JSE
O JSE (Java Standard Edition) é o ambiente de desenvolvimento mais utilizado. Isso porque seu uso é voltado a PCs e servidores, onde há bem mais necessidade de aplicações. Além disso, pode-se dizer que essa é a plataforma principal, já que, de uma forma ou de outra, o JEE e o JME tem sua base aqui. Pode-se dizer também que esses ambientes de desenvolvimento são versões aprimoradas do JSE para as aplicações a que se propõem.
Por ser a plataforma mais abrangente do Java, o JSE é a mais indicada para quem quer aprender a linguagem.
JEE
O JEE (Java Enterprise Edition) é a plataforma Java voltada para redes, internet, intranets e afins. Assim, ela contém bibliotecas especialmente desenvolvidas para o acesso a servidores, a sistemas de e-mail, a banco de dados, etc. Por essas características, o JEE foi desenvolvido para suportar uma grande quantidade de usuários simultâneos.
A plataforma JEE contém uma série de especificações, cada uma com funcionalidades distintas. Entre elas, tem-se:
- JDBC (Java Database Connectivity), utilizado no acesso a banco de dados;
- JSP (Java Server Pages), um tipo de servidor Web. Grossamente falando, servidores Web são as aplicações que permitem a você acessar um site na internet;
- Servlets, para o desenvolvimento de aplicações Web, isto é, esse recurso "estende" o funcionamento dos servidores Web, permitindo a geração de conteúdo dinâmico nos sites.
JME
O JME (Java Micro Edition) é o ambiente de desenvolvimento para dispositivos móveis ou portáteis, como telefones celulares e palmtops. Como a linguagem Java já era conhecida e a adaptação ao JME não é complicada, logo surgiram diversos tipos de aplicativos para tais dispositivos, como jogos e agendas eletrônicas. As empresas saíram ganhando com isso porque, desde que seus dispositivos tenham uma JVM (Java Virtual Machine - Máquina Virtual Java), é possível, com poucas modificações, implementar os aplicativos em qualquer aparelho, sendo o único limite a capacidade do hardware.
Fonte: http://www.infowester.com/versoesjava.php