A arquitetura evolucionária e o design emergente lida com uma variedade
de tópicos relacionados à arquitetura evolucionária, incluindo a
distinção importante entre design e arquitetura (e como mencioná-los
separadamente), alguns problemas que surgem quando se cria arquitetura
em nível corporativo e a diferença entre a tipificação estática além da
dinâmica em arquiteturas orientadas a serviço.
Primeiro, muitas definições de arquitetura existem no mundo do software (para o bem ou para o mal), embora o design emergente
atualmente desfrute de menos fama. Segundo, muitas das preocupações em design têm soluções concretas menos contextualizadas. A arquitetura sempre envolve muito acoplamento com a infraestrutura física e lógica das organizações, o que torna muito mais difícil falar disso isoladamente.
Segundo Martin Fowler: Arquitetura é aquela coisa que é difícil de mudar depois. E deve existir o mínimo possível dessa coisa.
Os elementos de design ficam acima da arquitetura, sendo mais fundamentais, os elementos de arquitetura são mais difíceis de mover e substituir porque será preciso mover todas as coisas que estão acima deles para acomodar as mudanças.
Essa distinção facilita a identificação do design em comparação com a arquitetura. Por exemplo, a estrutura da Web usada é um
elemento de arquitetura difícil de substituir. Entretanto, nessa estrutura da Web, é possível usar diferentes padrões de design para
expressar metas específicas, o que sugere que a maioria dos padrões de design formais de fato faz parte do design em vez da arquitetura.
A conclusão para a definição de arquitetura de Fowler é que você deve construir os elementos de arquitetura para que sejam mais fáceis de substituir caso seja realmente necessário.
Fonte: http://imasters.com.br/artigo/18469/arquitetura-da-informacao/arquitetura-evolucionaria-e-design-emergente-consideracoes-e-tecnicas-para-arquitetura-agil/