SóProvas


ID
1867582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A topologia física de rede na qual um único nó principal realiza a interconexão entre todas as demais estações de trabalho secundárias é nomeada de topologia

Alternativas
Comentários
  • A topologia física pode ser representada de várias maneiras e descreve por onde os cabos passam e onde as estações, os nós, roteadores e gateways estão localizados. As mais utilizadas e conhecidas são as topologias do tipo estrela, barramento e anel.

     

    - Ponto a Ponto: A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.

    - Barramento: Esta topologia é bem comum e possui alto poder de expansão. Nela, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial.

    - Anel ou Ring: A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de "retardo de transmissão" (intervalo de tempo entre o início e chegada do sinal ao nó destino).

    - Estrela: A topologia em estrela utiliza um nó central (comutador ou switch) para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações. É esta unidade central que vai determinar a velocidade de transmissão, como também converter sinais transmitidos por protocolos diferentes. Neste tipo de topologia é comum acontecer o overhead localizado, já que uma máquina é acionada por vez, simulando um ponto-a-ponto.

    - Árvore: A topologia em árvore é basicamente uma série de barras interconectadas. É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si através de seus nós centrais. Esta topologia é muito utilizada na ligação de Hub's e repetidores.

    - Estrutura Mista ou Híbrida: A topologia híbrida é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais como as de anel, estrela, barra, entre outras, que possuem como características as ligações ponto a ponto e multiponto.

    - Grafo (Parcial): A topologia em grafo é uma mistura de várias topologias, e cada nó da rede contém uma rota alternativa que geralmente é usada em situações de falha ou congestionamento.  Traçada por nós, essas rotas têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.

     

    Fonte: http://www.infoescola.com/informatica/topologias-de-redes/

  • Gabarito: Letra B

    Topologia em Estrela - utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede.

  • Esse nó (conector central) pode ser um hub ou switch.

  • A questão se refere a topologia em estrela: Na qual o nó central poderá ser tanto um servidor de rede quanto equipamentos específicos que realizam essa conexão de rede como, por exemplo, um roteador ou um switch. Outra característica muito cobrada em prova é que esse tipo de topologia não perderá a conexão total da rede se um cabo for desconectado ou danificado.