SóProvas


ID
1867021
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com os parâmetros para atuação de psicólogos na política de assistência social, o profissional de psicologia atuante nesta área deve estar em aprimoramento contínuo, que lhe possibilite o desenvolvimento de habilidades de análise e síntese, de aplicabilidade de conhecimentos na prática, de comunicação e de trabalho em equipe. Em relação às possibilidades de trabalho realizado pelo psicólogo nas comunidades com famílias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A questão da centralidade na família merece bastante atenção, pois pode representar substituição da ação pública pela priorização do espaço familiar.

( ) O sofrimento humano é ético e político, produzido por uma história de desigualdades e injustiças sociais, vivenciado pelo indivíduo, mas não é produto de processo histórico, político, social e econômico de exclusão, processo que deve ser resgatado nas práticas psicológicas.

( ) As ações com famílias visam a intervir em seu sofrimento produzindo uma intervenção complexa que integre a dimensão individual e social, a partir da análise da forma como se dão as relações entre indivíduos e/ou entre indivíduos e instituições, da construção de conhecimentos sobre a realidade e possibilidades de mudança.

( ) No trabalho com a comunidade, o psicólogo deve oferecer escuta qualificada das demandas. A partir das diferentes metodologias e abordagens de intervenção deve construir alianças, inventar espaços de transformação, ampliar a compreensão dos usuários de modo que possam encontrar formas de enfrentamento para as suas dificuldades e ser catalisador de experiências, contribuindo para a consolidação da cidadania e dignidade para as pessoas, famílias e comunidades.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • (v) A questão da centralidade na família merece bastante atenção, pois pode representar substituição da ação pública pela priorização do espaço familiar - a questão critica a matricialidade familiar enquanto diretriz da PNAS - a política não visa substituir a acao pública, contudo essa é uma vertende que tem sido discutida. Para mim, é claro de que não é um familismo. Ee a penas a necessidade de fortalecer a familia enquanto matriz do desenvolvimento do ser humano. eu colocaria errada, mas pode ser certa. Capsiosa a questão.

    (f) O sofrimento humano é ético e político, produzido por uma história de desigualdades e injustiças sociais, vivenciado pelo indivíduo, mas não é produto de processo histórico, político, social e econômico de exclusão, processo que deve ser resgatado nas práticas psicológicas.

    ( v) As ações com famílias visam a intervir em seu sofrimento produzindo uma intervenção complexa que integre a dimensão individual e social, a partir da análise da forma como se dão as relações entre indivíduos e/ou entre indivíduos e instituições, da construção de conhecimentos sobre a realidade e possibilidades de mudança.

    ( v) No trabalho com a comunidade, o psicólogo deve oferecer escuta qualificada das demandas. A partir das diferentes metodologias e abordagens de intervenção deve construir alianças, inventar espaços de transformação, ampliar a compreensão dos usuários de modo que possam encontrar formas de enfrentamento para as suas dificuldades e ser catalisador de experiências, contribuindo para a consolidação da cidadania e dignidade para as pessoas, famílias e comunidades.