SóProvas


ID
1868575
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação ao trabalho de equipe, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • qual foi o erra da letra  A.

     Até onde eu sei a forma para se obter sucesso em uma equipe depende da situaçao , ou seja , do momento,, uma vez que  temos a teoria contingencial ou situacional. Então, em alguns casos podem ser úteis a forma de liderança autoritária , por exemplo, se uma equipe estiver  desmotivado ou  os membros da equipe estiverem sem ambição , enfim basta lembrar da teoria MCGREGOR , dando ênfase na teoria X, em que nesse de ambiente se utiliza a liderança autoritária como forma para obtenção de sucesso.

     acho que essa questão é passiva de recurso. Alguém que tenha conhecimento na área de gestão de pessoas ,  por favor se maninfeste .

    desde já, agradeço!

  • concordo com Cleilton... o autoritarismo pode ser necessário dependendo da situação (contigencial)

    o conceito da letra A parece mais com o de grupos, mas a Cespe tem questões com esse mesmo conceito para equipes...

  • COMENTÁRIOS DO PROF. ADRIEL SÁ, do site de questões comentadas "www.tecconcursos.com.br":

     

    Análise das alternativas.

     

    a) Um grupo de pessoas que trabalham juntas, de forma coordenada e organizada e com objetivos comuns, constitui uma equipe de trabalho.

     

    INCORRETA.

     

    A descrição é de grupo de trabalho, e não equipe de trabalho.

     

    Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto. Assim, seu desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros. Não existe uma sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.

     

    Um grupo de trabalho pode ser caracterizado como um grupo que interage, principalmente, para partilhar informações e para tomar decisões que ajudem cada membro a se desempenhar na realização de suas responsabilidades (Robbins, 2005). Desta forma, o desempenho do grupo é simplesmente a soma das contribuições individuais de cada membro.


    b) O desempenho efetivo de uma equipe pouco depende dos recursos individuais de seus membros. O bom nível de desempenho da equipe depende mais do recurso global constituído pelo grupo.

     

    INCORRETA.

     

    Apesar da distinção entre grupos e equipes, as equipes inevitavelmente obtêm melhores resultados porque seus membros compartilham conhecimentos e recursos e divulgam informação. Logo, as equipes dependem da sinergia dos recursos individuais de seus membros.


    c) Para ser eficaz, uma equipe de trabalho deve ter os papéis de seus membros preestabelecidos, por meio de definição clara e objetiva das suas atribuições e competências, de modo que seja restringido o campo de atuação individual de seus membros.

     

    INCORRETA.

     

    De fato, tanto os grupos quanto as equipes precisam ter os papéis de cada membro definidos, evitando-se duplicidade de esforços. No entanto, essa definição de papéis que restringe o campo de atuação individual é resultado apenas para os grupos, e não nas equipes.

     

    Os papéis significam um conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa uma determinada posição em um grupo de trabalho.

     

    CONTINUA...

  • COMENTÁRIOS DO PROF. ADRIEL SÁ, do site de questões comentadas "www.tecconcursos.com.br":

     

    d) Para obter sucesso com sua equipe, o gerente deve abolir a postura de autoritarismo e agir como parte integrante da equipe.

     

    CORRETA.

     

    Fazer com que a sua equipe tenha sucesso é necessário, por parte da liderança, muita estratégia, objetivos definidos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas. Assim, o líder é elemento participativo, e não figura autoritária.
     

    e) Para uma boa performance da equipe, é necessário utilizar a abordagem científica, sem plano de trabalho definido.

     

    INCORRETA.

     

    De fato, para uma boa performance da equipe, é necessário utilizar a abordagem científica, mas o planejamento é a base de tudo, ainda mais se tratando de trabalho em equipe.

     

    Sobre a abordagem científica, a afirmação reflete os postulados do autor Peter Scholtes, com seus fatores a serem observados na formação de uma equipe :

     

    1. Clareza na definição das metas

    2. Concepção de um plano de melhoria

    3. Papéis claramente definidos

    4. Comunicação clara

    5. Participação equilibrada

    6. Regras básicas estabelecidas

    7. Consciência do processo

    8. Comportamentos salutares

    9. Processo decisório definido

    10.Uso de abordagem cientifica

     

    Os fatores 1 a 9 são convergentes entre a doutrina. Já o fator 10 é que nos parece estranho; no entanto, o autor explica que essa "abordagem científica" é apenas a essência da teoria administrativa que leva esse nome, e não todas as suas premissas.

