-
Certo
A Abordagem contigencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional (...) Os estudos recentes sobre as organizações complexas levaram a uma nova perspectiva teórica: a estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da sua interface com o ambiente externo, ou seja, a organização deve adaptar-se às mudanças.
Lembrando que a Teoria da contigencia enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria adm. Tudo é relativo. Tudo depende.
Fonte: Chiavenato, Adm. Geral e Publica e anotações.
-
A abordagem Contigencial é aquela que tudo depende, ou seja, consegue aproveitar as oportunidades ofercedidas pelo ambiente organizacional.
-
" Nesse sentindo, a contingência representa algo incerto ou eventual que pode, talvez, acontecer a depender das circunstancias do ambiente. Essas contingências é que seriam responsáveis pela estruturação da organização, cujo foco estaria em responder aos estímulos do ambiente, criando produtos e serviços que, por sua vez, também modificariam o ambiente."
Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos
-
Correto.
Essa característica adaptativa do Modelo Contigencial é tb chamada de Homeostase que é a capacidade da empresa de se adaptar ao meio e buscar um equilíbrio.
-
Complementado...
A teoria contingêncial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administriva. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.[...];
Ambiente é o contexto que envolve externamente a organização(ou o sistema). É a situação dentro da qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbios com seu ambiente. Isso faz com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016.
[Gab. CORRETO]
bons estudos
-
Gabarito: Certo
Não existe uma “fórmula mágica” para se resolver os problemas das organizações. Cada situação pede uma resposta diferente. Assim, tudo é relativo. Tudo depende.
Os fatores principais – como o tamanho da empresa e seu ambiente – são considerados contingências, que devem ser analisadas antes de se determinar um curso de ação. Portanto, não existe mais a “melhor maneira” de se administrar uma organização.
-
TEORIA CONTINGENCIAL
- POSSUI UM CARÁTER INTEGRADOR, POR ABSORVER TODAS AS TEORIAS ANTERIORES;
- DENOMINA O HOMEM COMO HOMO COMPLEXUS;
- NADA É ABSOLUTO, TUDO É RELATIVO, TUDO DEPENDE. Mas, depende de quê?
DAS VARIÁVEIS:
- DO AMBIENTE: VARIÁVEL INDEPENDENTE EXTERNO. O ambiente no qual está inserida é altamente mutável.
- DA TECNOLOGIA: VARIÁVEL INDEPENDENTE INTERNO. A tecnologia incorporada está sempre em avanço.
GABARITO CERTO
-
Pedro Matos
O nishimura da adm geral e pub..
mto top!!
-
Gabarito: CERTO
Para a Teoria Contingencial
> Não existe uma melhor maneira de administrar, uma solução universal que possa ser utilizada por organizações de diversos tamanhos e áreas de atuação. Cada situação pede uma resposta diferente.
> Tudo depende, tudo é relativo.
> O gestor deve, antes de se decidir por um “caminho”, analisar o contexto de cada empresa, visualizar cada situação específica.
> Os fatores que afetam cada organização não são estáveis.
> Um bom gestor deve adaptar-se às mudanças conjunturais e conseguir aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ambiente.
-
A teoria contingencial realmente é baseada na adaptação da organização ao ambiente, considerando os elementos da conjuntura, como descrito pela questão.
Fonte: Prof. Carlos Xavier / Estratégia Concursos / Chiavenato
-
Acrescentando:
. Conjunturais:
ADJ. Que é pertencente a conjuntura, ou seja, uma situação não duradoura.
-
A administração contingencial defende a ideia de que tudo é relativo, pois as coisas mudam de tempos em tempos, portanto é necessária uma postura flexível no mercado, ou seja, é bom e necessário que administradores aproveitam as oportunidades dadas pelo ambiente.
-
Gab: CERTO
Na Teoria Contingencial a dinamicidade, flexibilidade e visão de cenários adaptáveis são o que marcam sua existência. É vista como complexa e nela tudo é relativo, não há uma visão única e que melhor atenda às organizações, cada uma se adapta e aplica ferramentas que melhor expliquem suas necessidades.
-