-
Certo: s processos de capacitação, segundo Chiavenato (1999), referem-se a atividades da política de desenvolvimento de pessoas e envolve os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal, os quais incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento organizacional.
Para a maioria das organizações, o processo de capacitação está relacionado às atividades de treinamento, desenvolvimento e educação. Dessa forma, surge o primeiro ponto a ser esclarecido, qual seja, a diferença entre os três conceitos apresentados.
1.1 Conceitos
A aprendizagem humana pode dar-se por várias maneiras. Abbad, Mourão e Borges-Andrade (2004) esclarecem que, nas organizações, nem todas as situações que geram aprendizagem são ações formais de treinamento, desenvolvimento e educação. Nessa ação serão abordados, além desses três conceitos, outros envolvendo ações de indução de aprendizagem.
1.1.1 Informação
Informação, aqui entendida como uma forma de indução de aprendizagem, pode ser definida como módulos ou unidades organizados de conteúdo, disponibilizados em diferentes meios, com ênfase nas novas tecnologias da informação e da comunicação. O acesso à informação pode dar-se, por exemplo, por meio de portais corporativos, links, bibliotecas virtuais, boletins, folhetos e similares.
1.1.2 Instrução
A instrução pode ser definida como uma forma mais simples de estruturação de eventos de aprendizagem, que envolve definição de objetivos e aplicação de procedimentos instrucionais. É utilizada para a transmissão de conhecimentos, habilidades e atitudes simples, por intermédio de eventos de curta duração, como aulas e similares. Os materiais podem assumir a forma de cartilhas, manuais, roteiros etc., podendo, em alguns casos, serem autoinstrucionais.
1.1.3 Treinamento
Existem na literatura várias definições sobre treinamento, entretanto, observa-se que, embora sejam numerosas, apresentam grande coerência entre si.
O quadro seguinte sumariza algumas definições encontradas na literatura
-
Gabarito: Certo.
O treinamento faz parte do desenvolvimento das pessoas. Em outras palavras, o treinamento é um aspecto específico do desenvolvimento pessoal. E este, por sua vez, é um aspecto específico do desenvolvimento organizacional. (Chiavenato, I. Administração geral e pública. 4ª Ed. pg. 157)
-
De acordo com Goldstein (1980), a avaliação de necessidade de treinamento e desenvolvimento apresenta três níveis de análise: organizacional, tarefas e pessoal.
Logo, treinamento está de acordo com as tarefas - cargo -; desenvolvimento pessoal, com o pessoal e desenvolvimento organizacional relaciona-se com a organização.
-
Treinamento: Treinamento é o processo de desenvolver qualidades nos RH para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos.
Palavras-chaves: curto prazo; preparar um cargo; foco no cargo; objetivos organizacionais
Desenvolvimento Pessoal: são as experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional. O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e a orientação para o futuro do que o treinamento.
Palavras-chave: Longo prazo; objetivos individuais + organizacionais; preparar a pessoa para novos desafios/cargos; foco no indivíduo
Desenvolvimento organizacional: É um esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação organizacional, particularmente por meio de diagnóstico colaborativo e administrativo da cultura organizacional.
Palavras-chaves: longo prazo; Baseado na pesquisa e na ação : Aplica os conhecimentos das ciências comportamentais ; procurar mudar atitudes, valores e crenças da organização como um todo.
Todos esses pontos fazem o que denominamos de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoa.
CERTO
Bons estudos
-
certo!!!
são níveis de ação que ocorre o desenolvimento de RH na instituição:
Treinamento - > desenvolvimento pesoal - > desenvolvimento organizacional
é uma crescente!!!!
-
O treinamento é voltado para as tarefas e atividades atuais do funcionário. Dessa maneira, é focado no presente.
O desenvolvimento é focado no futuro. Assim, se preocupa com as habilidades e capacidades que serão exigidas dos funcionários futuramente.