SóProvas


ID
1867603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Abordagens qualitativas embasadas em equipes auxiliam na melhoria da estimativa e na obtenção de maior comprometimento da equipe nas estimativas emergentes. De acordo com o PMBOK, são exemplos de abordagem qualitativa

Alternativas
Comentários
  • Como gerente de projeto é vital pensar como os eventos futuros podem afetar o seu projeto, até mesmo inviabilizá-lo. Estes eventos podem ser positivos ou negativos, e somente a sua identificação vai permitir preparar e implementar planos para lidar com eles e assim desviar e fugir das ameaças e ser capaz de explorar as oportunidades que aparecerão.

    Mas como prever o futuro com algum grau de certeza? Isto é possível? É aqui que a técnica Delphi pode ajudar.

    A técnica Delphi é um método utilizado para estimar a probabilidade e o impacto de acontecimentos futuros e incertos. No Delphi, por exemplo, um grupo de peritos é consultado para auxiliar na identificação de riscos e suposições e premissas a eles associados, e cada um individualmente apresenta suas estimativas e premissas para um facilitador, que analisa os dados e emite um relatório de síntese.

    Na sequência, os membros do grupo discutem a analisam o relatório de síntese e individualmente apresentam novamente suas estimativas e premissas, agora atualizada e influenciada pela opinião dos demais participantes, para este processo continua até que todos os participantes cheguem a um consenso.

    http://www.trf5.jus.br/downloads/Artigo_23_Tecnica_Delphi_um_Guia_Passo_a_Passo.pdf

     

    Letra c

  • Não achei uma referência explícita de "abordagem qualitativa". Talvez a referência a Qualitativa seja o trecho sublinhado

    6.5.2.5 Técnicas de tomada de decisão em grupo
    Abordagens de equipe, tais como “brainstorming”, técnica Delphi ou técnica de grupo nominal são úteis para o engajamento dos membros da equipe a fim de melhorar a exatidão e o comprometimento com as estimativas emergentes. Ao envolver um grupo estruturado de pessoas que estão próximas da execução técnica do trabalho no processo de estimativa, são obtidas informações adicionais e estimativas mais precisas.
    Além disso, quando as pessoas estão envolvidas no processo de estimativa, o seu compromisso em alcançar as estimativas resultantes de tal processo aumenta.

    (PMBOK 5 pg 171)

  • brainstorming e a técnica Delphi sao ferramentas de pesquisa qualitativas enquanto que as outras alternativas apresentam ferramentas quantitativas.

  • Análise Qualitativa: trata opiniões, interação com pessoas.

    Análise Quantitativa: trata informações, interação com dados.

  • Para responder essa questão tive que saber:

    Existem dois tipos de pesquisas que podem ser realizadas: pesquisa qualitativa, e pesquisa Quantitativa.

    1 - Pesquisa Qualitativa - tem por objetivo estudar o comportamento ou caracteristica de um grupo de indivíduos, não se preocupando necessariamente com dados numéricos. Alguns instrumenos que podem ser usados são: questionários. Exemplo: uma empresa que deseja saber o que o seu público-alvo pensa a respeito da qualidade de seus produtos. Nesse caso escolhe alguns indivíduos e aplica-se um questionário.

    2 - Pesquisa Qualitativa - tem por objetivo estudar também o comportamento ou característica de um grupo de indivíduos, só que se preocupando com dados numéricos (estatísticos), úteis para tomada de decisões. Exemplo de uso é saber a quantidade de usuário que estão utilizando o sistema operacional X.

    O brainstorm é uma técnica qualitativa, uma vez que a exposição de ideias dos membros participantes de reuniões tem a intenção de prover uma solução para um problema, não se preocupando necessariamente com dados estatísticos e númericos. O método Delphin também é qualitativa, uma vez o grupo de especialistas se reunirão para obter conseso sobre algo (exemplo: riscos).

     

  • Gab. C

     

    Técnica Delphi: é uma técnica usada no gerenciamento de riscos que serve para se buscar um consenso entre especialistas em uma determinada área. Ela é especialmente útil para que especialistas gerem ideias sobre os riscos enfrentados, no rocesso de identificação de riscos. Eles de maneira anônima, respondendo questões sobre alguns pontos do projeto. Essas respostas são resumidas e redistribuídas para que os especialistas façam novos comentários. Este processo é repetido por algumas rodadas até que seja alcançado um consenso, reduzindo a parcialidade que decorre da influência indevida de algum dos especialistas. (Ferramenta qualitativa, pelo grau de subjetividade)

     

    Brainstorming: é uma técnica que consiste na geração de ideias pelos participantes para que possam ser anotadas e organizadas posteriormente. É muito útil para a identificação de riscos e geração de ideias. Pode ser feita de forma livre ou estruturada. 

