SóProvas


ID
1867888
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São disfunções da cultura organizacional, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Os reforçadores de culturas de Torquato

    Segundo Torquato (1992), há quatro tipos de reforçadores de culturas dentro das organizações. São eles:

    • Aspectos históricos: experiência de longos anos da empresa que pesa sobre a comunidade, os costumes e a ordem conservadora. Essa experiência, de alguma maneira, inibe o avanço das mudanças.

    • Natureza técnica da empresa: produtos e serviços que ela produz.

    • Gestão da organização: este modelo é representado pelos tipos autocrático e democrático, sendo que o autocrático estabelece a cultura normativa, hermética, em que a hierarquia é levada às últimas consequências. O democrático pressupõe a ideia de participação, desbloqueando canais formais, abrindo fluxos, incentivando a criatividade e impulsionando a comunidade para as mudanças.

    • Osmose geográfica: caracteriza-se por uma interpenetração de culturas, por conta da proximidade das empresas, por se localizarem na mesma região em que as comunidades costumam incorporar comportamentos semelhantes.

    2.7 Subcultura e contracultura

    Além dos conceitos de cultura já apresentados, é necessário compreender dois outros conceitos ligados à cultura organizacional, à subcultura e à contracultura.

    • Subcultura: segundo Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004), a subcultura pode ser definida como um grupo de pessoas com padrões especiais e peculiares e valores que não representam ameaça para os demais valores dominantes da organização. Ou seja, apesar de existir uma cultura dominante, dentro das organizações é possível encontrar culturas menores e com alguns aspectos diferenciados.

    • Contracultura: referem-se a práticas e manifestações dentro da organização, que vão de encontro à cultura geral e dominante da organização, em forma de manifestações ou comportamentos contrários ao costume.

    2.8 Socialização

    Para Maximiano (2007), a socialização de um novo funcionário é uma maneira de passar a cultura organizacional. Os recém-chegados são, de forma sutil ou coercitiva, aculturados e apresentados para os elementos culturais da organização, aprendendo os símbolos, formas de agir, comportamentos esperados e outros elementos importantes.

  • Gabarito letra A. Facilidade de entender e absorver mudanças ambientais é uma vantagem que pode-se identificar na cultura de determinadas organizações. Todas as demais opções são desvantagens. 

    A cultura organizacional pode ser fraca ou forte. Geralmente, essa definição varia em função da maior ou menor disponibilidade e adaptação a mudanças apresentadas pelas organizações. Culturas mais fortes tendem a ser mais perenes, menos mutáveis e menos adaptáveis.

     


    (*)fonte:facebook.com/admfederal

  • O conceito de cultura organizacional diferente do próprio termo "cultura" em si, possui um sentido mais antropológico, explorando o lado humano de uma organização, a qual possui práticas, símbolos, valores, comportamentos, hábitos, políticas, crenças e princípios interagindo como um todo. A cultura organizacional tem como principal finalidade orientar os membros de uma organização, como se fosse um tipo especial de diretriz ou preceito que irá direcionar o comportamento das pessoas e suas atividades.


    http://www.portal-administracao.com/2014/10/cultura-organizacional-conceito-aspectos.html

  • Bastaria saber que a palavra disfunção é algo ruim. Lembra das disfunções da burocracia ?! É extamente isso.

  • A

    Facilidade de entender e absorver as mudanças ambientais faz a organização ser mais coesa e competitiva, não sendo uma disfunção (ruim a ela).

  • De tão fácil achei que tinha alguma pegadinha. rsrs

  • Complementando...
     

    Conforme CARLOS XAVIER:
     

    VANTAGENS:

     Uma cultura forte tende a evitar o surgimento de problemas internos, reduzindo o nível de conflitos;

     Uma cultura forte desenvolve uma imagem clara sobre a organização;

     Uma cultura forte proporciona um senso de identidade aos membros de uma organização.

     A cultura demarca claramente as diferenças entre diferentes organizações.

     Uma cultura forte possibilita melhor controle pela gestão;

     Uma cultura adaptativa permite uma melhor adaptação da organização ao meio;

     Uma cultura forte favorece o comprometimento dos colaboradores com a organização.


    DESVANTAGENS:

     Uma cultura forte pode dificultar os processos de mudança e adaptação da organização, fazendo com que as pessoas não aceitem bem os processos de mudança;

     Uma cultura forte pode dificultar a aceitação da diversidade na organização.

  • e da Esaf ainda fiquei bobo rrssrsr

     

  • Disfunções da cultura

    Barreiras às mudanças - a cultura pode ser negativa quando há um ambiente dinâmico (com muitas mudanças acontecendo) e essa cultura impede que a organização se adapte aos novos desafios. A consistência no comportamento não é positiva em ambiente dinâmicos, apenas nos estáveis.

    Barreiras às diversidades - culturas fortes põem pressão nos integrantes para se "encaixarem" em um perfil de comportamento considerado adequado. A contratação das pessoas de cor, raça, idade gênero ou outras diferenças pode colidir com essa "visão" do que é aceitável na organização. Essa cultura pode então dificultar a assimilação de pessoas diferentas, que são necessárias para que a organização tenha qualidades e características que somente pessoas diferentes costumam trazer para uma organização.

     

    Barreiras às aquisições e fusões - a maior dificuldade que duas organizações costumam encontrar ao ocorrer uma fusão ou aquisição é como conciliar duas culturas diferentes (principalmente quando essas organizações são grandes). Normalmente, só eram considerados os fatores financeiros ou a linha de produtos envolvidos, mas atualmente os fatores culturais passaram também a ser considerados.

     

    Administração geral para concursos. Rodrigo Rennó

  • Só de olhar as alternativas já podia ficar com 50% de chance de acerto já que a letra A é o oposto da B, de modo que uma das duas teria que ser o gabarito. Uma das características marcantes (e negativas) de uma cultura organizacional, sobretudo quando é forte, são as barreiras às mudanças, pois as organizações tendem a ser mais conservadoras e mantenedoras do status quo. Desse modo, uma cultura forte dificulta e limita os processos de mudança e adaptação da organização, de modo que não há facilidade de entender e absorver as mudanças ambientais.

     

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Para resolver de forma correta eu li DISFUNÇÕES como sendo DESVANTAGENS. Logo, o que a questão pedia era a alternativa que representa uma não-desvantagem.