SóProvas


ID
1866439
Banca
Itame
Órgão
Câmara Municipal de Inhumas - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Consideradas as funções essenciais à justiça descritas na Constituição Federal, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A.


    Art. 127, §1º, da CF/88:


    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.


  • Erro da alternativa B: a garantia da inamovibilidade é conferida a todos os membros do MP de forma expressa na CF, e não apenas aos procuradores.

     

    Gab LETRA A

  • LETRA A!

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL  - ARTIGO 127, § - 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

     

    Ao lados dos princípios institucionais expressamente contemplados no texto constitucional, parte da doutrina sustenta que a Constituição teria consagrado também o princípio do promotor natural.

     

     

    Marcelo Novelino

  • Gabarito: A

     

    UNIDADE ---> os integrantes do MP devem ser vistos como integrantes de uma única instituição, um único órgão, subordinados a uma única chefia, a um único Procurador-Geral.

     

    INDIVISIBILIDADE ---> permite que os integrantes do Ministério Público possam ser substituídos uns pelos outros ao longo do processo, desde que sejam da mesma carreira.

     

    INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL ---> pode ser entendida por meio de duas perspectivas, independência num plano externo ou orgânico (referindo-se ao Ministério Público enquanto ente), que determina que o MP não está sujeito a interferência de outro órgão ou Poder, e independência num plano interno (referindo-se a cada membro individualmente) e significa que esses se vinculam apenas às leis e às suas convicções.

     

    Fonte: Material Didático Alfacon

  • GABARITO = A

    PPPPMMMMM/SCCCCCCCCCCCCCCC

  • ENUNCIADO - Consideradas as funções essenciais à justiça descritas na CF, assinale a alternativa correta:

    V- A) São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    Conforme o art 127, § 1º, CF esses são de fato os princípios institucionais do Ministério Público.

    F - B) A garantia da inamovibilidade é conferida de forma expressa pela CF aos procuradores.

    A garantia da inamovibilidade é conferida de forma expressa a TODOS os membros do MP, e não apenas aos procuradores - art. 128, § 5º, I, b, CF.

    F - C) À defensoria pública incumbe a orientação jurídica e a defesa daqueles que não desejam pagar por um advogado.

    ... daqueles que não PODEM pagar por um advogado, a defensoria pública se destina aos necessitados! - art. 134, CF.

    F - D) É facultado aos membros do Ministério Público exercer atividade político-partidária.

    É VEDADO aos membros do MP exercer atividade político-partidária - art. 128, § 5º, II, e, CF.

  • A questão exige conhecimento acerca das funções essenciais à justiça e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Aplicação do art. 127, §1º, CF: § 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    b) A garantia da inamovibilidade é conferida de forma expressa pela CF aos procuradores.

    Errado. Se aplica a todos os membros, nos termos do art. 128, §5º, I, "b", CF: § 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: I - as seguintes garantias: b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;      

    c) À defensoria pública incumbe a orientação jurídica e a defesa daqueles que não desejam pagar por um advogado.

    Errado. Na verdade, a orientação jurídica e a defesa são daqueles que não podem pagar um advogado, nos termos do art. 134, CF: Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do  .  

    d) É facultado aos membros do Ministério Público exercer atividade político-partidária.

    Errado. Exatamente o oposto: é proibido, nos termos do art. 128, §5º, II, "e", CF: § 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: II - as seguintes vedações: e) exercer atividade político-partidária; 

    Gabarito: A