     

    Prof. Carlos Xavier

    Estratpegia Concursos.

  • Técnica Delphi:

     - Método para estruturar um processo de comunicação em grupo a fim de lidar com um problema complexo.

     - É uma técnica de pesquisa QUALITATIVA que busca um consenso de opiniões de um grupo de especialistas a respeito de eventos futuros.

     - Trata‐se de um questionário interativo, que circula repetidas vezes por um grupo de peritos, preservando‐se o anonimato das respostas individuais.

     

    Isto é feito estabelecendo três condições básicas:

     ---> O anonimato dos respondentes

     ---> A representação estatística da distribuição dos resultados

     ---> O retorno (feedback) de respostas do grupo para reavaliação nas rodadas subsequentes

     

    Fonte: http://lillian.alvarestech.com/Planejamento/Modulo3/Aula37Tecnicas.pdf

  • tudo que é paramétrico é quantitativo

  • Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade: Um conjunto de ferramentas usadas para definir os requisitos de qualidade e planejar atividades eficazes do gerenciamento de qualidade. Elas incluem, entre outras: brainstorming, análise de campo de força, técnicas de grupo nominal e ferramentas de gerenciamento e controle da qualidade.

     

    Abordagens de equipe, tais como “brainstorming”, técnica Delphi ou técnica de grupo nominal são úteis para o engajamento dos membros da equipe a fim de melhorar a exatidão e o comprometimento com as estimativas emergentes. Ao envolver um grupo estruturado de pessoas que estão próximas da execução técnica do trabalho no processo de estimativa, são obtidas informações adicionais e estimativas mais precisas. Além disso, quando as pessoas estão envolvidas no processo de estimativa, o seu compromisso em alcançar as estimativas resultantes de tal processo aumenta.

     

    Brainstorming: Uma técnica geral de coleta de dados e exercício de criatividade que pode ser usada para identificar riscos, ideias ou soluções para problemas usando um grupo de membros da equipe ou especialistas no assunto. Para prolongar o processo de criação de novas ideias e do desencorajamento de decisões prematuras. Uma técnica usada para gerar e coletar múltiplas ideias relacionadas aos requisitos do projeto e do produto. Embora o brainstorming por si não inclua a votação ou priorização, muitas vezes ele é usado junto com outras técnicas de criatividade em grupo que as incluem.

     

    Técnica de grupo nominal: Essa técnica amplia o brainstorming adicionando um processo de votação para ordenar as melhores ideias e as levando para um brainstorming adicional ou priorização. Essa técnica é usada para permitir que as idéias passem pelo brainstorming em pequenos grupos e depois sejam analisadas por um grupo maior.

     

    Análise do campo de força: Esses são diagramas das forças a favor e contra a mudança.

     

    Ferramentas de gerenciamento e controle da qualidade: Essas ferramentas são usadas para conectar e sequenciar as atividades identificadas

     

    Técnica Delphi: é usada na análise de riscos de um projeto para coleta de informações e é uma maneira de obter um consenso de especialistas. Os especialistas em riscos do projeto participam anonimamente nessa técnica. O facilitador usa um questionário para solicitar ideias sobre riscos importantes do projeto. As respostas são resumidas e redistribuídas aos especialistas para comentários adicionais. O consenso pode ser obtido após algumas rodadas desse processo. Ajuda a reduzir a parcialidade nos dados e evita que alguém possa influenciar indevidamente o resultado.

     

    - PMBOK 5A EDIÇÃO

  • O comentário do Israel Santos sintetiza o embasamento para a resposta da questão. 

  • Delphi saiu do PMBOK V6, possivelmente por estar meio ultrapassado!

  • Não ná no PMBOK5 o braimstorming e delphi como técnica qualitativa explícita, da forma que a questão coloca. Porém, sabendo o que o Israel Santos colocou, que a Análise Qualitativa de trata opiniões, interação com pessoas; e a Análise Quantitativa: trata informações, interação com dados, e sabendo os conceitos de brainstorm, onde se tem a interação de pessoas em uma reunião onde acorre literalmente uma tempestade de ideias entre os participantes, e que o método Delphin ocorre por meio de interação dos participantes via questionário para se atingir um consenso, dá pra qualifica-las como qualitativas e matar a qestão.