SóProvas


ID
1865638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo aos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.

Do ponto de vista terminológico, o conceito de homem econômico proposto pela escola clássica equivale ao conceito de homem social encontrado nos estudos propostos pelo movimento das relações humanas.


Alternativas
Comentários
  • Errado: Carlos Xavier (Estratégia Concursos) - A ideia do Homo Economicus: esse conceito estabelece que o
    homem é um animal “econômico”, ou seja, trabalha apenas em
    troca de recompensas financeiras para que possa viver a sua
    vida.

  • homo economicus: (administração científica) o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais para elevar a eficiência e baixar os custos opracionais.

    homem social: (relações humanas) As pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem.

    GESTÃO DE PESSOAS PARA CONRCURSOS - RIBAS, Andréia Lins e SALIM, Cassiano Ramalho - 3ª Edição

  • ERRADA!

     

    Visando sempre a melhoria da eficiência na execução das tarefas, Taylor fundamentou sua teoria em alguns elementos que veremos a seguir:

     

    Estudo de tempos e movimentos: As tarefas a serem executadas era minuciosamente estudadas a fim de verificar quais eram os movimentos necessários para sua execução, bem como qual era o tempo médio para realização dos mesmos. Movimentos que para nada serviam eram eliminados e os demais eram simplificados a fim de diminuir seu tempo de duração. Cada funcionário deveria seguir à risca a ordem e quantidade de movimentos previstos.

     

    Fadiga Humana: Taylor verificou que a execução de movimentos não necessários levavam o homem a um cansaço prematuro e, consequentemente, diminuição da produção. Em razão disso, tentava-se organizar as tarefas e do local de trabalho de maneira tal que exigisse menos esforços dos operários.

     

    Especialização do trabalhador: Buscou-se dividir o trabalho em pequenas tarefas. Cada trabalhador deveria executar somente uma atividade específica, tornando-se um especialista na execução da mesma.

     

    Cargos e tarefas: Tarefa é a atividade a ser realizada e cargo é o conjunto de tarefas. Dessa forma, os cargos eram criados levando-se em consideração as tarefas que necessariamente deveriam ser exercidas, buscando-se sempre a simplificação e especialização do trabalho.

     

    Incentivos por produção: Tendo definidas exatamente as tarefas a serem executadas e realizado o treinamento adequado com os funcionários, caso houvesse um incentivo financeiro ao trabalhador, o mesmo produziria mais e melhor.

     

    homo economicusOu homem econômico. Acredita-se que o homem haja, em seu ambiente de trabalho, não por gostar, mas sim pela recompensa financeira ou econômica.

     

    Local de trabalho: Verificou-se que não só as condições humanas eram relevantes para o aumento da eficiência. Elementos como equipamentos, localização das máquinas, iluminação, ventilação e outros referentes à estrutura física do local de trabalho, também exerciam influencia sobre o serviço prestado.

     

    Total padronização: Não só as tarefas deveriam ser unificadas. Havia preocupação, também, com a padronização das máquinas, ferramentas, matérias-primas etc.

     

    Supervisão: Taylor acreditava que não deveria haver somente um chefe central. As tarefas deveriam ser supervisionadas nas mais diversas áreas por pessoas especializadas naquela tarefa. Seguia-se da premissa que cada trabalhador deveria realizar a menor gama de funções possíveis, valendo essa regra também para os supervisores.

     

    http://www.estudoadministracao.com.br/ler/18-11-2014-abordagem-classica-idalberto-chiavenato-administracao-publica/

  • Pessoal, pelo material e Maximiano, 2009 está:

    homem economico-racional: ligado aos bens materiais($)

    homem social- ligado a aceitação dos colegas(grupo)

    erros favor notificar, para que eu possa corrigir meu erro.obrigada!

     

  • Do ponto de vista terminológico, o conceito de homem econômico proposto pela escola clássica equivale ao conceito de homem social encontrado nos estudos propostos pelo movimento das relações humanas. Na teoria sim, isso é válido, mas na prática...meu amigo se vc não tiver $$ vc não consegue fazer o social. kkkk O que a colega cita do Maximiano só se aplica na cabeça dele, pois a aceitação pelo grupo só é válido quando se tem algo a oferecer ao grupo. Se a pessoa não tem inteligência, talento, beleza, carisma, etc, mas tem $$$ com certeza terá uma galera querendo ser amigo de fulano!!! #administraçãomenosteoriamaisprática!!! 

