-
a) Os objetos criados em uma classe do tipo persistente são destruídos, ao passo que os criados em uma classe do tipo transiente são preservados fisicamente.
ERRADA. Os conceitos foram trocados. Transiente = destruídos, não persistem. Persistente = preservados fisicamente.
b) As tarefas, as funções ou os serviços disponíveis no sistema são representados por casos de uso, cujo comportamento deve ser documentado.
CORRETA
c) Os diagramas da UML fornecem múltiplas visões do sistema a ser modelado, sendo necessário para a sua compreensão utilizar todos os diagramas.
ERRADA. Nem sempre um sistema precisa de todos os diagramas.
d) O diagrama de caso de uso, necessariamente formal e pouco abstrato, deve ser adotado apenas no início da modelagem do sistema.
ERRADA. O diagrama de caso de uso pode ser mais abstrato no início do desenvolvimento, devido a pouco conhecimento do sistema. Porém, como qualquer diagrama, vai evoluindo durante o desenvolvimento.
e) As associações do tipo especialização e generalização são utilizadas especificamente entre casos de uso com características semelhantes.
ERRADA.
Somente a generalização é utilizada para caso de uso com características semelhantes.
-
Letra a) não precisava saber nada de UML!
-
Referente a alternativa b, também existe o diagrama de estrutura que descreve a colaboração interna de classes, interfaces ou componentes para especificar uma funcionalidade da aplicação. Não são apenas os casos de uso usados para descrever uma funcionalidade. Porém isso não invalida a alternativa porque a palavra "exclusivamente" não foi usada.
-
2017
O modelo de casos de uso representa uma visão funcional do sistema, incluindo-se todas as funções, os processos funcionais e os atores do sistema.
errada
-
e) As associações do tipo especialização e generalização são utilizadas especificamente entre casos de uso com características semelhantes.
Generalização/especialização em UC são usados exclusivamente entre ATORES. As únicas associações possíveis em Casos de Uso são o include e extend.
-
existe especialização e generalização entre casos de uso sim, e se não tivessem características semelhantes como que seria uma especialização, se fosse tudo diferente... não entendo o que está errado na E
-
A Letra E está quase toda certa. O único erro está no advébio ESPECIFICAMENTE. Acabou dizendo que só pode ter Generalização/ Especialização entre CASOS DE USO, mas sabemos que pode acontecer entre ATORES também!
Também não há isso de ser só generalização, pois o caso de uso Pai é a generalização dos seus filhos que são especializações daquele.
Bons estudos.
-
Quem não tem acesso: - -> B