SóProvas


ID
1868683
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O ciclo de vida de um projeto, segundo o Guia PMBOK (quinta edição), pode ser adaptado de acordo com aspectos específicos da organização e apresenta as seguintes características, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar os itens de cada questão.

    A) Certa. Quanto mais avançamos em uma fase, maiores são os custos acumulados em um projeto. Imagine uma casa, quanto mais avançarmos na obra, maiores serão os gastos acumulados envolvidos. Contudo após certo tempo a utilização de pessoas cai junto com os gasto até finalizar o projeto.

    B) Certa. Os riscos são contrário aos gastos. Quanto mais avançada está a fase, menores se tornam os riscos de insucesso, assim quanto mais perto do objetivo menores são os risco de insucesso.

    C) Certa. A capacidade e o custo de se fazer uma alteração no projeto em seu início é baixo e grande possibilidade para alterar algum aspecto. Com o passar do tempo, fica cada vez mais caro e mais difícil fazermos uma alteração no projeto.

    D) Certa. Os gerenciamentos de projetos públicos conta com normativos legais para se tratar. Um exemplo é a lei 8.666/93 que trata dos processos de licitação para fazer projetos e obras publicas. Existem muitos exemplos, mas eu trouxe um deles para exemplificar

    Art. 37 Constituição Federal

    XXI - Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratos mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

    E) Errada. Como foi discutido na questão C, a medida que o projeto avança, fica mais difícil e mais caro para realizar as mudanças no projeto.

    Gabarito: E

    Fonte:

    Rennó, Administração Geral para concurso (2013)

    Costa Machado, Constituição Federal Interpretada, (2015)

  • Não entendi a letra E "as mudanças têm maior impacto à medida que a execução do projeto avança.". Na minha interpretação, isso significa que o impacto das mudanças serão maiores à medida que o projeto avança. Isto é, são menores no começo e maiores no final. Se for isso, qual é o erro dela?

  • Concordo com você João Pereira, para mim esse gabarito está errado, e deveria ser letra C.

  • Para mim, a letra C e letra E estão certas, não há nenhum item errado. A questão deveria ser anulada.

  • Tbm não vi nenhum item errado

  • Estão todas certas!

     Problematizando o comentário do amigo Luis Souza, ", a medida que o projeto avança, fica mais difícil e mais caro para realizar as mudanças no projeto" portanto as medidas têm maior impacto sim à medida que o projeto avança pois incorrem em maior custo e mais recursos da organização sendo alocados para esse aditamento do projeto. Eu fiz um recurso solicitando a anulação da questão, o quê vocês acham?

  • Na letra E acredito que a lógica é que no início como nada ainda foi realizado a capacidade de influenciar as características finais do produto é maior e próximos ao final com o projeto quase todo realizado as mudanças tendem a ter um menor impacto em mudanças relevantes do projeto. Mas se levarmos pelo lado do investimento é claro que os maiores impactos serão ao final. Como a questão não menciona impacto econômico acredito que se possa aceitar.

  • Pessoal, essa questão deveria ser anulada. Pois, conforme fonte: http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/handle/1/1114/GestaoDeProjetos_modulo_2_final_.pdf?sequence=1

     

    - Os níveis de custo e de pessoal são baixos no início, atingem um valor

    máximo enquanto o projeto é executado e caem rapidamente conforme

    o projeto é finalizado.

     

    - A influência das partes interessadas, os riscos e as incertezas são maiores

    durante o início do projeto e caem ao longo do tempo.

     

    - A capacidade de influenciar as características finais do produto do projeto,

    sem impacto significativo sobre os custos, é mais alta no início e torna-se

    cada vez menor conforme o projeto progride para o seu término.

     

    - No início do projeto, o nível de incerteza e os riscos são maiores. À medida

    que o projeto avança, este nível vai reduzindo até o término do projeto.

     

    - A capacidade das partes interessadas em influenciar o projeto é maior no

    início do que no final.

     

    - As mudanças têm maior impacto à medida que a execução do projeto

    avança.

  • Para a alternativa E ser considerada certa, o texto deveria ser "as mudanças tem maior custo à medida que o projeto avança". Realmente uma mudança feita no início do projeto pode ter impacto em todas as áreas e ter uma amplitude maior, com poucas restrições. Já no final do projeto, as mudanças terão pouco impacto (pois muitas entregas já foram concluídas). Errei a questão, pois confundi impacto com custo.
  • Pessoal, vamos prestar atenção no enunciado:

    "O ciclo de vida de um projeto, segundo o Guia PMBOK (quinta edição), pode ser adaptado de acordo com aspectos específicos da organização e apresenta as seguintes características, exceto:"

     

    O PMBOK 5 trata de todas as alternativas (A,B,C,E), com exceção à letra D. "em se tratando de gerenciamento de projetos públicos, devem ser observados os normativos legais que tratam de algumas áreas específicas." Apesar, da questão ser correta do ponto de vista de qualquer projeto na prática, ela não é tratada explicitamente no PMBOK 5. 

  • A letra E está certa pois o impacto ($$$) é maior quanto mais tarde este é solicitado e o PMBOK fala disso. Nesse caso como a questão quer o que o PMBOK não fala, esta é a letra D... não há nada sobre específico para gerenciamento de projetos públicos. O máximo que o PMBOK fala é que deve-se observar o contexto da organização, os fatores ambientais da empresa, seus ativos de processos organizacionais e coisas do tipo, para poder adequar o gerenciamento à estratégia e estrutura da organização.