SóProvas


ID
1863589
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Em relação às Comarcas, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI ESTADUAL N.º 4.964/85 (COJE)

    Art. 10. As Comarcas são classificadas em quatro entrâncias de acordo com o movimento forense, número de habitantes e de eleitores, receita tributária, meios de transportes, situação geográfica, extensão territorial e outros fatores socioeconômicos de relevância. 

  • CORRETA: D

    A) Art. 10. § 2.º O Tribunal de Justiça, para os efeitos de comunicação de atos processuais e realização de diligências e atos probatórios, poderá reunir duas ou mais Comarcas para que constituam uma Comarca integrada, desde que próximas as sedes municipais, fáceis as vias de comunicação e intensa a movimentação populacional entre as Comarcas contíguas. O Conselho da Magistratura, por provimento, disciplinará a matéria. 

    B) Art. 11. III - 300 (trezentas) casas, na sede, pelo menos, e, para a instalação, edifícios públicos com capacidade e condições para abrigar o Fórum, a Cadeia Pública e o Destacamento Policial; 

    C) Art. 12. § 1.º Criada a Comarca, será ela instalada em data fixada por Resolução do Tribunal, e em audiência solene presidida pelo Presidente do Tribunal ou Desembargador especialmente designado para o ato. 

    D) Art. 10. As Comarcas são classificadas em quatro entrâncias de acordo com o movimento forense, número de habitantes e de eleitores, receita tributária, meios de transportes, situação geográfica, extensão territorial e outros fatores socioeconômicos de relevância.

  • A questão exigiu conhecimentos sobre a Divisão Judiciária do Estado do Mato Grosso, nos termos do Código que estabelece a Organização e a Divisão Judiciárias do Estado. Nos termos do art. 10, de fato as Comarcas são classificadas em quatro Entrâncias, vejamos:







    Ademais, de fato, serão classificadas de acordo com o movimento forense, número de habitantes e de eleitores, receita tributaria, meios de transportes, situação geográfica, extensão territorial e outros fatores sócio-econômicos de relevância.


    Gabarito do Professor: D



    Vamos analisar os demais itens.


    a) O Tribunal de Justiça, para os efeitos de comunicação de atos processuais e realização de diligências e atos probatórios, poderá reunir duas ou mais Comarcas para que constituam uma Comarca integrada, mesmo que as sedes municipais das Comarcas contíguas sejam distantes e de difícil acesso uma da outra. ERRADO – A reunião de duas ou mais comarcas, para efeito de comunicação dos atos processuais e realização de diligências e atos probatórios só poderá ocorrer, se estas forem próximas as sedes municipais, fáceis as vias de comunicação e intensa a movimentação populacional entre as comarcas contíguas (próximas), vejamos:


    Art. 10, § 2º O Tribunal de Justiça, para os efeitos de comunicação de atos processuais e realização de diligências e atos probatórios, poderá reunir duas ou mais comarcas para que constituam uma comarca integrada, desde que próximas as sedes municipais, fáceis as vias de comunicação e intensa a movimentação populacional entre as comarcas contíguas. O Conselho da Magistratura, por Resolução, disciplinará a matéria.


    b) São requisitos essenciais para a criação e instalação de Comarcas 1.000 (mil) casas, na sede, pelo menos, e, para a instalação, edifícios públicos com capacidade e condições para abrigar o Fórum, a Cadeia Pública e o Destacamento Policial. ERRADO – Um dos requisitos, são 300 casas, na sede, pelo menos. Os outros requisitos encontram-se correto. Destaque-se ainda as formas de comprovação para cada um dos requisitos, constantes ao § 1º, vejamos:


    Art. 11 São requisitos essenciais para a criação e instalação de Comarca:

    III - 300 (trezentas) casas, na sede, pelo menos, e, para a instalação, edifícios públicos com capacidade e condições para abrigar o fórum, a cadeia pública e o destacamento policial;

    § 1º Os requisitos de população, número de casas e área, serão provados pela última fixação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); o de receita tributária, mediante certidão fornecida pela Secretaria de Estado de Fazenda; o dos edifícios públicos, por declaração da Secretaria de Estado de Infraestrutura, ou de órgão congênere da Prefeitura interessada; o de número de eleitores, por informação do Tribunal Regional Eleitoral e o de volume de serviço forense, por avaliação da Corregedoria-Geral da Justiça.


    c) Criada a Comarca, será ela instalada em data fixada por Resolução do Tribunal, e em audiência solene presidida pelo Prefeito Municipal e acompanhada pelo Presidente do Tribunal ou Desembargador especialmente designado para o ato. ERRADO – A reunião solene será presidida pelo Presidente do Tribunal dou Desembargador especialmente designado para o ato, não pelo Prefeito Municipal, vejamos:


    Art. 12 Exibida a documentação a que se refere o § 1º do artigo anterior, o Corregedor-Geral da Justiça ouvirá a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, ao Poder Executivo, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, e fará inspeção local, apresentando relatório circunstanciado dirigido à Comissão de Organização e Divisão Judiciárias, que opinará sobre a criação da Comarca.

    § 1º Criada a Comarca, será a mesma instalada em data fixada por Resolução do Tribunal, e em audiência solene presidida pelo Presidente do Tribunal ou Desembargador especialmente designado para o ato.


    Logo, gabarito correto, alternativa D.