SóProvas


ID
1863169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos procedimentos de reavaliação, redução ao valor recuperável (impairment) e depreciação, assinale a opção correta, de acordo com o MCASP.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    MCASP - 6ª Edição

     

    "A entidade deve observar que, quando um item do ativo imobilizado é reavaliado, a depreciação acumulada na data da reavaliação deve ser eliminada contra o valor contábil bruto do ativo, atualizando-se o seu valor líquido pelo valor reavaliado."

  • Fonte: MCASP 6 edição
    a)  A perda por irrecuperabilidade do ativo deve ser reconhecida no resultado patrimonial, podendo ter como contrapartida diretamente o bem ou uma conta retificadora
    b)A redução ao valor recuperável pode ser aplicada para ativo gerador de caixa (aquele mantido com o objetivo principal de gerar retorno comercial), bem como a ativo não-gerador de caixa (aquele mantido com o objetivo principal de prestar serviços).
    c) A depreciação cessa quando do término do período de vida útil do ativo. Nesse momento, seu valor contábil será igual ao seu valor residual, ou na falta deste, igual a zero. A partir desse momento, o bem somente poderá ser depreciado se houver uma reavaliação, acompanhada de uma análise técnica que defina o seu tempo de vida útil restante. A depreciação cessa quando o ativo é baixado. Entretanto, não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado de uso.
    d) A frequência com que as reavaliações são realizadas depende das mudanças dos valores justos dos itens do ativo que serão reavaliados. Quando o valor justo de um ativo difere materialmente do seu valor contábil registrado, exige-se nova reavaliação. Os itens do ativo que sofrerem mudanças significativas no valor justo necessitam de  reavaliação anual. Tais reavaliações frequentes são desnecessárias para itens do ativo que não sofrem mudanças significativas no valor justo. Em vez disso, pode ser necessário reavaliar o item apenas a cada quatro anos.
    e) correta

  • A resposta correta vale somente para a Contabilidade Pública, pois na privada, isso não pode ocorrer. Uma vez que, a depreciação acumulada deve ficar registrada separadamente da depreciação relativa a valores reavaliados, uma coisa não se mistura com a outra. Vide Lei 12.973/14 - subcontas correlatas...

  • A frequência com que as reavaliações são realizadas depende das mudanças dos valores justos dos itens do ativo que serão reavaliados.

    Quando  um  item  do  ativo  imobilizado  é  reavaliado,  a  depreciação  acumulada  na  data  da reavaliação deve ser eliminada contra o valor contábil bruto do ativo, atualizando-se o seu valor líquido pelo valor reavaliado.

     

    PÁGINA 182, MCASP 7EDIÇÃO

  • Boa tarde.
    A questão poderia ter sido classificada como Contabilidade Geral, mas pelo fato de mencionar o MCASP, faz parte da Contabilidade Pública.
    Obrigado pela colaboração
    Bons estudos


  • Vamos analisar as alternativas:

    A alternativa A) está errada, porque perda por irrecuperabilidade do ativo deve ser registrada como uma VPD em contrapartida de um lançamento numa conta redutora do ativo. Vejamos (supondo um ativo imobilizado):

    Natureza da informação: patrimonial

    D 3.6.1.5.x.xx.xx VPD com Redução ao Valor Recuperável de Ativo Imobilizado

    C 1.2.3.9.x.xx.xx (-) Redução ao Valor Recuperável de Ativo Imobilizado

    A alternativa B) está errada, porque o procedimento de redução a valor recuperável é aplicado tanto para ativos geradores de caixa quanto para ativos não geradores de caixa.

    A alternativa C) está errada, pois o MCASP estabelece que a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado temporariamente de uso (8ª ed., pg. 179).

    A alternativa D) está errada, porque apenas os itens do ativo que sofrerem mudanças significativas no valor justo necessitam de reavaliação anual. O MCASP destaca que reavaliações frequentes são desnecessárias para itens do ativo que não sofrem mudanças significativas no valor justo, para esses casos as entidades podem reavaliar o item apenas a cada três ou cinco anos, devendo ser realizada somente se houver necessidade.

    A alternativa E) está correta. De fato, o MCASP estabelece que (8ª ed., pgs. 178 e 197):

    Se um ativo intangível for reavaliado, a amortização acumulada na data da reavaliação deve ser eliminada contra o valor contábil bruto do ativo, atualizando-se o valor líquido pelo seu valor reavaliado.

    Gabarito: LETRA E

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    a. Errado. Conforme estudamos, o registro da perda por irrecuperabilidade envolve um lançamento a crédito de uma conta redutora de ativo e um lançamento a débito de uma variação patrimonial diminutiva (resultado)

    • D – Perda por desvalorização - teste de recuperabilidade (resultado) 
    • C – Perda com teste de recuperabilidade (retificadora do Ativo). 

    b. Errado. O MCASP destaca que a redução ao valor recuperável pode ser aplicada para ativo gerador de caixa (aquele mantido com o objetivo principal de gerar retorno comercial), bem como a ativo não-gerador de caixa (aquele mantido com o objetivo principal de prestar serviços). A maioria dos ativos mantidos por entidades do setor público são ativos não-geradores de caixa.  

    c. Errado. A depreciação cessa quando o ativo é baixado. No entanto, não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado de uso.

    d. Errado. Nos termos do MCASP,  

    • A frequência com que as reavaliações são realizadas depende das mudanças dos valores justos dos itens do ativo que serão reavaliados. Quando o valor justo de um ativo difere materialmente do seu valor contábil registrado, exige-se nova reavaliação. Os itens do ativo que sofrerem mudanças significativas no valor justo necessitam de reavaliação anual. Tais reavaliações frequentes são desnecessárias para itens do ativo que não sofrem mudanças significativas no valor justo. Em vez disso, pode ser necessário reavaliar o item apenas a cada quatro anos. 

    e. Certo. Nos termos do MCASP,  

    • A entidade deve observar que, quando um item do ativo imobilizado é reavaliado, a depreciação acumulada na data da reavaliação deve ser eliminada contra o valor contábil bruto do ativo, atualizando-se o seu valor líquido pelo valor reavaliado. 
  • Gabarito: Letra E

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) - Página 181

    "Quando um item do ativo imobilizado é reavaliado, a depreciação acumulada na data da reavaliação deve ser eliminada contra o valor contábil bruto do ativo, atualizando-se o seu valor líquido pelo valor reavaliado."

    Fonte: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:31484