-
Errado: Segundo Chiavenato (2011), as ciências comportamentais trouxeram
às ciências administrativas várias conclusões sobre a natureza e características
dos seres humanos:
1. O homem é um animal social dotado de necessidades;
2. O homem é um animal dotado de um sistema psíquico;
3. O homem tem capacidade de articular a linguagem com o
raciocínio abstrato;
4. O homem é um animal dotado de aptidão para aprender;
5. O comportamento humano é orientado para objetivos;
6. O homem caracteriza-se por um padrão dual de
comportamento: pode tanto cooperar quanto competir com os
outros.
-
sistema social aberto
-
A Abordagem Comportamental/Behaviorista tem como ênfase principal as pessoas, não o ambiente no qual está inserida (logo, não há que se falar em "sistema aberto" ou "sistema fechado", pois tais conceitos não são os focos aqui). A atenção é voltada à organização informal (conjunto de relações sociais não prevista em regulamentos e organogramas) e representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, porém dentro de um contexto organizacional mais amplo e dinâmico, rejeitando suas concepções anteriores ingênuas e românticas, e tendo como temas fundamentais, no que se refere às ciências do comportamento, o estudo da motivação, processo decisório e liderança.
Portanto, o foco de análise são sim os indivíduos e os grupos informais, porém a concepção de que a organização é um sistema social fechado não existe nesta abordagem (e existe na Teoria das Relações Humanas).
-
Comportamental sisters social aberto! Foco nas pessoas e ambiente! Analice nos grupos formais e informais!
-
Mas o que tem a ver com CLIMA? kkkkk
É cada classificação nesse QC...
-
Na abordagem comportamental, prevalece a concepção de que organização é um sistema social fechado (Errado) -> Aqui dá-se início ao sistema aberto. "Com a abordagem humanística,a teoria administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada nas tarefas ( pela administração científica) e na estrutura (pela teoria clássica) para ênfase nas pessoas que trabalham ou participam da organização. " Livro: Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, Ed. Manole, 3º edição, pág. 15.
no qual o foco de análise são os indivíduos e os grupos informais. (Certo). A Teoria das Relações Humanas teve como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores, o mérito de demonstrar a existência de líderes informais e verificaram que o comportamento dos indivíduos no trabalho não podem ser compreendidos sem considerar a organização informal.
Livro: Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, Ed. Manole, 3º edição, pág. 20.
Sai o homem economicus e entra o homem social, complexo, dotados de sentimentos,desejos e temores.
-
"Na abordagem comportamental, prevalece a concepção de que organização é um sistema social ABERTO no qual o foco de análise são os indivíduos e os grupos informais."
TANTO É ASSIM QUE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO UTILIZA O MODELO DE AVALIAÇÃO 360°, EM QUE ATÉ MESMO OS CLIENTES EXTERNOS PARTICIPAM DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO COMPORTAMENTAL.
GABARITO ERRADO
-
Na abordagem comportamental, prevalece a concepção de que organização é um sistema social aberto no qual o foco de análise são os indivíduos e os grupos informais.
-
Segundo Chiavenato (1987), a Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro das posições normativas e prescritas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.
-
Na abordagem comportamental, prevalece a concepção de que organização é um sistema social (aberto) no qual o foco de análise são os indivíduos e os grupos informais dentro das organizações.
-
A questão trata da abordagem DAS RELAÇÕES HUMANAS (e nao comportamental).
Ensina CHIAVENATO: " TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS – movimento eminentemente humanizador da teoria das organizações –, apesar de todas as críticas que fez à abordagem clássica, não se livrou da concepção da organização como um sistema fechado, já que sua abordagem também era voltada para o interior da organização. Nessa abordagem introvertida e introspectiva, a maior preocupação era o comportamento humano e o relacionamento informal e social dos participantes em grupos sociais que moldam e determinam o comportamento individual.
-
A visão de homem dominante nessa abordagem é a de homem administrativo, que é um ser racional que toma decisões quanto a sua participação ou não nas organizações, reagindo a incentivos mistos e tomando decisões satisfatórias, e não ótimas. Portanto, é um sistema social aberto. O foco é nas pessoas e ambiente e a abordagem é formal e informal.
-