Modelo em cascata
Algumas vezes chamado de ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de sotware, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de: planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído.
Fonte: Pressman, Capítulo 2 - página 59
Modelo de componentes
[...] algumas vezes denominado engenharia de concorrete, possibilita à equipe de software representar elementos concorrentes e iterativos de qualquer um dos modelos de processos descritos neste capítulo. Por exemplo, a atividade de modelagem definida para o modelo espiral é realizado invocando uma ou mais das seguintes ações de engenharia de sofwtare: prototipagem, análise e projeto.
Fonte: Pressman, Capítulo 2 - página 67
Desenvolvimento evolucionário
Software, assim todos sistemas complexos, evolui ao longo do tempo. Conforme o desenvolvimento do projeto avança, as necessidades de negócio e de produto mudam frequentementem, tornando inadequeado seguir um planajamento em linha de um produto final.[...] Em situações como essa ou similares, faz-se necessário um modelo de processo que tenha sido projetado especificamente para desenvolver um produto que evolua ao longo do tempo. Modelos evolucionários são iterativos. Apresentam características que possibilitam desenvolver versões cada vez mais completa do software.[...] são apresentados dois modelos comuns em processos evolucionários. Prototipação e modelo Espiral
Fonte: Pressman, Capítulo 2 - página 62 (com adaptações)
Bons estudos;