-
Gabarito A = RIBAS apud outros autores:
Se uma empresa vive em ambientes cada vez mais turbulentos e menos previsíveis, as pessoas que nela trabalham passam a ser imprescindíveis para a sobrevivência da organização. As ações necessárias são diretamente dependentes da força de trabalho interno. Assim, obter a cooperação dos trabalhadores passa a ser algo necessário para o alcance dos resultados.
Para Tonelli, Lacombe e Caldas (2002), é desse movimento que se origina a prescrição da descentralização da gestão de recursos humanos, que começa a ser entendida como uma atividade que deveria estar parcialmente na função de RH e na atuação do dia a dia de cada gestor de pessoas.
Encontra-se em várias empresas brasileiras uma área de RH atrasada se comparada às do exterior. Observa-se, entretanto, um novo movimento acontecendo no ambiente empresarial (seja nacional, seja internacional). A busca de orientação estratégica para as políticas e as práticas de RH passa a ser o novo conceito articulador do modelo de gestão de pessoas por competência.
-
Complementando...
O MODELO POLÍTICO E O MODELO INSTRUMENTAL DE GESTÃO DE PESSOAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS CONTRADIÇÕES DISCURSOPRÁTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE TI EM DUAS ORGANIZAÇÕES NACIONAIS: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2886/P00277_1.pdf?sequence=1
-
a) De acordo com o modelo estratégico, a missão, a visão, os valores, os objetivos, as metas e os processos de trabalho são elementos norteadores das políticas e práticas de gestão de pessoas. CORRETA
Justificativa: Ao implantar sua política e executar as suas atividades a área de gestão de pessoas ajudara a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, sendo este um dos seus objetivos.
b)A característica distintiva do modelo político de gestão de pessoas refere-se à ideia de que as práticas da área devem ser projetadas para influenciarem o comportamento dos trabalhadores em prol dos objetivos das organizações. ERRADA
Justificativa: MPGP: Programas como o de melhoria das condições de trabalho, a humanização do trabalho e a reestruturação das tarefas (enriquecimento e ampliação), bem como a criação dos grupos semi-autônomos de produção são alguns dos movimentos inspirados nestas teorias
c)Conflitos de trabalho tendem a ser compreendidos como funcionais no modelo estratégico de gestão de pessoas, de modo que compete aos profissionais da área e das demais unidades organizacionais administrá-los com vista à aprendizagem organizacional.ERRADO
Justificativa:“O conflito é inevitável, o administrador precisa conhecer a respeito de suas possíveis soluções ou resoluções. A solução de um conflito passa quase sempre pelo exame das condições que o provocaram” (CHIAVENATO, 2004, p. 416). É imprescindível que o gestor faça um diagnóstico do acontecimento para entender sua causa e a partir daí resolver da forma mais adequada.
d)Atividades de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e gestão da remuneração compõem o leque de atuação de uma área de gestão de pessoas orientada pelo modelo político. ERRADA
Justificativa: Refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas.
e)O modelo instrumental comporta uma série de prescrições sobre como vincular os métodos e as técnicas de gestão de pessoas com os objetivos das organizações e seus respectivos trabalhadores.ERRADO
Justificativa: Modelo Instrumental- Empresa como Instrumento racional de Produção; Maximização do resultado econômico; Pagamento por produtividade; Pressuposto de que eficiência social gera eficiência econômica; Autonomia e descentralização controladas pela padronização dos processos decisórios na organização; Homogeneidade cultural Indivíduos considerados agentes condicionáveis e previsíveis. Evita‐se o conflito.
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/2056908/administracao---02---gestao-de-pessoas/6
-
Porque a letra C está errada?
Conflito é sim visto de forma positiva e holisticamente tratada gerando aprendizagem organizacional:
Para Chiavenato (1999) "
1. O conflito desperta sentimentos e energia dos membros do grupo que estimulam interesse em descobrir meios eficazes de realizar as tarefas, bem como soluções criativas e inovadoras.
2. O conflito estimula sentimentos de identidade no grupo, aumentando a coesão intragrupal.
3. O conflito é um meio de chamar a atenção para os problemas existentes e funciona como mecanismo de correção para evitar problemas mais sérios."
-
acredito que o erro da "c" reside no fato de que o gerente, supervisor ou profissional de RH daquela área + profissional de RH devem ser os que administrarão o conflito existente. Não os próprios funcionários que são as partes envolvidas no conflito.
Quando o conflito acontece, cabe ao mediador a análise do conflito em si (já que o conflito, quando bem administrado, gera consequências benéficas para a organização) e posterior decisão quanto à solução (ou não) do mesmo.
