Pela descrição, a construção citada no enunciado possui um sistema de abastecimento direto sem bombeamento, que é viável quando a concessionária consegue oferecer condições de vazão, pressão e continuidade de abastecimento.
Se a concessionária não disponibiliza pressão de água suficiente para alimentar o reservatório superior, precisamos de opções capazes de vencer diferença de altura existente entre a rede de distribuição e o reservatório superior. Nesse caso, duas opções existem como solução:
Opção 1
Sistema Direto com Bombeamento: quando é acoplado um sistema de bombeamento junto à rede de distribuição, ou seja, a água é recalcada diretamente da rede pública até as peças de utilização. Esse sistema elimina a necessidade de reservatório, no entanto, fica dependente das condições de abastecimento (se faltar água na rede pública, cessa imediatamente o abastecimento).
2ª opção
Sistema Indireto com Bombeamento e Reservatório Superior: quando é acoplado um sistema de bombeamento junto à rede de distribuição e esse sistema bombeia água para um reservatório superior (RS) . O abastecimento nas peças de utilização se dá através do RS por gravidade.
3ª opção
Sistema Indireto com Bombeamento e uso de Reservatório Superior (RS) e Reservatório Inferior (RI): essa forma é a mais utilizada e nesse caso a rede pública abastece um RI, uma instalação elevatória bombeia água do RI para o RS e o sistema de distribuição leva a água do RS às peças de utilização.
Como podemos perceber, de nada adianta aumentar os diâmetros das redes ou aumentar o volume do reservatório, precisamos garantir é que a água vença a altura e chegue até o RS através de sistema indireto com bombeamento.
Resposta: E.