Diagrama, mapa e modelo são três níveis de “representação” de processos.
Estes três níveis de representação de processos diferem-se em níveis de abstração, informação, utilidade, precisão, complexidade, padronização de elementos do fluxo, evolução e amadurecimento do desenho proposto.
Link Útil: http://blog.iprocess.com.br/wp-content/uploads/2014/02/diagrama-mapa-modelo.jpg
O Diagrama é uma representação inicial do processo. Ele demonstra o fluxo básico focando as principais atividades. Não trata exceções ou falhas no processo.
O mapa é uma evolução do diagrama, acrescentado de atores, eventos, regras, resultados e um detalhamento do processo. Ampliada para uma visão mais detalhada, o mapa fornece informações de maior precisão do desenho do processo.
O modelo é a versão final da evolução do processo. Esta representação traz um alto grau de precisão e detalhamento do processo.
Fonte: http://blog.iprocess.com.br/2014/02/modelagem-de-processos-de-negocio-diferencas-entre-diagrama-mapa-e-modelo-de-processos/
Diagramas, mapas e modelos têm diferentes propósitos e aplicações. Na prática, diagrama, mapa e modelo são diferentes estágios do desenvolvimento, cada qual agregando mais informação e utilidade para entendimento, análise e desenho de processos.
Fonte: BPM CBOK, Versão 3.0, 1ª ed.