     

    Assim, a abordagem científica é o modo sistemático pelo qual a equipe aprende sobre os processos. Significa concordar em tomar decisões baseadas em dados em vez de palpites, procurar as causas básicas dos problemas em vez de reagir a sintomas superficiais, buscar soluções permanentes em vez de confiar em correções temporárias de emergência.

     

    GABARITO: D.

     

    ROBBINS, S. P.. Comportamento organizacional. Tradução técnica Reynaldo Marcondes. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

     

    SCHOLTES, P. R.. Times da Qualidade: como usar equipes para melhorar a qualidade. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 1992.

  • poderiam explicar melhor a letra B ?? ainda não entendi o erro realmente.

  • O Erro do item "b" que visualizei, foi ao mencionar: O desempenho efetivo de uma equipe pouco depende dos recursos individuais de seus membros[...], no entanto, o desempenho é maior que a soma das contribuições individuais, sinergia positiva por meio de um esforço coordenado. (é dependente)

     

    bons estudos

     

  • Questão interpretativa sobre o conteúdo e muito mal feita, ao meu ver. Vejamos as alternativas:

    A) Considerada errada. Ora, se a principal diferença entre um grupo e uma equipe é que na última as pessoas trabalham em conjunto em prol de objetivos em comum, o único erro possível na alternativa A é falar em objetivos “comuns” e não “em comum”. Sinceramente, a banca forçou muito a barra...

    B) Errada. Os recursos são importantes sim para o desempenho de uma equipe.

    C) Errada. Os papeis podem ser dinâmicos, não havendo necessidade de rigidez.

    D) Considerada certa. Ora, estilos de liderança mais autocráticos, democráticos ou liberais são igualmente aceitos pela teoria e na prática administrativa, dependendo da realidade enfrentada. Numa situação em que o trabalho precisa ser feito com urgência, por exemplo, o líder deve preferir o estilo autocrático (autoritário), por este funcionar melhor!

    E) Errada. As mais diferentes abordagens podem dar certo!

    GABARITO considerado: D.

     

    Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos

  • Mas é claro que e a letra D, o gerente deve sorrir com a equipe, e chorar junto com ela quando não atigem objetivos e prazos.

    Gestão autocratica, que baboseira, eu hein.. isto só funcionava no século passado, isto não funciona mais!!!

  • O mais adquado é que a liderança seja contingencial, ou seja, é melhor o líder agir de acordo com a amturidade da equipe. Por isso, discordo que a alternativa C seja o gabarito, pois contem uma informação que não é correta quando trata-se de trabalho em equipe.

  •     GRUPOS DE TRABALHO                                        EQUIPES DE TRABALHO

    Compartilhamento de informações       META                    Desempenho coletivo

    NEUTRO (as vezes negativo)             SINERGIA               POSITIVA

    Individual                               RESPONSABILIDADES     Individual e mutua

    Aleatório e Variado                        HABILIDADES            Complementar

  • Absurdo este gabarito, abolir uma postura autoritária não é garantia de sucesso, assim como adotar a mesma não é garantia de fracasso.

  • Sempre me pergunto se vale a pena estudar gestão de pessoas. As questões mais parecem um exercício de adivinhação, em que nunca se sabe o que se passa na cabeça do examinador. O estudo da teoria parece ajudar muito pouco, visto que ou as questões são tão óbvias que qualquer um acerta ou sabe-se lá de que autor a banca tira as questões.

     

    Nunca vi uma matéria com tantas classificações e teorias diferentes de autor para autor. Cada um fala uma coisa, não há o menor padrão. Se isso fosse realmente uma matéria séria, com conteúdo especializado que merecesse ser estudado, não haveria tanta discrepância entre autores, e haveria uma maior uniformidade no conhecimento cobrado pelas questões.

  • Questão meio sem nexo... De fato, é possível estipular um estilo de liderança para cada liderado. Mas não é isso que a questão exige! É absurdo dizer que em UMA EQUIPE, onde deve haver sinergia positiva, relacionamento coeso, responsabilidade coletiva, é necessário um líder com postura autocrática para que as atividades sejam realizadas com eficiência. Enfim, vida que segue. 

  • Fiquei entre a A e a D. Marquei a D pq a A tem mais característica de grupo do que de equipe.

  • a) Errada, toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.

    b) Errada, os recursos ou habilidades individuais, influenciam diretamente no desempenho do grupo, visto que habilidades complementares é a principal característica da equipe.

    c) Errada, o erro esta em “de modo que seja restringido o campo de atuação individual dos seus membros”.

    d) Correta.

    e) Errada, a abordagem cientifica trata os funcionários como peças que fazem a máquina funcionar, e não com membros de uma equipe, além de que é necessário um plano de trabalho definido.