SóProvas


ID
1866052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os princípios do Código de Ética do Serviço Social

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta!!

  • Entendo que seja porque estes valores estejam relacionados, sendo a liberdade o valor ético central, a democracia o valor ético-político central

  • Sobre “A Nova Ética Profissional: Práxis e Princípios”, Paiva e Sales (2010) examinam, - (...) os princípios merecem aprofundamento em seus nexos teóricos e práticos. Salientamos que os onze princípios não podem ser analisados e tratados isoladamente, porque foram elaborados dentro de uma lógica que os articula. Então, não procede seccionar os princípios da democracia e cidadania, nem os da liberdade, do respeito à diversidade, ou do pluralismo, enfim todos eles. Isto porque os princípios que compõem o Código de Ética de 1993 têm coerência e encadeamento internos, complementando-se entre si, o que acrescenta dialeticamente a cada um novos sentidos e proposições.  Gabarito letra E.

  • Os princípios se correlacionam. Ao meu ver, não se pode, “respaldando-se” no princípio do pluralismo, nortear-se por meio de uma vertente teórica que prejudique o reconhecimento da liberdade como valor ético central, ou ainda defender fundamentos que garantem a restrição da cidadania, logo os princípios têm pesos diferenciados.

  • Incompreensível!!!!

     

  • Maria Vale e Fabiana Nogueira , pensa nos membros do corpo humano: cabeça, braço, pernas, pés, mãos, pescoço e por ai vai. Cada parte citada tem a sua função e seu objetivo,certo? Mas é impossível pensar na função destes fora do conjunto, diga-se corpo. Assim são os princípios do Código que regulamenta a nossa profissão, este peso referenciado na alternativa ,trata-se do valor que cada princípio  acrescenta.

    Agora ficou mais fácil né?! rsrsrs

     

    Bons estudos!!!!

  • galera tratando principio etico com ideia funcionalista, ta certo ...

  • naoo  entendii   naoo concordo

     

  • O Código de Ética do Assistente Social (Lei n. 8.662/1993) é uma das expressões do projeto ético-político desta profissão e apresenta embutido em seu texto sua direção social, ideológica e política, que confirma a opção desta profissão por um projeto que encontra-se associado a construção de uma nova sociedade que seja justa, igualitária, sem dominação e exploração. Assim, o Serviço Social afirmou seu compromisso com a defesa da democracia, dos direitos humanos e, por isso, com a luta dos trabalhadores e seus interesses. Deste modo, os princípios contidos neste Código de Ética não carecem de clareza quanto a sua direção social, pois afirmam isso sistematicamente; defendem a democracia mas não a cidadania liberal, pois esta última está ligada ao capital e a exploração de uma classe sobre a outra; não se embasam em valores da meritocracia; não são independentes entre si, estão articulados e possuem pesos diferentes. Nesse sentido, os princípios apresentados no Código estão inter-relacionados, são dependentes entre si para se concretizarem. Assim, possuem pesos diferenciados, visto que cada um possui sua importância e agrega um valor, e todos são necessários e complementam-se.


    RESPOSTA: E
  • Para mim, fica claro que há sim direcionamento ético político em nosso Código de Ética. Alguém entrou com recurso, tenho fé que sim rsrsrs

  • Já fiz essa questão umas cinco vezes, e errei todas.

  • Comom assim pesos diferentes? Então quer dizer que um princípio pode ser mais importante que o outro? Tô sem entender até agora...

  • A professora comentou mas não colocou referência. Eu quero a referência, quero saber qual autor escreveu isso

  • Gostaria de referências de autores que refletem essa questão tal como está posta no gabarito.

  • Os contatos realizados com profissionais que atuam nessa área permitem-nos supor que as características conservadoras predominantes no sistema judiciário,impõem grandes desafios para o Assistente Social implementar o projeto ético-político profissional e os instrumentos condizentes com este. Os limites e aspossibilidades de uma atuação envolta por princípios editados no Código de Ética(1993) acabam tendo pesos diferentes, impedindo, muitas vezes, que o profissionalsiga esta orientação, deixando-se influenciar pelas normas e regras prescritas noJudiciário. Resta investigar quais são as estratégias utilizadas para burlar essacondição e adotar posturas com base em valores consagrados pelo serviço social.Abre, assim, uma possibilidade de alterar as condições objetiva e subjetiva noprocesso de relações no cotidiano profissional, bem como o espaço de legitimidadeda profissão.