Isso é bem evidente quando temos a mediação transformativa posta em prática.
-
COMENTÁRIOS DO PROF. ADRIEL SÁ, do site de questões comentadas "www.tecconcursos.com.br":
A questão trata de três grandes modelos de gestão de pessoas: o modelo instrumental, o modelo político e o modelo estratégico. Vamos sintetizar cada um desses modelos.
O modelo instrumental concebe a gestão de pessoas como uma questão técnica, sustentada na racionalidade de meios e fins. O foco aqui é direcionar o ajuste do desempenho individual e grupal às expectativas da organização. Entende que todo conflito é disfuncional, ou seja, negativo, e deve ser evitado. Por isso, as decisões são tomadas nos níveis mais elevados da organização. O papel da gestão de pessoas é de definir políticas, objetivos e ações necessárias para responder de forma mais adequada às exigências do ambiente.
O modelo político, por sua vez, tem como principal diferença em relação ao modelo instrumental a noção de conflito. Os conflitos, aqui, são fundamentais nos processos de gestão de pessoas. As pessoas são vistas como atores que buscam a concretização de seus interesses. A organização, portanto, é vista como uma arena onde a construção de consenso ocorre por meio de ação política de vários grupos. O papel da gestão de pessoas está relacionado às políticas e práticas consideradas negociáveis e contingenciais.
O modelo estratégico busca o equilíbrio entre pessoas e organizações. A meta é o alinhamento das práticas e funções da área de GP aos objetivos estratégicos da organização.
Em suma, temos:
Modelo instrumental: ênfase no resultado, dimensão técnica (descrição de cargos, recrutamento, seleção, qualificação, avaliação de desempenho).
Modelo político: ênfase na solução negociada de conflitos de interesses por meio da participação (definição de políticas e práticas de gestão de pessoas contingenciais, mutáveis).
Modelo estratégico: ênfase no alinhamento entre objetivos organizacionais e políticas e práticas de gestão de pessoas (a atuação na área de gestão de pessoas é ampla, envolvendo todos os processos organizacionais.
CONTINUA...
-
COMENTÁRIOS DO PROF. ADRIEL (www.tecconcursos.com.br):
CONTINUAÇÃO...
Agora, vamos à alternativas.
a) De acordo com o modelo estratégico, a missão, a visão, os valores, os objetivos, as metas e os processos de trabalho são elementos norteadores das políticas e práticas de gestão de pessoas.
CORRETA.
A questão tem sua essência no alinhamento entre o planejamento estratégico organizacional e o planejamento estratégico de gestão de pessoas. Considerando que uma organização é feita de pessoas, torna-se aspecto essencial que a estratégia organizacional esteja atrelada à função de Gestão de Pessoas, não no sentido de dependência, pois a estratégia organizacional é mais abrangente que o planejamento estratégico de GP; mas falamos aqui de alinhamento.
b) A característica distintiva do modelo político de gestão de pessoas refere-se à ideia de que as práticas da área devem ser projetadas para influenciarem o comportamento dos trabalhadores em prol dos objetivos das organizações.
INCORRETA.
Essa é a característica que reside no modelo instrumental, e não modelo político. Assim, o modelo político considera os indivíduos como atores que buscam a concretização de seus interesses na organização.
c) Conflitos de trabalho tendem a ser compreendidos como funcionais no modelo estratégico de gestão de pessoas, de modo que compete aos profissionais da área e das demais unidades organizacionais administrá-los com vista à aprendizagem organizacional.
INCORRETA.
Os conflitos positivos são denominados de funcionais, enquanto os conflitos negativos são chamados de disfuncionais. ´o modelo político que caracteriza os conflitos como essenciais para o desenvolvimento das organizações.
d) Atividades de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e gestão da remuneração compõem o leque de atuação de uma área de gestão de pessoas orientada pelo modelo político.
INCORRETA.
É o modelo instrumental que possui ênfase no resultado, na dimensão técnica, tais como descrição de cargos, recrutamento, seleção, qualificação, avaliação de desempenho.
e) O modelo instrumental comporta uma série de prescrições sobre como vincular os métodos e as técnicas de gestão de pessoas com os objetivos das organizações e seus respectivos trabalhadores.
INCORRETA.
No modelo político a organização é vista como uma arena onde a construção de consenso ocorre por meio de ação política de vários grupos. O papel da gestão de pessoas está relacionado às políticas e práticas consideradas negociáveis e contingenciais. Já no modelo estratégico, busca-se o equilíbrio entre pessoas e organizações.
