SóProvas


ID
1867930
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Conforme o item XV, do Artigo 3, do Decreto n. 1.171/1994, que institui o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é vedado ao servidor, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;


    XV - E vedado ao servidor público;


    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;   (b)


    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;   (c)


    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;  (d)


    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;   (e)

  • A

    É um dever do servidor público expresso pelo Decreto 1171.

  • Se lermos atentamente a questão e se tivermos lido pelo menos uma vez o anexo do decreto 1171, a resposta já fica clara ao lermo a primeira alternativa. Pois, a questão pede qual das opções não é uma vedação. E abster-se de sua função frente a uma finalidade estranha ao interesse público não é vedado, mas obrigado ao servidor público. Desta forma, gabarito letra A.

  •  Resposta Letra  A, o servidos deve  abster- se d eforma absoluta de exercer a sua função para finalidade estranha ao interesse público.

  • atençãoé vedado ao servidor, exceto: [negou duas vezes é verdade, dever];

    abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei. [DEVER];

    [Gab. A]

    bons estudos!

  • Nem precisa conhecer a lei pra acertar a resposta. Basta se concentrar no q é vedado, no q é proibido ao servidor. Daí ler as opções: 

    É proibido:

    b) ...receber ajuda financeira...

    c) permitir q...interesse pessoal interfira...

    d) ...procrastinar...

    e) ...uso do cargo... para obter favorecimento...

  • Tentou a pegadinha do Malandro! Rsrs' 
    Gaba: A

  • LETRA A

     

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    U) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

     

    XV - E vedado ao servidor público;

     

    G) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; (b)

     

    F) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; (c)

     

    D) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; (d)

     

    A) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; (e)

     

     

    ''Deus é Fiel'' Bons Estudos!!!

  • É UM DEVER ETICO :  abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei. DEUS DEFENDA ISSO SER UMA VEDAÇÃO, SE JÁ TEM TANTA CORRUPÇÃO.

     

     

    GABARITO "A"

  • ASSERTIVA A É DEVER do servidor - U) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao serviço público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violavam expressa à lei.
  • Abster

     

    privar(-se) do exercício de qualquer função ou direito; impedir(-se).

    "o acidente absteve-o de trabalhar"

    não aceitar; recusar, rejeitar.

    "absteve-se de receber a propina"

     

  • Letra A) É um DEVER e não uma VEDAÇÃO

  • Leia todos os itens falando: " é vedado ao servidor, exceto..." e tente entender o que seria bom para a Adm Publica

  • a) (DEVER)

    abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

     b) (VEDAÇÃO)

    pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

     c)(VEDAÇÃO)

    permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.

     d)(VEDAÇÃO)

    usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

     e)(VEDAÇÃO)

    o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem.

    #“Comece onde está. Use o que você tem. Faça o que puder.”

  • A ESAF e suas questões refinadas.

  • abster = nega-se

  • o que o examinador queria era a distinção entre VEDAÇÃO e DEVER

     

    O texto de todas as letras estão corretos. Só que uma delas é DEVER

  • É DEVER:

    bster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

    LETRA A INCORRETA.