-
Em relação a alternativa E:
Saídas do processo Validar o Escopo (Monitoramento e Controle)
5.5.3.2 Solicitações de mudança
As entregas concluídas que não foram formalmente aceitas são documentadas, juntamente com as razões para a sua rejeição. Essas entregas podem exigir uma solicitação de mudança visando o reparo de defeitos. As solicitações de mudança são processadas para revisão e distribuição no processo Realizar o controle integrado de mudanças (Seção 4.5)
O único erro que consigo ver é o nome do processo, que o Cespe chamou de "Verificar e Validar O Escopo" quando no PMBOK 5 edição o processo recebe apenas o nome de "Validar o escopo" (no PMBOK 4 edição o nome era "Verificar o Escopo").
Fonte: PMBOK, 5 ed.
-
Daniel,
Quanto à alternativa E, creio que tenha sido considerada errada, pois alterações nas linhas de base do escopo são resultado do processo "Controlar escopo", segundo o PMBOK 5ª Ed.
"Controlar o escopo é o processo de monitoramento do progresso do escopo do projeto e do escopo do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo."
Fonte: PMBOK 5ª Ed, p. 136.
-
Segundo o PMBOK 5 (pág.95), uma das saídas do processo Planejar o Gerenciametno do Escopo é o Plano de Gerenciamento de Escopo que é um componente do Plano de Gerenciamento do Projeto.
-
Acho que o erro da letra E foi o termo "base de referência" ao invés de "linha de base".
-
Não vejo sentido em alterar a linha de base de escopo verificando ou validando o escopo. Até porque se eu achar alguma coisa errada é porque eu fiz de uma forma diferente da que foi planejada no escopo.. então a linha de base de escopo está certa e não precisaria ser modificada.
-
GAB:B
PMBOK5
A) Os processos de gestão de escopo devem ser desenvolvidos na seguinte sequência: criar a estrutura de trabalho desmembrada ou WBS (work breakdown structure); planejar o escopo; coletar requisitos; validar escopo; definir escopo; controlar escopo
Apesar dos processos terem influência e determinar mudança um no outro, creio que a primeira providência,no escopo, seja planejar o gerenciamento do escopo(5.1). Criar a EAP(5.4), apesar dela também fazer entregas para reavaliar o planejamento do escopo,inicialmente tem que ter o planejamento bruto.
B) O plano de gestão do escopo é parte do plano de gestão do projeto.
O plano de gestão do projeto(4.2) é o grande plano, e deve ser o primeiro processo do grupo de PLANEJAMENTO a ser criado(logo após"Desenvolver o termo de abertura do projeto(4.1)" e do "Identificar as partes interessadas(13.1)", estes dois que estão no grupo INICIAÇÃO ), portanto os outros planejamentos das áreas de conhecimentos são parte deste "plano maior".
C) O controle do escopo do projeto é um processo autônomo que dispensa ajustes no tempo, custos e recursos.
Alternativa absurda... não há processo autônomo, todo processo há entradas e saídas, na qual a saída de um serve de entrada para um outro processo(são 47 processos). O Controle do escopo (5.6) está inserido no grupo MONITORAMENTE E CONTROLE. Outra observação é a respeito do triângulo de ferro "triângulo da restrição do PMBOK3" que pregava que o ESCOPO, o TEMPO e o CUSTO eram estritamente ligados e interferiam na qualidade e um no outro. então essa proposição foi bem na ferida. Hoje no PMBOK5, fala-se me Equilíbrio das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam, a: Escopo, Qualidade, Cronograma, Orçamento, Recursos, e Riscos.(PMBOK5. PAG 6)
D) O escopo é derivado do processo de estimativa de recursos por atividades.
Ao contrário... é a partir EAP(5.4) que vamos estimar os recursos por atividade(7.2)
E) A verificação e a validação do escopo podem resultar em requisição de mudança na base de referência (baseline) de escopo.
Validar o escopo(5.5) está no grupo MONITORAMENTE E CONTROLE. É normal a execução sair "um pouco" diferente da definição inicial do escopo(5.3), afinal a definição do escopo(5.3) é uma projeção 'planejada' para ser o padrão. Quando este desvio acontecer o processo Controlar o escopo(5.6) deve corrigir algum processo da EXECUÇÃO, para adequar a execução ao que foi planejado (escopo(5.3)), ou mudar definição do escopo(5.3).
"A linha de base do escopo é a versão aprovada de uma especificação de escopo do projeto, de uma estrutura analítica do projeto (EAP) e seu dicionário da EAP associado, que só pode ser mudada através de procedimentos de controle formais, e é usada como uma base de comparação." (PMBOK5, PÁGINA 130)
-
Tudo que é PLANO + LINHA DE BASE faz parte do plano de gerenciamento
[11] O registro de riscos e o registro das partes interessadas são documentos importantes gerados ao longo dos processos de planejamento e, portanto, fazem parte do plano de gerenciamento do projeto.
Errada → documentos do projeto
[12] Estimativas de custo fazem parte do plano de gerenciamento de custos.
Errada
A EAP e seu dicionário compõem a linha de base do escopo e, portanto, fazem parte do plano de gerenciamento do projeto.
certa
-
essa matéria saiu direto da cabeça do capiroto =O
-
Acretido que o erro da letra A) está em afirmar que deve sequir a sequência: criar a estrutura de trabalho desmembrada ou WBS (work breakdown structure); planejar o escopo; coletar requisitos; validar escopo; definir escopo; controlar escopo.
Ao meu ver misturou as atividades que ocorrem no planejamento com as do monitoramente e controle. Esse é meu ponto de vista. ;-)
O PMBOK organiza assim:
5.1 Planejar o gerenciamento do escopo—O processo de criar um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como tal escopo será definido, validado e controlado. (PLANEJAMENTO)
5.2 Coletar os requisitos—O processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas a fim de atender aos objetivos do projeto. (PLANEJAMENTO)
5.3 Definir o escopo—O processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. (PLANEJAMENTO)
5.4 Criar a EAP—O processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes
menores e mais facilmente gerenciáveis. (PLANEJAMENTO)
5.5 Validar o escopo— O processo de formalização da aceitação das entregas concluídas do projeto. (MONITORAMENTO E CONTROLE)
5.6 Controlar o escopo—O processo de monitoramento do andamento do escopo do projeto e do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo. (MONITORAMENTO E CONTROLE)
Fonte: pmbok 5º ed. pag 105.
Go ahead every time!!!
-
ESCOPO: PLANEJAR > COLETAR REQUISITOS > DEFINIR > CRIAR A ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROCESSO (EAP) > VALIDAR > CONTROLAR
(resumindo, pra decorar, o comentário muito bom do colega Marcelo Rebouças, obrigada!)
-
Eu acertei essa questão porque pensei assim: Plano de gestão do escopo está na fase de Planejamento? Sim, então o item B tá certo.
Processos da área de conhecimento Escopo na fase de Planejamento:
1. Planejar o Gerenciamento do Escopo
.2. Coletar os requisitos
.3. Definir o escopo
.4. Criar a EAP
-
O único erro que eu consegui identificar na alternativa E) foi a tradução do termo baseline