SóProvas


ID
1867654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma arquitetura muito comum em ambiente web é o modelo de três camadas. A camada intermediária

Alternativas
Comentários
  • Essa arquitetura fornece uma maneira de dividir as funcionalidades envolvidas na manutenção e apresentação de uma aplicação. Foi desenvolvida com objetivo de mapear as tarefas de entrada, processamento e saída para o modelo de interação com o usuário, assim sendo mais fácil mapear os conceitos no domínio de aplicações.


    As camadas são:


    Camada de Apresentação: tem como função exibir as informações. Usada para receber as entradas e apresentar o resultado, ou seja, é a interface com o usuário.


    Camada de Regra de Negócio: responsável por controlar todo o fluxo de informação. Intermediária entre a camada de apresentação e acesso a dados. Nesta camada é executada a regra de negócio (inteligência do sistema).


    Camada de Acesso a Dados: é responsável pela persistência e acesso aos dados da aplicação.


    Fonte: http://outratecno.blogspot.com.br/2013/03/arquitetura-em-3-camadas.html

  • Camada de Apresentação/Interface Gráfica/servidor Web - User Interface (UI).
      -->Esta relacionado a parte apresentação. (Lado Cliente)
      --> Interface do Utilizador, que exibe os dados para utilizador ou aceita inputs do utilizador.

     

    Camada Lógica do Negócio/Aplicação/Servidor de Aplicação -  Business Logic Layer (BLL) (Centralizado no Servidor de Aplicação) (Lado Servidor)
      --> Validação e aceitação dos dados antes de armazenar no BD (camada de Acesso a Dados), processamentos, cálculos e todas as outras operações específicas do negócio/aplicação.

     

    Camada de Acesso a Dados/Servidor BD - Data Acess Layer (DAL). (Lado Servidor)
      --> Simples operações de leitura e escrita de dados no BD ou em qualquer outro sistema de armazenamento. É responsável pela persistência.

  • A arquitetura Modelo-Visão-Controlador(MVC, Model-View-Controller) é uma de vários modelos de infraestrutura sugeridos para WebApps 
    que separam a interface do usuário da funcionalidade e do conteúdo de informações de uma WebApp.

    O modelo(algumas vezes conhecido como “objeto--modelo”) contém todo o conteúdo e a lógica de processamento específicos à aplicação, inclusive todos os objetos de conteúdo, acesso a fontes de dados/informações externas e toda a funcionalidade de processamento específica para a aplicação.

    A visão contém todas as funções específicas à interface e possibilita a apresentação do conteúdo e lógica de processamento, inclusive todos os objetos de conteúdo, acesso a fontes de dados/informações externas e toda a funcionalidade de processamento exigida pelo usuário.

    O controlador gerencia o acesso ao modelo e à visão e coordena o fluxo de dados entre eles. Em uma WebApp, “a visão é atualizada pelo controlador com dados do modelo baseados nas informações fornecidas pelos usuários .

     

    Engenharia de Software - Uma abordagem Profissional 8ª Edição , pag 384.