SóProvas


ID
186379
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando a lei estabelece a única solução possível diante de determinada situação de fato, fixando todos os requisitos, cuja existência a Administração deve limitar-se a constatar, sem qualquer margem de apreciação subjetiva, estamos diante de atos administrativos

Alternativas
Comentários
  • A) COMPLEXOS : “a manifestação de vontade de ambos os órgãos, ao se fundir para formar um ato único, resulta no denominado ato administrativo complexo, em que se verifica identidade de conteúdo e fins”.
     

    B)DE GESTÃO : " aqueles praticados pela Administração em situação de igualdade como particular. A  Administração não tem o poder de coerção. Estes atos, muitas vezes, serão administrados atípicos, principalmente quando bilaterais ".

    D)DISCRICIONÁRIOS: "são os que a Administração pode praticar com liberdade de escolha de seu conteúdo, de seu destinatário, de sua conveniência, de sua oportunidade e do modo de sua realização. A rigor, a discricionariedade não se manifesta no ato em si, mas sim no poder de a Administração praticá-lo pela maneira e nas condições que repute mais convenientes ao interesse público."

    E)DE EXPEDIENTE: " aqueles destinados a dar andamento aos processos, aos papéis que tramitam nas repartições públicas, à espera de uma decisão d autoridade competente.Em geral, são executados por funcionários subalternos, que não têm força de decisão e apenas dão continuidade ao serviço interno da repartição."
     

  • LETRA C!

    Ato vinculado é aquele em que a Administração não possui qualquer margem de liberdade de decisão, visto que o legislador pré-definiu a única conduta possível do administrador diante da situação, sem deixar-lhe margem de escolha.
     

  • Atos vinculados= são os que a administração pratica SEM margem alguma de liberdade de decisão. Uma vez atendidas as condições legais, o ato tem que ser praticado, INVARIAVELMENTE.

    Alternativa C

  • Gabarito C

    Atos Vinculados - Não existe restrição, pois, sendo todos os elementos definidos em lei, caberá ao Judiciário examinar, em todos os seus aspectos, a conformidade do ato com a lei, para decretar sua nulidade se reconhecer que essa conformidade inexistiu.

  • quando a questão fala: " cuja existência a Administração deve limitar-se a constatar, sem qualquer margem de apreciação subjetiva"



    Claramente estamos diante de um ato vinculado que é aquele editado em decorência do poder vinculado que detém a administração, ou seja, quando a lei determina a ÚNICA forma possivel de atuação para a administração não consedendo nenhum grau de liberdade para manifestação de sua vontade

    exemplo de ato vinculado é a licença para dirigir, uma vez cumprida todas as exigências legais pelo interessado a administração estará OBRIGADA a concedê-la

    bons estudos :)
  • Alternativa C
    Atos vinculados: Possui todos seus elementos determinados em lei, não existindo possibilidade de apreciação por parte do administrador quanto à oportunidade ou à conveniência. Cabe ao administrador apenas a verificação da existência de todos os elementos expressos em lei para a prática do ato. Caso todos os elementos estejam presentes, o administrador é obrigado a praticar o ato administrativo; caso contrário, ele estará proibido da prática do ato.

    Leia mais:http://www.seuconcurso.com.br/admintiradas/atosadministrativos.htm#ixzz1lGsw
  • Quando a lei estabelece a única solução possível diante de determinada situação de fato, fixando todos os requisitos, cuja existência a
    Administração deve limitar-se a constatar, sem qualquer margem de apreciação subjetiva, estamos diante de atos administrativos vinculados.

  • Gabarito C

    a) COMPLEXOS = atos em que sua existência depende de mais de uma manifestação de vontade, ou seja, exige-se a conjugação de vontades de agentes ou órgãos diversos, havendo autonomia decisória em cada manifestação e sem que haja relação de subordinação entre os agentes e os órgãos. Exemplo: a investidura de Ministro do STF, que tem início com a escolha do Presidente da República; subsequentemente, tal escolha deve ser aprovada pelo Senado Federal; sendo que, da conjugação de vontades desses dois órgãos pode-se promover a nomeação.


    b) DE GESTÃO = atos praticados pela Administração em situação de igualdade com os particulares, sem usar sua supremacia. Exemplos: alienação e aquisição de bens pela administração e os atos negociais em geral, tais como a permissão e a autorização.


    c) VINCULADOS = quando a lei estabelece a única solução possível diante de determinada situação de fato, fixando todos os requisitos, cuja existência a Administração deve limitar-se a constatar, sem qualquer margem de apreciação subjetiva.


    d) DISCRICIONÁRIOS = é aquele praticado com liberdade de escolha de seu conteúdo, do seu destinatário, tendo em vista a conveniência e a oportunidade de sua realização.Isso não significa que o ato discricionário, por dar uma certa margem de liberdade ao administrador, será realizado fora dos princípios que regem os atos administrativos, como por exemplo, o da legalidade e moralidade, pelo contrário, esse segue o mesmo parâmetro do ato vinculado. O ato discricionário porém tem suas limitações, que são determinadas pela lei.

    e) DE EXPEDIENTE = atividades rotineiras dos diversos órgãos e agentes administrativos.





  • Gabarito: C

     

    Ótima aula no youtube sobre este tópico:

     

    Dica Perfeita - Exame da Ordem | Direito Administrativo #12: Ato vinculado e discricionário

    https://www.youtube.com/watch?v=XS5BFmo1Yog

  • Vinculado - Sem margem de escolha .

    Discricionário - Possui margem.