As principais características dos serviços Web são:
- Baseado em XML: usado para representar os dados. Como transporte de dados, XML (eXtensible Markup Language) [4] elimina qualquer dependência com rede e sistema operacional.
- Fracamente acoplado: a interface de um serviço Web pode mudar durante o tempo sem comprometer a habilidade do cliente de interagir com o serviço.
- Granularidade grossa: provê uma maneira natural de definir serviços de granularidade grossa que acessam a quantidade correta de lógica de negócio.
- Chamadas síncronas e assíncronas: um cliente pode invocá-lo de forma síncrona e assíncrona. Possibilitar chamadas assíncronas é a chave para permitir sistemas fracamente acoplados.
Os serviços Web são descritos e acessados utilizando uma notação padronizada de XML que cobre todos os detalhes necessários para interagir com o serviço, descrevendo as funcionalidades, a localização, o modo de invocação e os protocolos utilizados para isso. O tripé XML que mantém a arquitetura de implementação dos serviços Web está focada em três elementos:
- WSDL (Web Service Description Language): um formato XML que permite que os serviços sejam descritos.
- SOAP (Simple Object Access Protocol): protocolo para comunicação que encapsula os dados transferidos no formato XML.
- UDDI (Universal Description, Discovery, and Integration): um catálogo de serviços para publicar e descobrir metadados sobre serviços Web, permitindo que aplicações descubramnos tanto em tempo de projeto quanto de execução.
Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/anexos/guia-de-orientacao-para-implementacao-de-web-services/