SóProvas


ID
1867003
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em geral, os autores, ao se referirem ao conceito de grupo, partem da descrição do mesmo fenômeno social: a reunião de duas ou mais pessoas com um objetivo comum de ação. O que difere é a leitura que os mesmos fazem do processo de constituição do grupo e do entendimento da finalidade do mesmo. Relacione adequadamente as descrições grupais aos respectivos autores.

1. Kurt Lewin.

2. Olmsted.

3. Silvia Lane.

( ) A função do grupo é definir papéis, o que leva a definição da identidade social dos indivíduos e a garantir a sua reprodutividade social.

( ) O grupo pode ser entendido como uma pluralidade de indivíduos que estão em contato uns com os outros, que se consideram mutuamente e que estão conscientes de que têm algo significativamente importante em comum.

( ) A essência de um grupo não reside na similitude ou dissimilitude de seus membros, senão em sua interdependência. Um grupo pode ser caracterizado como um todo dinâmico; isto significa que uma mudança no estado de uma das partes modifica o estado de qualquer outra parte.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Silvia Lane: para a autora os grupos consistem em inter-relacionamentos de duas ou mais pessoas, exceto para casos onde o conceito é empregado de forma mais ampla, como quando ela se refere a classe social, sociedade, homens,  etc. para a autora, as caracteristicas pessoais são produzidas pelas relações grupais, na idetificação e diferenciacao, contribuindo tanto na formação da identidade como nos papeis sociais. para Lane a sociedade está estruturada em classes, sendo condição para a tomada de consciencia formação de grupos de semelhantes de modo a compreender os fenomenos sociais e reivindicar seus direitos, havendo necessidade de quebrar a reproducao de papeis sociais que reproduzem a condição dominador/ dominado.

     Olmsted: o grupo consiste  "uma pluralidade de indivíduos que estão em contato uns com os outros, que se consideram mutuamente e que estão conscientes que tem algo significativamente importante em comum".

    Lewin: A essência de um grupo não reside na similitude ou dissimilitude de seus membros, senão em sua interdependência. Um grupo pode ser caracterizado como um todo dinâmico; isto significa que uma mudança no estado de uma das partes modifica o estado de qualquer outra parte.