SóProvas


ID
1868632
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as assertivas a seguir:

I. O Estado reduz seu papel de executor ou prestador direto de serviços. Contudo, mantém-se no papel de regulador e provedor ou promotor destes serviços, principalmente dos serviços sociais, como educação e saúde, que são essenciais para o desenvolvimento.

II. Como promotor de serviços, o Estado continuará a subsidiá-los, buscando, ao mesmo tempo, o controle social direto e a participação da sociedade.

III. Considerando que "governança" é a capacidade de governo do Estado e "governabilidade" é o poder para governar, pode-se dizer que o governo brasileiro não enfrenta problema de governança, mas carece de governabilidade.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D : questão subjetiva, não concordo com o gabarito. Não encontro erro na assertiva III.

  • Governabilidade= Poder pra governar

    Governança = Capacidade de governar

    Falta-nos governança, ja que o estado de direito está implantado


  • I - Certo.

    II - Certo.

    III - Errado. O Brasil tem problema na governança E na governabilidade, ficando à deriva em relação a outros países, em um mato sem cachorro.

    D, sem mimimi.

  • Olá Pessoal,

    O erro da alternativa III está em dizer que o Brasil "não enfrenta problema de governança, mas carece de governabilidade".

    Na verdade é o contrário, o Brasil carece de capacidade de governar, ou seja, de governança. E pelo outro lado, o Brasil, de forma geral, não enfrenta problemas de governabilidade,  pois os políticos de forma geral se apóiam entre si - com exceção de alguns momentos de crise politica.

    Portanto, gabarito: Letra D (Corretas I e II)

    Fonte: Rodrigo Renno.

  • Item III - ERRADO

    JUSTIFICATIVA: "O governo brasileiro não carece de “governabilidade”, ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, na Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado 14 medida em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa."

    In: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, p. 13 (http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf)

  • Sem maiores discussões políticas, mas essa afirmativa foi feita no âmbito do PDRAE (1995) passaram-se 21 anos. Hoje (2016 - ano dessa prova) dizer que o Brasil não tem problema com governabilidade é uma falácia enorme. Mas enfim.....