "54 dos 81 senadores".

    9) Se os senadores votarem a favor, o PR perde imediatamente cargo, se for absolvido ele volta ao cargo. 

    10) O vice assume a qualquer tempo até o fim do mandato. Se não assumir por qualquer causa, o presidente da camara assumirá(2º na linha de sucessão). Se for na primeira metade será convocada nova eleição em 90 dias, Art 81§1º CF/88. Se for na segunda metade havera eleição INDIRETA em 30 dias.

    ESPERO TER CONTRIBUIDO.

     

  • Cespe: Fazendo provas inteligentes que medem a inteligência da galera como jamais visto.

  • eu me embolava para distinguir se o chefe do governo (estado) era para atribuições de ambito interno ou externo... então eu decorei da seguinte forma... os estados estão dentro do pais e estes possuem governadores... logo as atribuições de chefe de governo do presidente são de ambito interno.... chefe de estado externo pq foi o que sobrou :D

  • Só uma observação ao rito do impeachment colocado pelo colega Jefferson Victor: acredito que ficou definido que também cabe ao Senado o juízo de admissibilidade do processo, o qual será admitido por meio da votação da maioria simples dos membros desta Casa (41 senadores). Só após essa decisão favorável ao processo com a sua consequente instauração, é que o presidente será suspenso de suas funções por 180 dias.

  • Só eu que achei sacanagem esse "Chefe MÁXIMO do executivo", nomeclatura estranha viu... sendo o presidente chefe do executivo federal!

  • Regime, sistema, forma...Alguém pode diferenciar?

  • Tinha certeza que era o item A, até ver a palavra 'REGIME", ai desmantelou tudo que havia aprendido.

  • GAB: A

    Fiz a questão por eliminação. Mas a nomenclatura correta mesmo seria SISTEMA DE GOVERNO : Presidencialista e não regime . Cespe sendo Cespe !

  • Cada dia me espanto com a doutrina cespeana. kkkkkkkkkkk

  • Não seria SISTEMA PRESIDENCIALISTA e REGIME DEMOCRÁTICO? 

     

  • Questão anulada pela banca: "A utilização da expressão “regime presidencialista” em vez de “sistema presidencialista” prejudicou o julgamento
    objetivo da opção apontada como gabarito."

  • Tive dificuldade para encontrar a alternativa correta,porque se for levar em consideração não há alternativa correta.Optei pela menos errada.

     

    CORRETO - O chefe máximo do Poder Executivo do Brasil é o presidente da República, que também é chefe de Estado e chefe de governo, já que o Brasil adota o regime presidencialista. Fundamentação artigo. 76, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.



    ERRADO - O vice-presidente da República pode ausentar-se do país por período superior a quinze dias sem licença do Congresso Nacional, desde que o presidente da República permaneça no país. Fundamentação artigo 83,o Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

     

    ERRADO - Compete privativamente ao presidente da República conceder anistia, graça e indulto, competência essa que pode ser delegada aos ministros de Estado. Fundamentação artigo 84, inciso XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;


    ERRADO - Qualquer pessoa residente no país pode oferecer acusação contra presidente da República — pela prática de crime de responsabilidade — à Câmara dos Deputados, que procederá ao juízo de admissibilidade. Comentários JusBrasil, É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados. CF, artigo 86, Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

     

    ERRADO - A competência do presidente da República para declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, e para celebrar a paz é classificada como típica de chefe de governo, cabendo, nessas hipóteses, autorização ou referendo do Congresso Nacional. Fundamentação artigo 49, é da competência exclusiva do Congresso Nacional , dentre outras, autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;

     

     

  • Alguém pode esclarecer a duvida de Daniel Samurai? Tbm é minha dúvida.

  • A questão foi anulada pela banca!

  • Questão anulada. Justificativa da banca: http://www.cespe.unb.br/concursos/trt8_15/arquivos/TRT8_15_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

    Gabarito oficial: http://www.cespe.unb.br/concursos/trt8_15/arquivos/Gab_Definitivo_231TRT8_001_01.PDF

     

  • a) CORRETO, pois de fato o Presidente da República é o chefe máximo do Poder Executivo do Brasil (Administração Pública Federal). E estamos no regime presidencialista, no qual o PR é o chefe de governo (representa o Estado internamente) e chefe de Estado (representa do Estado externamente).

    b) Errado, pois compete ao Congresso Nacional autorizar o PR e seu Vice ausentarem-se do país por mais de quize dias, conforme Art. 49, III, CF/88.

    c) Errado, pois compete ao Congresso Nacional conceder anistia (art. 48, VIII, CF);

    d) Errado, pois é qualquer cidadão brasileiro que pode oferecer acusação contra presidente da República, pela prática de crime de responsabilidade, o que exclui os estrangeiros residentes no país, e demais, desde que não sejam cidadãos. (não possuam titulo de eleitor, notadametne).

    e) Errado, pois declarar a guerra contra Estado estrageiro e celebrar a paz é classificado como típica de chefe de Estado, porque envolve relações internacionais, mas de fato poderá ocorrer a autorização ou referendo do Congresso Nacional (art. 84, XX, CF).

    Em suma, é isto.

    Bons estudos.

  • questão ANULADA pela Banca, pois na letra A fala em regime presidencilista, sendo que o correto seria sistema presidencialista. 

  • Anulada pq se não trata de  “regime presidencialista” e sim, “sistema presidencialista”.

  • A questão foi anulada pelo CESPE por não ter alternativa correta. A letra A, que foi apontada pelo gabarito preliminar, está errada pois é sistema presidencialista, não regime. O regime é democrático. As outras já tiveram os erros apontados pelos excelentes colegas do QC.

  • A) ERRADA!

    Regime Presidencialista?

    Dicas;

    FOrma de GOverno

    -> FOGO onde? Na Republica

     

    SIstemas de GOverno

    -> Sigo quem? O PRESIDENTE!

     

    Forma de Estado

    -> FEderalismo

     

    REgime de GOverno

    Quem sempre vive tomando no REGO? O povo (Democrácia)

     

     

    B) ERRADA!

    Menos de 15 -> Sem licença 

    Mais de 15 -> Necessária Licença

     

    C) ERRADA!

    Anistia -> C.N com sanção do Presidente

    Comutação de Penas e Indultos -> Presidente da Republica

     

    Anistia -> Renuncia do Estado sobre o D. de Punir

    Graça -> Extinção da Punição. Carater Pessoal

    Indulto -> Extingue Punição. Carater Geral e Coletivo

    Comutação de Penas -> Substituir uma pena por outra. Amplamente discricionário

     

    D) ...

    É preciso ter direitos politicos para representar contra o Presidente!

     

    E) ERRADA!

    Chefe de Governo -> Interno

    Chefe de Estado -> Externo 

    --- Só se governa internamente.

  • c) Compete privativamente ao presidente da República conceder anistia, graça e indulto, competência essa que pode ser delegada aos ministros de Estado.

     

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

    Parágrafo único. O PR poderá delegar a Ministros de Estado, PGR e AGU.

     

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República,

    VIII - concessão de anistia;

  • "O ESTADO FEDE A REPUBLICA É FOGO. O REGIME É DEMOCRÁTICO E O PRESIDENTE SISTEMÁTICO."

    ESTADO FEDERAÇÃO

    REPÚBLICA FORMA DE GOVERNO

    SISTEMA DE GOVERNO PRESIDENCIALISMO