SóProvas


ID
1865713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à elaboração, à análise e à avaliação de projetos, julgue o item a seguir.

Remanejar um subprojeto de um programa A para um programa B será uma prática de elaboração de projetos tecnicamente adequada caso a intenção do gestor do portfólio seja alcançar, mediante a coexistência dos referidos programas, um único objetivo organizacional.

Alternativas
Comentários
  • "Remanejar um subprojeto de um programa A para um programa B será uma prática de elaboração de projetos tecnicamente adequada"

    Remanejar um projeto para outro programa não é uma técnica de projeto nem de portfólio. 

  • Errei a questão,mas considerando:


      Programa / Program. Um grupo de projetos, subprogramas e atividades do programa relacionados e que são gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. (PMBOK 5)

     

    Acredito que o erro seja:

     

    Remanejar um subprojeto de um programa A para um programa B será uma prática de elaboração de projetos tecnicamente adequada caso a intenção do gestor do portfólio seja alcançar, mediante a coexistência dos referidos programas, um único objetivo organizacional. "mediante a coexistência dos referidos SUBPROJETOS" (pois são eles que coexistem para um único objetivo organizacional)

  • Discordo do gabarito, pois se os dois programas visam atingir um único objetivo organizacional, não há problema em remanejar os projetos entre os mesmos. Haveria problema se os dois programas visassem objetivos organizacionais diferentes.

  • Gerenciamento de protifólios acontecem no nível estratégico, já o gerenciamento de programas no nível tático e o de projetos no operacional. Veja a questão mistura tudo.

     

    questão: Remanejar um subprojeto de um programa A para um programa B será uma prática de elaboração de projetos tecnicamente adequada caso a intenção do gestor do portfólio seja alcançar...

  • Segundo o PMBOK (item 1.2.1), o relacionamento entre portfólios, programas e projetos é tal que um portfólio se refere a uma coleção de projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para o alcance de objetivos estratégicos.

  • O erro está em: "alcançar, mediante a coexistência dos referidos programas, um único objetivo organizacional" 

    Se o objetivo é único, então não poderia estar em mais de um programa.

    Vejam o que diz a página 09 do PMBOK 5:

    "Um programa é definido como um grupo de projetos, subprogramas e atividades de programa relacionados,
    gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles
    fossem gerenciados individualmente."

    "Os projetos dentro de um programa são relacionados entre si através do resultado comum ou da sua capacidade
    coletiva. Se o relacionamento entre os projetos for somente o de um cliente, fornecedor, tecnologia ou recurso
    compartilhado, o esforço deve ser gerenciado como um portfólio de projetos e não como um programa."

  • ERRADO

     

    De acordo com o PMBOK 5 ed., item 1.4.1 Gerenciamento de programas:

     

    Um programa é definido como um grupo de projetos, subprogramas e atividades de programa relacionados, gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

    [...]

    Os projetos dentro de um programa são relacionados entre si através do resultado comum ou da sua capacidade coletiva. Se o relacionamento entre os projetos for somente o de um cliente, fornecedor, tecnologia ou recurso compartilhado, o esforço deve ser gerenciado como um portfólio de projetos e não como um programa.

     

    Portanto, remanejar um subprojeto de um programa A para um programa B NÃO será uma prática adequada, uma vez que, inicialmente e por definição, os projetos são agrupados/reunidos em um programa quando são relacionados entre si e gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

     

    Além disso, esse procedimento não tem relação com uma “prática de elaboração de projetos” ou de gerenciamento do projeto, mas com o gerenciamento do portfólio, por tratar de questões mais amplas, envolver diferentes programas da organização. E se fosse em cada programa, do gerenciamento do programa específico.

  • Portfólio é como a sua carteira, programas são como as divisões em que você coloca os cartões nela e os cartões são os projetos propriamente ditos. Os subprojetos são as funções débito e crédito do seu cartão. 

     

    Se um gestor evidenciar que um subprojeto de um programa A está equivocadamente alocado, ele poderá movê-lo para o programa B caso constate que, por exemplo,  ele não possui plena utilidade onde se encontra, mas sim para onde será posicionado. Logo, não há que se falar em "único objetivo organizacional".  Até porque, alguém poderá notar que, mesmo o subprojeto estando interrelacionado ao projeto principal no qual originalmente estava, será mais vantajoso estando atrelado a outro projeto e, consequentemente, a outro programa, ainda que de objetivos distintos. 

     

    Logo, errado.