LAZER
É a cultura vivenciada no tempo disponível das obrigações profissionais, escolares, familiares, sociais e combinando os aspectos de tempo e atitude. É um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuem para mudanças de ordem moral e cultural. É portador de um duplo aspecto educativo: veículo e objeto de Educação. Possui fim em si mesmo.
As categorias do lazer são: físico, social, turística, intelectual e manual.
A
o lazer, embora seja considerado como um fenômeno cultural e apolítico, deve propiciar o desenvolvimento pessoal e social. Política.
B
o lazer deve, obrigatoriamente, se apresentar como portador de um aspecto educativo, isto é, além das possibilidades de descanso e divertimento, deverá propiciar o desenvolvimento cultural e esportivo. nem todo o ―tempo livre‖ (MARCELLINO, 2006) é um tempo de lazer, pois assumimos outras tarefas que podem não ser de trabalho, mas também não tem como fim último a satisfação e/ou o desenvolvimento pessoal e social.
C
o lazer não recebe influências da estrutura social vigente e, portanto, deve ser considerado como um fenômeno cultural e apolítico.
D
o lazer pode se apresentar como portador de um duplo aspecto educativo: veículo e objeto de educação. Assim, além das possibilidades de descanso e divertimento, pode propiciar o desenvolvimento pessoal e social.