     

     

    Fonte: https://pt.scribd.com/document/62780066/A-INSTRUMENTALIDADE-DO-SERVICO-SOCIAL-NA-AREA

  • Para as próximas provas da Cespe, considerem sua doutrina de que os princípios possuem pesos diferentes rsrs

  • Fiquei estarrecida com essa questão....

  • quero o autor da questao por favor 

  • Nada a declarar diante de uma questão dessa !

     

  • deveria estar expresso no enunciado qual a fonte, pois essa ideia não é dominante... eles retiraram a ideia da questão de um ttexto sobre o sociojurídico... descolada do contexto, a ideia não procede... lamentável!!!

     

  • Os princípios do CE do Serviço Social ------->  têm pesos diferenciados.

     

    (resposta completa no comentario do Qconcurso)

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

    O Código de Ética do Assistente Social (Lei n. 8.662/1993) é uma das expressões do projeto ético-político desta profissão e apresenta embutido em seu texto sua direção social, ideológica e política, que confirma a opção desta profissão por um projeto que encontra-se associado a construção de uma nova sociedade que seja justa, igualitária, sem dominação e exploração. Assim, o Serviço Social afirmou seu compromisso com a defesa da democracia, dos direitos humanos e, por isso, com a luta dos trabalhadores e seus interesses. Deste modo, os princípios contidos neste Código de Ética não carecem de clareza quanto a sua direção social, pois afirmam isso sistematicamente; defendem a democracia mas não a cidadania liberal, pois esta última está ligada ao capital e a exploração de uma classe sobre a outra; não se embasam em valores da meritocracia; não são independentes entre si, estão articulados e possuem pesos diferentes. Nesse sentido, os princípios apresentados no Código estão inter-relacionados, são dependentes entre si para se concretizarem. Assim, possuem pesos diferenciados, visto que cada um possui sua importância e agrega um valor, e todos são necessários e complementam-se.


    RESPOSTA: E

  • Depois da quinta vez, acertei! Tenham fé! =D

  • COMO ASSIM?

  • Fiz a seguinte análise : Se o valor central do projeto ético-político é a LIBERDADE, isso por si, já tras valores diferenciados e pesos periféricos dos demais principios elencados.

     

    Gab. E

  • Sobre os onze princípios do atual Código de Ética do(a) Assistente Social, são importantes dois comentários. Um é que seus princípios não possuem o mesmo peso. Marcado pela defesa da liberdade e seu consequente compromisso com a justiça social derivam os outros princípios do Código. Por outro lado, se não possuem o mesmo peso, está clara a direção social deles. Assim, os princípios do Código de Ética — ao se referir, por exemplo, à cidadania e à democracia, conceitos controversos na teoria social — os coloca distantes da concepção liberal. Ou seja, os onze princípios não têm o mesmo peso, mas apresentam entre si um elo que os articula.

    NOTA DE RODAPÉ

    Considerações sobre atribuições e competências profissionais de assistentes sociais na atualidade.

    Maurílio Castro de Matos

  • Ao meu ver a questão deveria ser anulada, pois tem duas respostas ( D e E). Os princípios são, de fato, independentes entre si, como também possuem pesos diferenciados. A independência está relacionada ao fato de um princípio não estar submetido a outro para o seu cumprimento. Já a ideia de pesos diferenciados, demonstra que, o conjunto de princípios como direcionamento ético-político apresenta não uma hierarquia, mas maior relevância de um aspecto sobre o outro. A explicação da @Colecionadora de Sonhos explica perfeitamente. Na hora da prova, fica a polêmica, porém, um recurso bem fundamentado anularia essa questão, pois temos farta bibliografia no Seso para fundamentar a alternativa D.

  • Fiquei em dúvida entre "D" e "E" e com ctz erraria na prova. No mais, as explicações das colegas foram esclarecedoras, só tenho a agradecer.

    D - errado. Os princípios estão articulados pela lógica do próprio CEP, pois todos norteiam o trabalho profissional.

    E - certo.  Se a liberdade é central, os demais valores só podem ser perifericos - o que não significa que eles não têm sua importância.

    MAS OBSERVAÇÃO: Sem indicação de bibliografia é difícil responder, pq assim, eu penso que esse entendimento não é consenso. A própria Sylvia Terra fala que não existe hierarquia entre valores, que a numeração sequencial dos princípios se trata de mera correção formal (isso foi pontuado no próprio CEP). Mas é aquilo: marcar a menos errada, a que faz mais lógica no contexto da questão...