SóProvas


ID
1868320
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, são vedações ao servidor público, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    D1171


    XV - E vedado ao servidor público;


    a) e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;


    b) l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;


    c) m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;


    d) c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;


    e) d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

  • A

    A alternativa A representa um dos deveres do servidor público, segundo o Decreto 1171.

  • Mais uma questão muito fácil. O Código de Ética não veda que utilizemos os meios técnicos e cintíficos em nosso ofício.

  • DICA :

    Código de ética é divido em 3 partes ( Regras Deontológicas , Deveres do Servidor Público e Vedações ao Servidor Público).

    Parte 1 - As regras Deontológicas: Relacionado a recomendações que diz a respeito qualidades do exigidas pelo servidor público, geralmente palavras do tipo: “dignidade"; "consciência dos princípios morais"; "elemento ético"; "tratar bem"; "dizer a verdade" e etc.

    Parte 2: Deveres do Servidor Público: Presença de termos mais objetivos, principalmente verbos que indicam o trato no atendimento com o público tais como: "eficiência"; "desempenhar"; "tratar" e etc.

    Parte 3 Vedações:   trata-se de proibições de uso do cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, geralmente constituiu, no mínimo, uma improbidade administrativa ou até mesmo, concomitantemente, um crime.   

  • ASSERTIVA A É vedado ao servidor: e) DEIXAR de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para entendimento do seu mister.
  • é só ir pelo bom senso: é vedado... utilizar avanços técnicos? Claro que não!

    A, lógico.

  • Exato, segundo o DECRETO Nº 1.171,  É vedado deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister; (por esse motivo, ela é a resposta correta)

    Texto completo em: 

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

     

    LETRA A

     

     

  • Essas questões da ESAF me bugam... 

  • Letra A.

    Não é vedado deixar de utilizar os serviços que se tem disponíveis para atendimento do seu ofício.


  • Letra A é um DEVER.