- 
                                GABARITO: C   Levemos em consideração que os dutos detém altíssimo custo de investimento, porém, excelente resultado de atendimento. Ex.: gasodutos, dieseldutos, oleodutos etc.     O gasoduto Urucu-Coari-Manaus iniciou as operações em 2009 e tem capacidade de transportar 5,5 milhões de metros cúbicos/dia. O gasoduto liga as unidades de produção localizadas no Pólo Arara, em Urucu, até a cidade de Manaus (AM). A extensão deste caminho é de 663,2 km (trecho Urucu - Manaus), além de um total de 139,3 km em nove ramais para Coari. O gás natural transportado neste gasoduto chega às usinas Manauara, Tambaqui, Jaraqui, Aparecida, Mauá, Cristiano Rocha e Ponta Negra - Urucu-Coari-Manaus. Nelas ele gera 760 MW de energia elétrica. 
 fonte: http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/gasodutos/urucu-coari-manaus.htm
 
- 
                                O Transporte Dutoviário (ou Transporte Tubular) é aquele realizado por meio de Dutovias, ou seja, de tubulações. Note que o termo “duto” significa tubos e corresponde ao local para transportar óleos, gases e produtos químicos através da gravidade ou da pressão. Vantagens e Desvantagens Além de diminuir o tráfego de substâncias perigosas e a incidência de desastres ecológicos, o sistema dutoviário é bastante seguro e pode transportar grande quantidade de carga (embora transporte pouca variedade de produtos) por longas distâncias. Na maior parte dos casos, não necessita de embalagens para o transporte desses produtos. Curioso notar que os dutos apresentam serviços continuados, ou seja, funcionam 24 horas por dia. Outra vantagem do sistema dutoviário é a diminuição de roubos e furtos de produtos, de forma que muitos tubos estão imersos no solo. Outras vantagens desse tipo de transporte é que ele apresenta fácil implementação e além disso, é bem econômico uma vez que apresenta baixo custo operacional de transporte e de energia   http://www.todamateria.com.br/transporte-dutoviario/ 
- 
                                Dutoviário: É um dos meios mais econômicos de transporte de cargas, muito voltado a grandes volumes de óleos, gás natural e derivados. Ex. oleodutos, gasodutos, etc. A estrutura dutoviária é composta por canos/tubos cilíndricos ocos desenvolvidos conforme normas internacionais de segrança. Uma vez feita a instalação dos dutos, o custo operacional é extremamante baixo. Gabarito C Administração de Recursos de Materais e Patrimoniais para Concursos, Renato Fenili, 2ªedição, página 153.     
- 
                                Afirmação esquisita: não sendo necessária a utilização de embalagens reforçadas. Considerei esta como imcorreta. 
- 
                                DUTOVIÁRIO:  Muito lento, mas a lentidão é compensada pelas 24 horas de trabalho por dia. ALTO custo de investimento. BAIXO custo operacional. 
- 
                                Já perdi de enviar materiais via aéreo devido a falta de embalagens reforçadass, com por exemplo "grade de madeira". Lógico que a embalagem esta diretamente ligada ao material e por isso mesmo eu não consigo entender a afirmação "NAO SENDO NECESSÁRIA UTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS REFORÇADAS".   A banca forçou a barra, mesmo que adotemos a lógica da questão mais certa ou menos errada. 
- 
                                Vantagens e Desvantagens Além de diminuir o tráfego de substâncias perigosas e a incidência de desastres ecológicos, o sistema dutoviário é bastante seguro e pode transportar grande quantidade de carga (embora transporte pouca variedade de produtos) por longas distâncias. Na maior parte dos casos, não necessita de embalagens para o transporte desses produtos. Curioso notar que os dutos apresentam serviços continuados, ou seja, funcionam 24 horas por dia. Outra vantagem do sistema dutoviário é a diminuição de roubos e furtos de produtos, de forma que muitos tubos estão imersos no solo. Outras vantagens desse tipo de transporte é que ele apresenta fácil implementação e além disso, é bem econômico uma vez que apresenta baixo custo operacional de transporte e de energia. Por outro lado, as desvantagens do transporte dutoviário são: considerado um transporte lento (com velocidade de 2 a 8 km/h) em relação aos outros, além de apresentar pouca flexibilidade de destinos e de produtos.       
- 
                                GABARITO C. O transporte dutoviário é lento, mas é compensado porque trabalha 24 horas por dia.   
- 
                                A questão pede a INCORRETA.   A) Ferroviário: é considerado um transporte lento, utilizado usualmente para a movimentação de matérias-primas ou produtos manufaturados, possui baixo valor de frete e é indicado para longas distâncias. CERTO.   B) Rodoviário: é o modal de transporte mais utilizado no Brasil e o mais competitivo no mercado de pequenas cargas, com entrega porta a porta. É indicado para a movimentação de mercadorias fracionadas, acabadas ou semiacabadas. CERTO.   C) Dutoviário: é considerado um dos modais de transporte mais rápidos e menos produtivos, ficando em funcionamento 24 horas por dia; no entanto, é muito suscetível a fatores meteorológicos. Sua construção demanda baixo investimento e alto custo operacional. ERRADO.   O transporte dutoviário é o que se dá por meio de tubulações pré-estabelecidas. É responsável pelo transporte do material de um ponto a outro, sem necessidade de nenhum veículo. Baixo custo variável; Facilidade de transporte entre dois pontos fixos. Falta de flexibilidade; Custos fixos elevados.   D)Aeroviário: é considerado um transporte caro, porém o seu custo elevado é compensado pela agilidade e rapidez na movimentação das mercadorias. É um transporte seguro, não sendo necessária a utilização de embalagens reforçadas. Demanda a necessidade de transporte terrestre para complementar a entrega do produto ao destino final. CERTO.   Gabarito: C. 
- 
                                Antônio Júnior colocou a explicação, só se confundiu e colocou a alternativa errada no final. 
- 
                                Erro do item C: Sua construção demanda baixo investimento. 
- 
                                Além do erro em "baixo investimento" e "alto custo operacional", também acho que existe uma contradição em dizer que o funcionamento é de 24h por dia mas é um dos menos produtivos... 
- 
                                errei porque acreditei que o ferroviário era rápido, mas não, ele é considerado lento.