Assim, essa vinculação de métodos e técnicas de gestão de pessoas com os objetivos das organizações e seus respectivos trabalhadores ocorre nos modelos político e estratégicos, mas não no instrumental, que concebe a gestão de pessoas como uma questão técnica, sustentada na racionalidade de meios e fins.
GABARITO: A.
-
é uma questão complexa...
-
Segue um comentário sucinto:
a) Correta!
b) Trata-se do modelo instrumental.
c) Trata-se do modelo político.
d) Trata-se do modelo instrumental.
e) Trata-se do modelo estratégico.
At.te, CW.
-
Comentário do Prof. Rodrigo Rennó.
Na letra C, o erro está no fato de que é o modelo político que vê o conflito como funcional, não o modelo estratégico.
"...Já o modelo político encara o conflito como fundamental na gestão
de pessoas e deixa de ser evitado. As pessoas são vistas como atores que
buscam a concretização de seus interesses e nem sempre tem
necessidades alinhadas com as da organização."
-
Com relação à letra C
Nem sempre os conflitos são funcionais. Quando o conflito é bem gerenciado ele pode se tornar um aspecto positivo para a instituição. Seria,
portanto, o conflito funcional ou positivo. Já quando o conflito é muito grande, isto com certeza não ocorrerá. A equipe passará grande parte de seu tempo resolvendo os conflitos e “guerreando” entre si, ao invés de reverter esta energia para atingir os objetivos da empresa. Seria o conflito disfuncional.
Gabarito: LETRA A
-
✔️ a) De acordo com o modelo estratégico, a missão, a visão, os valores, os objetivos, as metas e os processos de trabalho são elementos norteadores das políticas e práticas de gestão de pessoas.
~~~~
Gestão estratégica de pessoas é o alinhamento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas com a missão, visão, objetivos estratégicos, estratégias e planos da organização (FCC).
Os modelos de gestão estratégica de pessoas caracterizam a estratégia como um processo deliberado com vistas à maximização dos resultados organizacionais por meio dos recursos humanos (CESPE).
-
Estranhamente a questão traz distintamente os termo "Gestão de pessoas" e "Gestão estratégica de pessoas", porém aceita como correta assertiva "a", sendo que nesta, embora traga corretamente orientação para a "Gestão estratégica de pessoas", ela amarra ao final somente com o termo "Gestão de pessoas".
-
Acerca dos modelos de gestão de pessoas e da gestão estratégica de pessoas, assinale a opção correta.
A) De acordo com o modelo estratégico, a missão, a visão, os valores, os objetivos, as metas e os processos de trabalho são elementos norteadores das políticas e práticas de gestão de pessoas.
CERTA. No modelo de gestão estratégica de gestão de pessoas o planejamento estratégico da organização norteia o foco do RH da empresa.
B) A característica distintiva do modelo político de gestão de pessoas refere-se à ideia de que as práticas da área devem ser projetadas para influenciarem o comportamento dos trabalhadores em prol dos objetivos das organizações.
ERRADA. É o modelo de gestão estratégica de pessoas que se refere à ideia de que as práticas da área de gestão de pessoas devem ser projetadas para influenciarem o comportamento dos trabalhadores em prol dos objetivos das organizações.
C) Conflitos de trabalho tendem a ser compreendidos como funcionais no modelo estratégico de gestão de pessoas, de modo que compete aos profissionais da área e das demais unidades organizacionais administrá-los com vista à aprendizagem organizacional.
ERRADA. São tidos como disfuncionais.
@juniortelesoficial
-
Uma questãozinha do CESPE de múltipla escolha para você se divertir, rsrs.
a) Correta. Missão, visão, valores, objetivos, metas, processos estratégicos, entre outros, são elementos da estratégia organizacional. No modelo estratégico, todas as ações em GP são desenvolvidas visando o alcance dos objetivos estratégicos da empresa. Assim, todos os elementos citados norteiam as atividades da área. A questão tem sua essência no alinhamento entre o planejamento estratégico e o planejamento de gestão de pessoas.
b) Errada. O diferencial do modelo político é a visão do conflito como fundamental no processo de aprendizagem.
c) Errada. Como explicado no item anterior, isso ocorre no modelo político.
d) Errada. A visão da Gestão de Pessoas como área técnica em que ocorrem todas essas atividades é tida no modelo instrumental.
e) Errada. O modelo instrumental concebe a gestão de pessoas como uma área técnica, sustentada na racionalidade de meios e fins.
Gabarito: A
-
a) GABARITO
b) esse é o modelo instrumental
c) é o modelo político que tem essa visão
d) pertencem ao modelo instrumental
e) fala do modelo estratégico
-