-
Certo: Segundo Chiavenato (2011), as ciências comportamentais trouxeram
às ciências administrativas várias conclusões sobre a natureza e características
dos seres humanos:
1. O homem é um animal social dotado de necessidades;
2. O homem é um animal dotado de um sistema psíquico;
3. O homem tem capacidade de articular a linguagem com o
raciocínio abstrato;
4. O homem é um animal dotado de aptidão para aprender;
5. O comportamento humano é orientado para objetivos;
6. O homem caracteriza-se por um padrão dual de
comportamento: pode tanto cooperar quanto competir com os
outros.
-
Certo, é na abordagem comportamental que sugiu os conceitos de motivação e liderança.
-
TEORIA COMPORTAMENTAL
>A Teoria Cornportamental ou Teoria Behaviorista transfere o foco para o estudo das pessoas e representa a aplicação da Sociologia da Burocracia (não se relaciona à teoria da burocracia).
-
>Foi inaugurada ern 1947, nos Estados Unidos, através da publicação do livro de Herbert Simon, "Cornportamento Administrativo", numa visão democrática, explicativa e descritiva, como desdobramento da Escola das Relações Humanas.
Esta abordagem critica as teorias clássicas e a teoria da burocracia. Tece, também, algumas críticas a teoria das relações humanas, ampliando o seu conteúdo e diversificando sua natureza
-
Traz novas proposições acerca da motivação humana, como forma de compreender o comportamento humano e alcançar melhor qualidade de vida no trabalho, ressaltando as contribuições de Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McCielland
#FÉEMDEUS
-
"A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da teoria das relações humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. Vale ressaltar que, não se deve confundir a Teoria Behaviorista da Administração com o behaviorismo que se desenvolveu na psicologia, a partir dos trabalhos de Watson. Apesar de serem semelhantes quanto a ênfase no comportamento humano, essas duas concepções diferem muito quanto ao tratamento de problemas comportamentais. A abordagem comportamental se desenvolveu por volta de 1950, nos Estados Unidos, trazendo novos conceitos e variáveis para a teoria administrativa, principalmente, devido ao desenvolvimento das ciências comportamentais, e da Psicologia organizacional. O surgimento de ideias e conclusões, que trazem uma nova perspectiva do homem, foi de extrema importância para a formação da teoria comportamental".
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_comportamental_da_administra%C3%A7%C3%A3o
-
A questão está certa. Segundo Chiavenato, a abordagem comportamental é decorrente da teoria das relações humanas, de forma que sua ênfase se encontra no comportamento humano, porém, levando em consideração o contexto organizacional de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspecitivas das pessoas diante das organizações.
Teorias Administrativas:
Teoria Clássica -------------------> Ênfase nas tarefas
Teoria Neoclássica
Teoria Burocrática -----------> Ênfase na estrutura
Teoria Estruturalista
Teoria das Relações Humanas
Teoria Comportamental -----------------------> Ênfase nas pessoas
Teoria de Desenvolvimento Organizacional
Teoria Neoestruturalista
------------------------> Ênfase no ambiente
Teoria da Contigência
Teoria dos Sistemas ------------------> Ênfase na tecnologia
-
Atualmente, a abordagem da administração é predominantemente comportamental, com as pessoas representando o foco de conhecimento, informação, decisão, ação e avaliação das atividades da empresa.
A administração na sociedade moderna toma um rumo de extrema importância, pois cada empresa tem como exigência premissas básica como:
Tomada de decisões, Coordenação de múltiplas atividades, Condução de pessoas, Avaliação de desempenho dirigido a objetivos previamente determinados, Obtenção e alocação de recursos, entre outros.
-
A ESCOLA COMPORTAMENTALISTA PROSSEGUIU NA ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES POR MEIO DE CONCEITOS RELACIONADOS COM A ESTRUTURA INFORMAL, COMO COMPORTAMENTO, CULTURA, CRENÇAS E VALORES, RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ATITUDES, DESEJOS E EXPECTATIVAS DE INDIVÍDUOS E GRUPOS. PARA ELA, AS PESSOAS CONSTITUEM O ATIVO MAIS IMPORTANTE DA ORGANIZAÇÃO.
GABARITO CERTO
-
Luiana Maia, eu faria uma correção:
A administração científica é que tem ênfase nas tarefas. A ênfase da teoria clássica é na estrutura. Vale lembrar que as duas juntas constituem a abordagem clássica.
-
Aquela questão óbvia, que você acha que deve ter alguma coisa errada que você não está vendo.
-
Perfeito o enunciado. De fato, a escola comportamental busca analisar o comportamento humano nas organizações, a partir de uma análise individual do comportamento (teorias da motivação) e do indivíduo como membro de um grupo.
Gabarito: Certo
-