-
GABARITO D
A questão trata da conversão de conhecimento, processo de criação de conhecimento nas organizações relacionada a conhecimentos tácitos e explícitos (este modelo foi proposto por Nonaka e Takeuchi).
De acordo com os autores, são quatro os modos de se criar conhecimento:
- SOCIALIZAÇÃO: conversão de conhecimento tácito em tácito
- COMBINAÇÃO: conversão de conhecimento explícito em explícito
- INTERNALIZAÇÃO: conversão de conhecimento explícito em tácito
- EXTERNALIZAÇÃO: conversão de conhecimento tácito em explícito
Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó
-
• Socialização: compartilhamento de experiências pessoais. Quem detém o conhecimento realiza a atividade, e os interessados aprendem através da observação, da imitação e da prática.
• Externalização: trabalha-se a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito
• Combinação: trabalha-se a conversão de conhecimento explícito em conhecimento explícito.
• Internalização: trabalha-se a conversão do conhecimento explícito em tácito, o que envolve efetivamente o fazer: “aprender fazendo”.
Fonte: Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT/Augustinho Paludo. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013
-
Por outras palavras:
Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiências diretas.
Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão.
Combinação: Sistematizar a aplicar o conhecimento explícito e a informação.
Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.
Fonte: http://imasters.com.br/gerencia-de-ti/quatro-modos-de-conversao-conhecimento/?trace=1519021197&source=single
-
A CONVERSÃO DO CONHECIMENTO PELOS SEGUINTES PROCESSOS----> SECI
SOCIALIZAÇÃO-------> Tácito em Tácito----------> STT
EXTERNALIZAÇÃO---> Tácito em Explícito-------> ETE - letra D
COMBINAÇÃO---------> Explícito em Explícito----> CEE
INTERNALIAÇÃO------> Explícito em Tácito-------> IET
------------------------
O Conhecimento Tácito é aquele que indivíduo adquiriu ao longo da sua vida, é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, é subjetivo e inerente as habilidades de um funcionário.
O Conhecimento Explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.
Os quatro passos para completar a Espiral do Conhecimento estão descritas a seguir:
1º Passo - Socialização (tácito para tácito): Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática,
2º Passo - Externalização (tácito para explícito): Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho.
3º Passo - Combinação (explícito para explícito): Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc.
4º Passo - Internalização (explícito para tácito): Ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma, outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.
-
a) SOCIALIZAÇÃO é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas.
b) A EXTERNALIZAÇÃO é um processo de articulação do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
c) A socialização é um processo de COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos MENTAIS habilidades técnicas COMPARTILHADAS.
e) A combinação é um processo de articulação do conhecimento EXPLÍCITO em conhecimento explícito.
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os modos de conversão do conhecimento. Dentre as alternativas apresentadas, vejamos qual é a correta.
Para termos nosso entendimento mais facilitado, vamos ver um breve resumo que nos dará condições de responder ao que a questão pede.
Os modos de conversão do conhecimento são:
- Externalização: é como é conhecida a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para que ocorra tal conversão, ocorre o uso de metáforas, conceitos, modelos, hipóteses etc. Essa conversão é desencadeada pelo diálogo ou reflexão coletiva. Explicita-se por meio da linguagem um conhecimento antes pessoal e de difícil explicação.
- Internalização: é o modo que busca incorporar um conhecimento explícito em tácito, relaciona-se ao “aprender fazendo”. Basicamente, ensina a como fazer determinada atividade, por meio documentos verbalizados ou diagramados, manuais ou relatórios orais. Esses meios ajudam a transferir o conhecimento explícito para outras pessoas, buscando torná-las possuidores do conhecimento tácito, o saber fazer.
- Combinação: referente à conversão do conhecimento explícito para explícito. Nele, ocorre, basicamente, a sistematização de conceitos em determinado sistema de conhecimento. Envolve a combinação de diferentes corpos de conhecimento explícito, como, por exemplo, documentos, reuniões etc.
- Socialização: refere-se à conversão do conhecimento tácito para tácito. Envolve, então, o compartilhamento de experiências. Pode ocorrer sem o uso da linguagem, como aponta Cristiana Duran (2016), por exemplo, aprendizes que trabalham observando seus mestres, imitando-os e praticando o que veem.
Tendo visto o assunto acima, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.