-
GABARITO: ALTERNATIVA “C”.
A) ERRADA.
Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de ações de uma organização,
envolvendo diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais,
tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de
trabalho, visando a propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e
durante a realização do trabalho.
B) ERRADA. A
Qualidade de Vida no Trabalho busca uma visão integral e ética do ser humano em
seu relacionamento no contexto biopsicossocial.
C) CERTA.
D) ERRADA. A
Qualidade de Vida no Trabalho assimila a reivindicação dos colaboradores quanto
ao bem-estar e à satisfação no trabalho e alerta as organizações quanto aos
seus efeitos positivos sobre a produtividade e a qualidade no
trabalho.
E) ERRADA. A
Qualidade de Vida no Trabalho envolve aspectos intrínsecos e
extrínsecos do cargo.
-
C
O Modelo QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) foi formulado por Hackman e Oldham; nele os autores listam fatores intrínsecos e extrínsecos que causam os estados psicológicos críticos que influenciam o indivíduo e consequentemente na competitividade organizacional, na produtividade e na qualidade, por isso, alerta as organizações quanto aos efeitos positivos na qualidade de vida.
-
Questão com duas alternativas corretas, conforme Prof. Andréia Ribas explica:
a) Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de
ações de uma organização, envolvendo diagnóstico
e implantação de melhorias e inovações gerenciais,
tecnológicas e estruturais somente dentro do ambiente
de trabalho, visando a propiciar condições plenas de
desenvolvimento humano para e durante a realização
do trabalho. (ERRADA. De maneira genérica, pode-se dizer que qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolvem diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais DENTRO E FORA do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho).
b) A Qualidade de Vida no Trabalho busca uma visão
integral e ética do ser humano em seu relacionamento
afetivo. (CORRETA. Segundo Maximiano, página 191 - A QVT baseia-se em uma visão integral das pessoas, que é chamado enfoque biopsicossocial. O enfoque biopsicossocial das pessoas origina-se da medicina psicossomática, que propõe a visão integrada, ou holística, do ser humano. Além do enfoque biopsicossocial, o conceito de QVT baseia-se em uma visão ética da condição humana. A ética, como base da QVT, procura identificar, eliminar ou, pelo menos, minimizar todos os tipos de riscos ocupacionais. Isso envolve desde a segurança do ambiente físico até o controle do esforço físico e mental requerido para cada atividade, bem como a forma de gerenciar situações de crise que comprometam a capacidade de manter salários e empresas). MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana a revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
c) A competitividade organizacional e, obviamente, a
qualidade e a produtividade passam obrigatoriamente
pela Qualidade de Vida no Trabalho. (CORRETA. As variáveis dependentes - competitividade, qualidade e produtividade perpassam pela QVT)
d) A Qualidade de Vida no Trabalho assimila a
reivindicação dos colaboradores quanto ao bem-estar
e à satisfação no trabalho e alerta as organizações
quanto aos seus efeitos negativos sobre a
produtividade e a qualidade no trabalho. (ERRADA. É uma alternativa para atrapalhar a vida do concurseiro, mesmo! Veja como está exatamente na literatura: "A QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de uma lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade" (Chiavenato 2012 página 291). A afirmativa refere alerta a organização quanto aos seus efeitos, enquanto a literatura fala de assimilar o interesse das organizações quanto aos seus efeitos.
e) A Qualidade de Vida no Trabalho envolve somente
aspectos intrínsecos do cargo. (ERRADA. Não SOMENTE aspectos intrínsecos, envolve também os aspectos do ambiente, ou seja, extrínsecos)
-
Chiavenato - Gestão de pessoas - pag 419
-
Eu acertei a questão e meu critério foi: a letra b ao dizer "relacionamento afetivo" abre margem para entendimentos ambiguos (em seus relacionamentos afetivos com o quê?). Além disso, ao falar de relacionamentos afetivos deixa uma ideia muito restrito de QVT que, ao meus ver, deve abranger uma amplitude de aspectos, assim como é dito na letra a,embora, a restrinja a fatores internos, tornando a assertiva também errada.
Na letra d, o comentário está todo equivocado, pois, ao ler com atenção fica entendido que "a reivindicação dos colaboradores quanto ao bem-estar e à satisfação no trabalho" trazem "efeitos negativos sobre a produtividade e a qualidade no trabalho".
Bom, resolvi dessa forma, espero ajudar. Estou aberta a criticas construtivas.
Bons estudos a todos.
-
Chiavenato - Gestão de pessoas - pag 487, A competitividade organizacional - e obviamente, a qualidade e produtividade - passarr obrigatoriamente pela QVT.
-
As vezes é o mais simples!!! Basta interpretar se é ou não!!! .... rsrss....
-
Competitividade organizacional: é sinônimo de recursos tecnológicos , processos racionais de trabalho, adequada estrutura organizacional. produtos e serviços excelentes e satisfeitos. Com intuito de ter vantagem competitiva.A competitividade organizacional depende das competências das pessoas.
Errei a questão porque fui apressada e confundi a competitividade organizacional com a competição entre os funcionários, a qual esta pode não ser favorável para a QVT.