- 
                                Gabarito D. Questão polêmica: Missão e Visão e Negócio A missão e a visão de uma organização são muito importantes em um processo de planejamento estratégico, pois dão um “norte” para todos os atores envolvidos nesse processo. A missão de uma organização é a razão de existir desta. É o motivo pelo qual ela foi criada, o que ela veio contribuir ou resolver na sociedade. Por exemplo, uma universidade deve fazer o quê? Gerar conhecimento, não é mesmo? Portanto, uma missão de uma universidade poderia ser algo assim: Gerar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento sociocultural da comunidade, gerando oportunidades e valorizando seus colaboradores. Dessa forma, a missão serve para deixar claro qual é a função maior daquela organização, para definir quais serão as necessidades que devem ser atendidas e buscar o comprometimento dos colaboradores. Figura 3.7 – Missão organizacional Muitos autores citam também a definição do negócio como de grande importância. Basicamente, a definição do negócio determina o “raio” de atuação da organização – suas atividades principais em um determinado momento. De acordo com Vasconcelos e Pagnoncelli,14 os benefícios advindos da definição do negócio estão relacionados à determinação do seu âmbito de atuação. Assim, a organização pode ajustar seu foco no mercado e desenvolver seu diferencial competitivo, orientando o posicionamento estratégico da organização e evitando a miopia de mercado exposta por Levitt. 
- 
                                Missão = Objetivo ou razão de existência, as empresas costumam elaborar e divulgar seus quadros com a composição da Missão, Visão e Valores, lembrando que a Missão compõe  má média de cinco linhas falando no verbo no presente e a visão ai sim é temporal, falando do futuro, onde a empresa quer chegar, se possível "amarrar" com descrição de tempo e por último os valores que é o mesmo de Adjetivos que a empresa possui e faça valer, porque de Boca não serve de nada!
/ Prof. Adm. RICARDO BASTOS / Facebook: Professor Ricardo Bastos ( curtir, tudo sobre Administração)
                            
- 
                                 missão é a declaração concisa do propósito fundamental da organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada.  A missão é como o DNA da empresa, definindo a sua identidade e não costuma mudar ao longo do tempo. Já a visão representa um estado futuro para a empresa, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra. Fonte: http://www.treasy.com.br/blog/missao-visao-e-valores 
- 
                                Temporal = Visão 
- 
                                I. A missão é uma orientação atemporal que exprime o propósito, a razão de ser ou o motivo da existência de uma organização. Correta, pois exprime algo que deseja ser, a essência da organização. Isso não pode ser temporal, mas atemporal. "A missão deve servir de guia atemporal para a indentificação das comptências que serão importantes para que a organização alcance os seus objetivos." (Paludo, Augustinho)  
 
 II. A missão é uma orientação temporal que exprime o propósito, a razão de ser ou o motivo da existência de uma organização. Errada, conforme argumentos explicitados no intem anterior.
 
 III. A missão é uma orientação temporal que determina aonde a organização deseja chegar. Errada. Estaria certa se fosse antemporal no lugar de temporal.
   
- 
                                DARIA PRA MATAR A QUESTÃO SABENDO QUE A MISSÃO É ATEMPORAL 
- 
                                Missão > Atemporal (é a razão de ser) Visão > Temporal (é o que quer ser) 
- 
                                ATEMPORAL = Não é afetado pelo tempo Missão não costuma mudar. 
- 
                                A missão é atemporal. A visão é temporal.