  • ERRADO.

     

    O homo economicus (abordagem clássica da administração) traz a ideia que o trabalhador é motivado no trabalho apenas por sua remuneração. 

    O homem social (teoria humanista) traz a ideia que o trabalhador aumenta sua produtividade segundo seu relacionamento com o grupo (organização informal).

    Logo, não há relação absoluta entre os termos, nem na teoria tampouco na prática (por falar me prática, esqueça! O que você tem que levar para a prova são teorias, lembre-se que seu objetivo é passar e não fazer graduação em adminstração) como afirmou a colega Eliane. 

  • ERRADO

    Homem-economico = T Científica (e não T Classica)

    Homem-social = T. Rel Humanas

  • ERRADO

    Homem-economico = T Científica (e não T Classica)

    Homem-social = T. Rel Humanas

  • Cuidado com os comentários.

     

    lembrem-se que a escola clássica (Abordagem clássica) é dividida em: 1) Teoria científica; e 2) Teoria clássica.

    Portanto,

    Homem-econômico = Escola clássica (Mais precisamente, teoria científica)

    Homem Social = Teoria das Rel. Humanas.

     

    justificativa consistente encontra-se no comentário da colega "Gabarito Vitória".

     

    Gabarito: Errado

  • Errada

    Homus Economicus = Escola clássica ( Abordagem clássica ) - Administração científica( Taylor) e Teoria clássica ( Fayol)

    Homem Social= Teoria das relações humanas. 

  • GABARITO – ERRADO

    Homo Economicus - Para Taylor o homem não trabalhava por amor, mas tão somente por recompensas materiais, financeiras ou econômicas, ou ainda, como forma de evitar a fome, a miséria, ou para somente sobrevier e ganhar a vida.

    Dessa forma segundo Taylor os operários buscavam trabalhar lentamente de forma sistemática, para que os seus próprios interesses fossem defendidos, criando assim o conceito de vadiagem sistemática.

    Por sua vez  Escola Humanística da Administração surgiu apoiada em um novo conceito: Homo Social, segundo o qual o homem reage a estímulos simbólicos e sociais, fatores estes capazes de aumentar a sua produtividade.

    Dessa forma o conceito de Homem Econômico e de Homem Social, são conceitos totalmente antagônicos, deixando a questão errada.

  • Para mim o erro está na equivalência "Terminológica"

    O conceito de homem econômico está para a teoria clássica assim como o conceito de homem social está para a teoria das relações humanas. Ambos referem-se a aspectos motivacionais.

    Apenas minha opinião, não sei se está correta. Gostaria de ouvir de um Professor.

  • Questão ignorante. Examinador não sabe a diferença de conceito e terminologia.

    1. Terminologia é um conjunto determinado de vocábulos próprios de uma ciência, de uma arte, de um ofício ou de uma profissão, sendo estudo dos termos técnicos usados por exemplo em ciências especificas ou artes em geral.
    2. Conceito, substantivo masculino, é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade.

    Homem social e homem econômico são conceitos diferentes, mas ambos são termos técnicos com a mesma função terminológica dentro da mesma ciência. É como acontece com os conceitos de verdade formal e material no direito penal e civil por exemplo.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Escola Clássica.

    Diante disso, vamos a uma breve contextualização.

    Para Escola Clássica, mais especificamente na teoria da administração científica de Taylor, foi concebido o modelo de homem econômico, que deveria ser controlado e avaliado pelo trabalho padronizado, pois era motivado apenas por recompensas financeiras e econômicas, ou seja, único estimulo era dinheiro.

    Na Teoria Clássica, o homem era visto como “homem econômico", através de uma ideia mecanicista sobre o processo, mas essa visão foi alterada na Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo, que passou a ver o homem como “homem social".

    Homem social, ao contrário do homem econômico que se motivava exclusivamente por recompensas financeiras, é motivado por questões sociais, ou seja, o homem social tem como objetivo sanar suas necessidades sociais e de autoestima.

    Ante o exposto, a questão está errada, pois, do ponto de vista terminológico, o conceito de homem econômico proposto pela escola clássica não equivale ao conceito de homem social encontrado nos estudos propostos pelo movimento das relações humanas, sendo teorias opostas.


    Gabarito do Professor:  ERRADO.